Arquivo

Um outro viés (2). A prisão de Gil Rugai, em S.Maria, a partir de uma reportagem da TV Record

Reproduzo nota que publiquei no início da manhã. Por um problema não identificado (provavelmente, descuido do editor deste sítio), o link para a coluna integral de Carlos Brickmann estava errado. Agradeço aos leitores Ivo e Luisa, pela dica. E aí vai, outra vez, com a devida correção:

 

 

O que se discute, aqui, não é necessariamente o papel da imprensa. Mas é interessante a avaliação feita pelo experiente jornalista Carlos Brickmann, na coluna “Circo da Notícia”, que ele assina no sítio especializado Observatório da Imprensa.

 

Há, no caso, uma circunstância especial e que traz ainda mais interesse ao caso de Gil Rugai, o foragido da justiça paulista e que foi encontrado aqui em Santa Maria por uma equipe de reportagem da Rede Record de Televisão. Acompanhe e tire tua própria conclusão:

 

“…O limite da reportagem

Mais um caso que deve ser debatido e analisado dentro do Código de Ética da profissão: Gil Rugai, condenado num caso rumoroso pelo assassínio do pai e da madrasta, estava em liberdade provisória. Uma rede de TV, em ampla reportagem, mostrou que ele estava morando em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e não em São Paulo (isto é irregular: não poderia mudar de endereço sem avisar o juiz). Entretanto, ele estava trabalhando, não estava se escondendo, não estava fugindo, tinha apenas mudado de endereço; e encontrá-lo não era assim tão difícil, tanto que a TV o achou. Resultado da reportagem: a liberdade provisória foi cancelada e Gil Rugai voltou para a cadeia.

O furo de reportagem vale dificultar o trabalho de ressocialização do preso? Faz parte das funções de jornalista fiscalizar os condenados em liberdade provisória? E, pior, o fato de Santa Maria ficar perto da fronteira (como assinalou o juiz) significa que, automaticamente, ele iria fugir do país? Se isso fosse verdade, por que, em vez de fugir de uma vez, ele teria feito um longuíssimo pit-stop, durante o qual até arranjou emprego?…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui para ler a íntegra da instigante coluna “Circo da Notícia”, assinada por Carlos Brickmann, no sítio especializado Observatório da Imprensa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo