Câmara de VereadoresSanta Maria

CÂMARA. Vereadores de Santa Maria, se quiserem, não precisam viajar para fazer curso

Chamou-me a atenção, no relato da sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, feito pela assessoria de imprensa do parlamento, uma manifestação de Manoel Badke, do DEM. Antes de seguir adiante, a reproduzo:

“…Manoel Badke (DEM) … Destacou que a Interlegis está disponibilizando, de maneira gratuita, mais de 10 cursos online a vereadores, a assessores e servidores do Legislativo.”

De pronto, tomei a liberdade de solicitar, aos profissionais do setor de comunicação da Câmara, informações sobre o que seria esse tal de Interlegis e, mais que isso, quais são esses cursos disponíveis. A resposta veio rápida, através da jornalista Renata Bianchini, coordenadora do setor.

Ei-la, na íntegra:

“Sobre os teus questionamentos, relembro que o Programa Interlegis, do Senado Federal, tem por missão auxiliar todas as unidades legislativas no processo de modernização. Em função disso, semestralmente, a Secretaria Especial do Interlegis disponibiliza cursos na modalidade Educação à Distância via Internet. Os cursos são gratuitos e destinados a parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas de todo o país. Segue abaixo a lista dos cursos oferecidos para esse semestre.

Lista de Cursos

1.Busca da Qualidade

2.Introdução à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)

3.Fundamentos do Ensino a Distância
4.Noções Básicas de Administração – Turmas I e II
5.Tutoria no Ensino a Distância
6.Introdução ao Orçamento Público
7.Licitação e Contratos – Turmas I e II
8.Técnicas de Oratória
9.Formação de Coordenadores de Ensino a Distância
10.Desenvolvimento de Competências Gerenciais
11.Excelência no Atendimento
12.Educação Ambiental
13.Cálculo Trabalhista Básico
14.Acordo Ortográfico
15.BROficceCalc
16.BROficce Writer

Mais informações no http://saberes.interlegis.gov.br

CONCLUSÃO (ÓBVIA) CLAUDEMIRIANA: pelo menos em Santa Maria a gente pode dizer que está livre de pagar diárias (e inscrições) para fazerem cursos fantasmas, normalmente realizados em capitais ou cidades turísticas, como Foz do Iguaçu, Florianópolis e Camboriú, por exemplo.

Tirante alguns cursos que são, parece claro, destinados muito mais aos servidores que aos edis, pelo menos dois temas importantes e que servem bastante aos parlamenteres, estão contemplados. No caso, os que tratam da Lei de Responsabilidade Fiscal e o de Orçamento Público. Se bem que, me permito conceder, o de “Técnicas de Oratória” talvez coubesse muito bem a vários deles. E o melhor de tudo: de graça.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pô, Claudemir! concordo com o Éverton, sem turismo e sem diárias, que são o principal, que graça vai ter?
    Essa turma não tá interessada em cursos de oratória ou formação político-administrativa, já que são doutores na arte da enrolação dos incautos.
    Aposto que sem as diárias ninguém mais realiza tais cursos.

  2. Claudemir, bom dia!
    No primeiro semestre, o Interlegis já havia oferecido cursos (diferentes dos agora propostos). Trinta e sete pessoas, entre servidores, estagiários e CCs, fizeram os cursos online.
    Um abraço
    Clarissa Lovatto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo