EconomiaNegóciosSanta MariaTrabalho

ESPECIAL (6). Na série “Santa Maria MAIS”, o setor econômico que faz a cidade crescer, crescer e crescer

Na sexta reportagem, da série de 12, o destaque é para a Construção Civil. A maior indústria de Santa Maria e que tem, apenas entre as empresas locais (sem considerar as várias forasteiras que aqui têm obras contratadas) são 2,8 mil empregos diretos. Os indiretos são inúmeros, imensuráveis.

Na matéria você encontra números. Muitos. Mas também recebe informações sobre as causas e igualmente uma projeção, aliás bastante otimista, para o futuro. Afinal, convenhamos, para qualquer lado que você olhar, encontrará uma obra. Isso é, definitivamente, um sinal. A seguir, confira um trecho do trabalho dos repórteres Marcos Fonseca e Joyce Noronha:

sm mais chamadinha“…Os números do Sindicato da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon-SM) revelam que, em comparação com janeiro de 2012, a área construída cresceu 23,5% (confira os dados do setor no final desta reportagem). Esses dados contabilizam apenas os imóveis coletivos, ou seja, edifícios verticais e prédios comerciais. Residências familiares não entram no levantamento, bem como empreendimentos tocados por construtoras de fora de Santa Maria – o que certamente fariam esses números dobrarem.

O presidente do Sinduscon de Santa Maria, Evandro Zamberlan, aponta três fatores que influenciam o setor. O primeiro é a moeda estável. O segundo é a facilidade de linhas de crédito bancário para construção. O maior financiador é o governo federal, por meio de recursos da Caixa Econômica Federal. Mas ofertar crédito para moradia deixou de ser um privilégio dos bancos públicos para se tornar, também, um grande negócio para as instituições privadas…”

VALE CONFERIR A ÍNTEGRA: AQUI.

PARA ACESSAR TODAS AS REPORTAGENS JÁ PUBLICADAS, ACESSE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo