CULTURA E HUMOR. Vem aí mais um Cartucho, o Encontro dos Cartunistas Gaúchos
Tai (mais) uma invenção do Máucio, nosso cronista semanal, que deu certo. E começa a atingir a maturidade, ao chegar a sua sétima edição. Me refiro ao Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho), que acontece entre os dias 24 e 26.
Os detalhes chegam através do texto divulgado pela Chilli Produções Culturais, em texto assinado pela relações públicas Rose Carneiro. Acompanhe:
“Vem aí o Cartucho número 7
Os dias 24, 25 e 26 de setembro próximos, Santa Maria se transforma na capital gaúcha do humor. O evento reúne em torno de 30 cartunistas profissionais e mais um tanto de jovens amadores da cidade. O objetivo, nos 3 dias do Encontro, é a troca de experiências e a difusão da atividade junto à comunidade, além da produção de cartuns temáticos que comporá a mostra Invernada do Humor. Na sua 7ª edição, o CARTUCHO já ganhou o respeito do pessoal da área, se legitimou como um evento cultural importante, projetando a cidade no cenário gaúcho e nacional do humor gráfico.
Como já é tradição, o Cartucho faz uma homenagem anualmente a um profissional da área. Em 2009 o homenageado do Cartucho foi Luis Fernando Veríssimo, que veio à cidade para prestigiar o evento. A 7 Edição homenageia Yara Souza, formada pela UFSM.
Ganhando força, na sua 7ª edição, o CARTUCHO promove o II Cartuchinho, envolvendo a gurizada na arte gráfica do humor. São palestras em 12 instituições de ensino, com Jô, Byrata e Elias e oficinas de Arte Gráfica que vão acontecer nas escolas da rede municipal de ensino: EMEF Oscar Grau, EMEF Duque de Caxias e EMEF Fontoura Ilha (esta ultima a confirmar). Dessas oficinas vai resultar a exposição do II Cartuchinho no domingo a tarde, juntamente com a Invernada de Humor (Exposição) do Cartucho 2010 e uma publicação especial a ser publicada após o evento.
O II Cartuchinho também vai ter atividades no Calçadão, no Chimarrão com Nanquin que acontece no sábado pela manhã. Os pequenos cavaletes colocados ao longo do calçadão vão oportunizar à criançada ensaiar desenhos junto aos grandes cartunistas.
Cartuchês:
Reponte Temático – Um dos grandes diferenciais do Cartucho. No início do evento é sorteado um tema, uma palavra-chave. A partir desse momento os cartunistas tem aproximadamente 24 horas para produzir um desenho: charge, cartum, tira, história em quadrinhos. Como durante este período, os desenhistas irão de um lugar para outro pensando e produzindo o trabalho, deu-se o nome de Reponte, que significa, em termos gauchescos, levar o gado de um lugar para outro, fazendo paradas.
Chimarrão com Nanquin – prá quem conhece o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, não é difícil imaginá-lo em algum momento às voltas com seu trabalho juntamente com uma cuia de chimarrão na mão. A Associação de chimarrão com nanquin não é tão absurda, claro cada coisa no seu lugar. No Cartucho, Chimarrão com Nanquin é o momento em que há maior contato entre os desenhistas e a comunidade, onde rola a conversa, o improviso, a caricatura e, claro, o chimarrão.
Invernada do Humor – é a exposição dos trabalhos temáticos resultantes do Cartucho. Invernada quer dizer, em termos gauchescos, uma extensão de campo cercado destinado a tratar o gado para determinado objetivo, criar, engordar, etc. A expressão é usada no Cartucho no sentido de um espaço delimitado para expor os cartuns resultantes do Reponte Temático.”
QUER CONHECER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E, DE QUEBRA, CONFERIR UMA ENTREVISTA COM A HOMENAGEADA YARA SOUZA? CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.