CiênciaEducaçãoUFSM

PETROBRÁS. Projeto da UFSM leva ‘Prêmio Inventor’

O Prêmio Inventor Petrobrás existe há 12 anos, e reconhece a criatividade e a capacidade de inovação dos pesquisadores das instituições de pesquisa parceiras da empresa estatal. Neste ano, quem leva (e a entrega será amanhã, dia 13) a distinção é um projeto da Universidade Federal de Santa Maria.

A equipe responsável pelo projeto vitorioso temr 11 integrantes, dentre professores, estudantes e servidores da UFSM, além de membros do CENPES/PETROBRAS (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello), sob coordenação do professor Érico Marlon de Moraes Flores. Para saber mais, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Universidade. A seguir:

Projeto da UFSM recebe Prêmio Inventor PETROBRAS 2013 nesta terça

Nesta terça-feira, 13, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será contemplada com o Prêmio Inventor PETROBRAS 2013 como reconhecimento ao projeto “Emprego de ultrassom e microondas para tratamento primário de petróleos pesados e extrapesados e desenvolvimento de métodos analíticos”, coordenado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Departamento de Química. O estudo iniciou-se em 2008.

Através de um convênio firmado entre UFSM e PETROBRAS, o estudo investigou o efeito da radiação microondas e ultrassom no tratamento primário de petróleo visando, principalmente, a redução do teor de água e a melhoria da qualidade dos petróleos pesados e extrapesados e o desenvolvimento de métodos analíticos adequados para a determinação do número de acidez total em frações de petróleo.

Na prática isso auxilia as refinarias no sentido de melhoramento do processo de separação da água emulsionada, anteriormente ao processo de refino do petróleo, especialmente para petróleos pesados e extrapesados (que são os desafios atuais na indústria do petróleo). A água salgada é emulsionada durante o processo de produção de petróleo e precisa ser separada antes deste ser enviado à refinaria. Caso a água e o sal não sejam removidos, diversos problemas podem ocorrer no processo de destilação fracionada, tais como…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo