Claudemir PereiraInternetJornalismo

RETROSPECTIVA (12). Estudantes protestam na prefeitura, Vereador diz que “cuspiram” nele. Vai daí que…

A bronca foi grande, no final de outubro. O motivo: reajuste da tarifa urbana de transporte coletivo. Estudantes protestaram na prefeitura. O bafafá teve conseqüências posteriores, na Câmara de Vereadores, como se sabe. Ah, e numa sessão, o edil Manoel Badke, do DEM, investiu verbalmente contra os estudantes, da tribuna do parlamento.

Resultado? Uma reação forte dos dirigentes estudantis. Até hoje não sei como terminou, nem se terminou, mas o fato é que o relato (sem opinião, por sinal) no sítio redundou na 12ª maior audiência para uma nota específica em 2010. Confira, outra vez, a seguir:

ENCRENCA. Vereador Manoel Badke faz acusações a estudantes da UFSM e eles reagem, fulos da vida

Não pretendo e nem vou fazer juízo de valor. Até poderia, mas nessa vou ficar quieto, cá no meu canto. Apenas dou conta dos fatos, assim como foram divulgados.

Inicialmente, houve uma manifestação feita por Manoel Badke, que, afora a vereança, também é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Isso na última quinta-feira. No final de semana, o Diretório Central dos Estudantes da UFSM produziu nota oficial, na qual mostra-se fulo da vida com o que disse o parlamentar e exige uma série de providências.

Você terá, aqui, as duas versões e, a partir delas, cada um pode encontrar sua própria conclusão. Fiquemos, inicialmente, com o relato da assessoria de imprensa do parlamento da comuna, a propósito do que declarou, na tribuna da Câmara, o vereador Badke, solitário representante do DEM, na sessão ordinária da tarde da quinta-feira, 21. Confira:

“…Manoel Badke (DEM) relatou que, durante o protesto realizado em frente à prefeitura municipal, jovens de determinada sigla partidária cuspiram em seu rosto e tentaram lhe agredir. “Foi uma atitude de vandalismo”, declarou. Badke classificou como gravíssimo o fato de a Escola Estadual Cilon Rosa ter liberado alunos para fazer o manifesto nas proximidades da prefeitura…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. @Carlos Alberto
    concerteza ajudo sim sem probremas mas não vou aceitar que um diretor de escola largue meu filho para fazer este tipo de bagunça porque a escola Cilon Rosa fez isso derepente seu filho tirou a bandeira do municipio e vc não sabe??aquela manifestação teve sim cores partidarias?ou vc realmente não acompanhou ao vivo a bagunça.

    @Carlos Alberto

  2. @Ronaldo Santos
    Como está também no papel da PREFEITURA fazer a licitação, já que não houve o MP tem que investigar. Tanto Schirmer como Valdeci são os responsáveis.
    Com certeza o senhor não é obrigado a concordar, mas como cidadão santamariense deveria agradecer e ajudar os estudantes nos protestos, quem sabe o próximo o senhor não ajuda a organizar.
    Somente através de uma juventude participativa que iremos progredir e olha que mesmo assim é complicado.
    Se há protesto há criticas, se não há também tem criticas!!

  3. @Carlos Alberto
    não cola sua manifestação e nãoooo sou obrigado a concordar ok??e mais o que os estudantes fizeram não foi protesto e sim bagunça na cidade para mim Schirmer e Valdeci são tudo farinha do mesmo saco?

  4. @Ronaldo Santos
    Senhor Ronaldo.
    É muito fácil fechar os olhos, não ler notícias e apenas criticar.
    Para seu conhecimento, uma das revindicações dos estudantes além do aumento da tarifa era o pedido de LICITAÇÃO, sendo essa requerida pelo MP há poucos dias.
    Outra questão, acredito que o senhor não teve a oportunidade de ler o material distribuído pelos estudantes, no qual dizia explicitamente que a responsabilidade do antigo aumento da passagem era do prefeito Schirmer e pela omissão do ex-prefeito Valdeci.
    http://avantedceufsm.blogspot.com/2010/12/por-mauricio-araujo-da-assessoria-de.html
    http://avantedceufsm.blogspot.com/2010/12/promotoria-quer-esclarecimentos-de.html

    E nesse seu outro comentário, quero lhe dizer que os estudantes estão de parabéns ao sairem nas ruas e protestarem, pois nada adianta ficar criticando sentado e deixar as coisas como estão. Mas com certeza, se cada vez que acontece uma barbaridade nessa cidade ou nesse país os estudantes fosses pras ruas, deveriam ficar morando nelas.

  5. os estudantes sumiram agora???porque sera???e agora com aumento dos salarios dos deputados etcccc porque os estudantes não trancam ruas e se deslocam ate a prefeitura e tiram a bandeira do nosso municipio para brincar isso é protesto ou bagunça???ficou na cara aquele protesto do aumento das passagens foi jogada politica porque o Sr:Valdeci também deu aumento e não vi estudantes na ruas da cidade.

  6. Importante que se diga que as manifestações, apesar dos excessos ocorridos, tiveram suas motivações levadas ao papel e este ao Ministério Público, e as “consequências posteriores” ainda estão por vir.

  7. Bem lembrado Claudemir. Os estudantes não esquecerão do descaso ao qual foram submetidos, muito menos das ameaças de perseguição política dentro da UFSM, proferidas pelo parlamentar supracitado.

    Que em 2011 a relação governo/população em SM seja mais harmônica que no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo