Câmara de VereadoresMulher

MARIA DA PENHA. Mulheres vítimas da violência sofrem. Portadoras de deficiência sofrem ainda mais

Um pra lá de interessante debate aconteceu agora de manhã, no plenário da Câmara de Vereadores. O tema genérico foi a violência doméstica sofrida pelas mulheres. E o assunto específico as agressões recebidas por mulheres portadoras de deficiência. Ambos são crime horroroso, obviamente, mas há diferenças.

Discussão bastante atual. E com a presença de autoridades e muita gente mais, no parlamento

Para saber quais são, e o que mais se discutiu esta manhã, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento comunal. O texto é de Gabriela Loureiro, com foto de Murilo Matias. A seguir:

Seminário Lei Maria da Penha lota o plenário da Câmara

Depois de uma batalha de mais de 40 anos em busca dos seus direitos, muitas mulheres continuam sofrendo abusos e constrangimentos, na maioria das vezes, casos de violência doméstica. Se mulheres saudáveis têm dificuldade em lutar e depor contra o seu agressor por medo ou vergonha, quem dirá as portadoras de deficiência, que se encontram em uma situação ainda mais vulnerável. Enfatizando essa causa, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades (Faders) e o Programa de Prevenção de Violência (PPV) promoveram, nesta quarta-feira (11), o I seminário descentralizado Lei Maria da Penha com Acessibilidade Universal, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Como representante do Legislativo santa-mariense, a vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), sublinhou em seu discurso que seminários como este devem servir para ser “a boca, o ouvido e os olhos de quem não consegue se defender”.

Participaram do encontro, além de um público que lotou o plenário, representantes da Delegacia da Mulher de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria, do Programa Municipal de Prevenção da Violência, da Faders e do Conselho Municipal da Mulher.

A delegada de polícia Débora Dias apresentou dados locais a respeito da violência contra a mulher. São registradas, em média, 4 mil ocorrências, por ano, somente em Santa Maria, apesar do horário reduzido e da falta de recursos humanos da Delegacia da Mulher. “Infelizmente, é um número bastante alto, o maior do Estado depois de Porto Alegre”, declara…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo