Arquivo

Em viagem. Yeda volta nesta quinta e exulta com resultados de contatos em território holandês

Foram cinco dias, entre o sábado passado e esta quinta-feira. A viagem de comitiva de governantes gaúchos, a começar por Yeda Crusius, foi plena de êxito. É, pelo menos, a avaliação da própria governadora – que ressalta, por exemplo, a assinatura de protocolo entre o Palácio Piratini e o Ministério dos Transportes holandês, e que trata da questão hidroferroviária.

 

Mas não apenas isso, como se deprende de material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do governo gaúcho e que fala, também, através do secretário geral Erik Camarano. Confira o texto, a seguir, com foto de Jefferson Bernardes:

 

“Missão do RS à Holanda abre caminho seguro para PPPs

 

Um grande passo na direção das parcerias público-privadas (PPPs) foi dado pela missão do Rio Grande do Sul na Holanda, chefiada pela governadora Yeda Crusius, com o termo de cooperação firmado entre o governo do Estado e o Ministério dos Transportes, Obras Públicas e Recursos Hídricos daquele país.

Para o coordenador da missão, o secretário-geral de Governo, Erik Camarano, “a inteligência holandesa virá para o Rio Grande do Sul”,  através do termo de cooperação, na forma de consultoria de apoio ao Estado para a formatação de um plano de negócios às hidrovias gaúchas. Ao mesmo tempo, essa consultoria trará para o RS “um selo de qualidade”.

 

Segurança

O selo, de acordo com Camarano, além de dar condições ao governo do Estado para produzir um edital de licitação para uma PPP, proporcionará “grande segurança ao investidor, brasileiro ou estrangeiro. O selo de qualidade que estará vindo com o Plano Diretor do Sistema Hidroviário é justamente o selo do melhor país nesta tecnologia.”

Outro fator importante na questão das PPPs e na segurança ao investidor é o fato de a Associação de Portos de Amsterdã ser a responsável pela coordenação de diversos grupos e empresas da Holanda e atuar no desenho do Plano Diretor do Sistema Hidroviário. O plano definirá vários aspectos.

Segundo Erik Camarano, caberá ao plano estabelecer a melhor forma de uso do canal, das docas, dos portos, a relação entre o tráfego de caminhões e o tráfego nas barcaças, incluindo a sinalização do canal, dragagem e as tecnologias alternativas de transporte (caminhão/barcaça, ferrovia/barcaça e navegação oceânica).

Portal de entrada
O ministro dos Transportes, Obras Públicas e Recursos Hídricos da Holanda, Camiel Eurlings – frisou Camarano – revelou o grande interesse do seu país em fazer do porto de Rotterdã o grande portal de entrada dos produtos gaúchos e brasileiros para distribuição na Europa. Ele virá ao Brasil em março de 2009.

Eurlings foi convidado pela governadora Yeda Crusius para conhecer o Rio Grande do Sul. Ele pretende vir ao Rio Grande do Sul e já sabe da forte capacidade exportadora do Estado. “O Ministério planeja aplicar a inteligência holandesa ao nosso sistema hidroviário para…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e, se desejar, também de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo