Política

POLÍTICA. Se suplente do senador é parente, pra que suplente? E, no extremo, pra que senado?

Só para constar: você sabe o nome dos atuais suplentes dos senadores gaúchos Pedro Simon (PMDB), Sérgio Zambiasi (PTB) e Paulo Paim (PT)? Não te preocupa, quase ninguém sabe. Então, por que eles existem? No caso gaúcho (e nalguns outros poucos Brasil afora), para resolver alianças políticas, como regra.

Aliás, você sabe quem são os suplentes escolhidos para os candidatos Paulo Paim (PT), Germano Rigotto (PMDB) e Ana Amélia Lemos (PP)? Pooois é. Também foi para firmar acordos político/eleitorais. Vamos dar de barato que isso é politicamente legítimo. Há, ao menos, uma motivação concreta e aceitável para que assim seja, no Rio Grande e em outras (poucas) províncias em que isso ocorre.

No entanto, fica difícil explicar a existências dos “segundos” de Senador, e até, no extremo, do próprio Senado, se proliferam em muitos rincões da Nação procedimentos como este, específico, que ocorre na Bahia neste momento e que é registrado pela repórter Thaís Arbex, na seção “Poder Online”, publicada pelo portal IG. Acompanhe:

Na Bahia, Borges coloca a esposa de primeira suplente

O senador César Borges (PR) colocou sua esposa, Tércia Borges, como sua primeira suplente na chapa de sua reeleição.

Segue a escola de seu padrinho político, o falecido senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA), que colocou o filho, senador ACM Júnior (DEM-BA) na mesma posição em 2002.

Tércia seria candidata a deputada, mas na última hora foi escolhida como guardiã do mandato do marido – se eleito, claro.”

PARA LER MAIS NOTAS DA SEÇÃO “PODER ONLINE”, DO PORTAL IG, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo