CampanhaEleições 2010Partidos

CAMPANHA. PP de Santa Maria encontra o seu “Collares”. No caso, Marion Mortari

O ex-governador Alceu Collares, histórico entre os históricos militantes do trabalhismo em geral e do PDT em particular, resolveu bater de frente com a direção estadual do partido. Encasquetou que deve apoiar as candidaturas de Dilma Rousseff à Presidência da República e de Tarso Genro ao Palácio Piratini. Ambos, como se sabe, são do PT. E o PDT apóia Dilma em nível nacional, mas é adversária regional do petismo, fazendo inclusive parte da chapa liderada pelo peemedebista José Fogaça.

Marion Mortari: se até “os nossos ministros” estavam no comício...

E daí? Daí que, até agora, a questão só produziu mesmo é discurso – além do aumento da dissidência em favor de Dilma e Tarso, exatamente o que a direção estadual mais temia. E, pior, de nada adianta tentar punir Collares. O homem, afora ter o que alguns chamariam “a impunidade dos velhos”, se coloca em consonância com a direção nacional, que barraria qualquer tentativa de punição mais forte. Expulsão, então, pode esquecer.

Feito esse intróito, cheguemos à comuna. E não é que o Partido Progressista encontrou também o seu Collares? Bem mais novo, é verdade, mas não menos decidido, aparentemente. Trata-se do vereador Marion Mortari, que foi visto (e nem poderia e nem quer negar, dada a foto publicada sábado pela colega Jaqueline Silveira, na coluna APARTE, do Diário de Santa Maria) lépido e fagueiro no comício em favor de Dilma Rousseff (e Tarso Genro), na noite de quinta-feira, na capital gaúcha.

O que fará, diante do fato, o Partido Progressista da boca do monte? Além de bronquear com o edil, nada. Sabe que, inclusive porque o próprio garantiu, Marion se engaja na candidatura de Sandra Rebelato para a Assembléia Legislativa. E ela é do PP. Mas tem convicção, também, que qualquer castigo ao edil até poderia ser referendado no Estado, mas esbarraria em Brasília. Se bem que, para federal, foi visto também na festa de Fabiano Pereira, na noite de anteontem, mas enfim, era uma confraternização de aniversário em que até Sandra Feltrin enviou representante.

Dalla Corte: furibundo. Ficou sabendo da situação através de Schirmer

De todo modo, como se sabe, o PP nacional decidiu-se pelo apoio a Dilma. Aliás, como me disse Mortari, na manhã de sábado, na presença de Marcelo Dalla Corte, presidente local do pepismo, “até os nossos (do PP) ministros estavam no comício”. É. A tarefa de “enquadrar” Marion parece fadada ao insucesso. Pelo menos até outubro.

EM TEMPO: o que deixou particularmente furibundo o dirigente Dalla Corte, além da situação em si, é não ter sabido dela por Marion (menos ainda antecipadamente), mas pelo prefeito Cezar Schirmer, do PMDB. Que, por mais este ato, fica mais claramente anti-dilmista. E brabíssimo com alguém com um vereador e um partido que são da sua base, na Câmara de Vereadores. Aliás, no caso de Mortari, é, mesmo?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. o que interessa a nossa comunidade é o trabalho q o ver.vem desempenhando,que por sinal braçal e solítário,nos orgulhamos dele isso é o que importa!se quizer ir no aniversário do schirmer também pode já que esse inutil enganou o povo e ao mortari tambem…infelismente o povo é enganado mais uma vez!!

  2. o que será que o nobre prefeito tem a dizer sobre o partido dele que é vice da sr: Dilma??bhá prefeito acho que o sr. tem que segurar a lingua dentro da boca ou soltar a voz e mandar o executivo agir é lamentável as nossas estradas as nossas vilas o povo que se cuide…prefeitos como o sr:passaram por ak e nunca mais voltarão…guarde seu precioso tempo ou vá em um aniversário se for convidado é claro!!!!

  3. Lembram do enrosco do então vereador Isaias Romero em 2008? Na época o PDT local o expulsou do partido, justamente por ele estar seguindo uma norma nacional do seu partido,…ou seja,…a de NÃO apoiar o PT nas Prefeituras,…e agora,…Como É Que Fica???

  4. Ei o prefeito viro fifi ou isto é perseguição, mesmo isto demonstra,o quanto ele é vingativo e quarda magoa mesmo imagina se .
    Quem diria Prefeito se presta há um papel deste , se cuida vereador Marion.
    Daqui um tempo ele negocia sua expulsão , abra os olhos vereador.
    Ele gosta muito de administra os outros partidos também negociando na calada

  5. E dai?? Como se preocupam com a vida dos outros essas pessoas que parecem não terem o q fazer??
    Onde se vai ou onde foi, se era do PT ou PP,se apóia Dilma ou vai em um aniversário… Poupem os nossos tempos com fofóquinhas mediucres, e executem o trabalho que está por fazer “EXECUTIVO”,não onde o vereador vai ou foi…
    Acho que o prefeito tem coisas e muitas coisas por fazer,e se preocupar para o bem do povo santamariense, que como eu estou a esperar por ele.
    Homen de fibra e coragem este vereador Marion Mortari que é notícia nos jornais com frequência, mas interessado sim em fiscalizar que é o seu trabalho, não em fofocar. Mais do que uma briga fútil e inutíl de quem quer transferir seus fracassos a custas dos outros, isso chama-se chamar a atenção, hoje o que a população quer é ver trabalho feito, e se vai ou não em um aniversário é o de menos…mas esta é a politica que temos hoje, em pleno ano eleitoral, por isso devemos rever nossos conceitos… E não dar ouvidos a fofócas… Fazer, executar, e não fofocar…

  6. o prefeito bravo com o mortari, será que ele queria que todos da sua base fizesem campanha para o guri dos balões, pelo que sei vai rolar cabeça de quem não fizer campanha para ele, após mataren o farret politicamente ainda querem proibir as pessoas de terem o livre arbitrio de apoiar quem quizer. boa noite a todos.e um BOMDILMA!

  7. Olá boa noite. Bueno quanto o Velho Guerreiro, nada a ver o o Chacrinha, mas com o Sr Collares, segundo mails que corre na Internet esse apoio lhe rende coisa em torno de 15.000.00 mensais numa Das diretoria da Itaipu. Brisola deve estar se revirando no túmulo, risos. Quanto ao Sr Mortari nada a declarar.

  8. Nada contra os nomes acima referidos. Mas a realidade é que cada vez mais se vê esvaziada a fidelidade partidária e a fidelidade com o eleitor em prol da fidelidade aos interesses particulares dos políticos, mesmo que estes contrariem seu partido e seu povo.

    Tem político(homem ou mulher) que é capaz de tudo. Basta olhar as trocas de apoio nestas eleições sejam em comitês faraonicos, boatos de troca de apoio após recebimento de caminhão e por ai vai.

    O maior problema é que hoje estes “escandalos” estão aqui, mas amanhã ja veio o novo pagode, a nova mulher melancia, o São Paulo ganhou do Inter ou o Inter do São Paulo e o povo esquece, e os políticos acobertam um ao outro mais ou menos como quem diz ” tu não mexe comigo e eu não mexo ctgo”.

    E nesta terra Caminha já dizia que em se plantando tudo dá, principalmente, corrupção!

  9. Mas o PP não afz parte do governo Lula? Então, qual o problema do Marion Mortari apoiar o Paim? Talvez a RBS não goste muito disso, mas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo