Já está DISPONÍVEL o sítio da Rede de Fiscalização de Controle da Copa 2014, bancado através de uma parceria entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União. Nele se fica sabendo, e a comunidade pode (queeeem sabe) reagir, por exemplo, da história do consórcio que, embora nunca tenha construído nada parecido com um campinho de várzea, pode estar ganhando um contrato de quase meio bilhão de reais para levantar o estádio cearense que vai sediar jogos do Mundial.
Mas é pouco, cá entre nós. Ficar de olho se impõe. Exemplos de roubalheira (e olha que sou favorável à Copa no Brasil, apesar de tudo) não são exatamente raros, nesse campo. Pelo menos, peeeelo menos, algumas iniciativas públicas para observar bem de perto essa situação já estão em andamento. Inclusive no âmbito do parlamento, como mostra material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Ricardo Koiti Koshimizu. Acompanhe:
“Copa de 2014: projetos de lei tratam de fiscalização e uso de espaços publicitários
Visando regulamentar as atividades relacionadas à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, já tramitam no Senado projetos de lei sobre o evento. Fiscalização de licitações e contratos, uso de espaços publicitários, licenças ambientais e emissões de gases causadores do efeito estufa estão entre os assuntos abordados nessas propostas. Algumas delas, aliás, não se restringem à Copa, estendendo-se também a outro evento que ocorrerá no país: as Olimpíadas de 2016.
Um desses projetos é o PLS 480/09, que trata da fiscalização dos gastos públicos – incluindo licitações e contratos – com a próxima Copa, as Olimpíadas de 2016 e as Paraolimpíadas do mesmo ano. O autor da matéria é o senador Renato Casagrande (PSB-ES). Com 10 artigos, o texto prevê a formação de um grupo técnico de trabalho composto por servidores da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU). Uma das atribuições do grupo será a elaboração de estratégias de fiscalização.
Esse projeto de lei foi apresentado dois anos após a realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro (que ocorreram em 2007) – evento sobre o qual houve denúncias de irregularidades e desperdício de recursos públicos…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Sobre 2014 tem algumas coisas que já podem ser previstas,escandalos por desvio de verba pública,pagamento de propinas,se for o Serra o presidente a Globo ahará tudo maravilhoso ,se for a Dilma a Globo dirá que está um fiasco e tudo será usado para lá ou para cá nas eleições em 2014.
Em campo tem tudo para ser um espetáculo , principalmente a rivalidade Brasil-Argentina e dependendo o Uruguai poderá causar arrepios lembrando 1950.
Mas uma coisa é certa todo mundo vai querer ganhar no coxo do Brasil.