Claudemir PereiraCulturaJornalismoMídia

CULTURA NA SEDUFSM. Em debate, o fim dos jornais impressos. Que tal?

Faz pelo menos 10 anos que ouço e leio a respeito do fim dos jornais assim como o conhecemos, devidamente impressos e disponíveis numa hora certa do dia. Agora, a coisa ficou ainda mais presente, dada a cada vez mais universalizada (no que toca ao acesso) internet. Se trata, portanto, além de muito bom, certamente atual o debate a respeito.

É o que está propondo, a propósito, mais uma edição do tradicionalíssimo evento “Cultura na Sedufsm”, promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O editor deste (nem sempre) humilde sítio é um dos convidados a debater. E estaremos lá, ao lado de outras figuras importantes para a discussão.

Os detalhes você fica sabendo através do material distribuído pela assessoria de imprensa da entidade docente. O texto é do jornalista Fritz R. Nunes. Acompanhe:

 “Cultura na SEDUFSM debate o fim dos jornais impressos

Desde o último dia 31 de agosto, o tradicional diário carioca, Jornal do Brasil (JB), deixou de circular na versão impressa. A partir de 1º de setembro, o JB passou a ser produzido apenas na versão on line (na internet). E esse fato, apesar de ainda raro no Brasil, já está em fase bastante adiantada, por exemplo, nos Estados Unidos. Desde 2006, conforme institutos especializados, um total de 166 jornais deixou de circular naquele país.

Por isso, cabe a pergunta. Com o advento da internet, o fim dos jornais impressos é inexorável? A questão será debatida na 43ª edição do projeto Cultura na SEDUFSM, que ocorrerá na terça, 5 de outubro, às 19h, no auditório do sindicato dos docentes.

Os convidados para debater o tema são o jornalista, colunista político de A Razão, Claudemir Pereira, que também é responsável por um site de notícias em Santa Maria; a professora de jornalismo da UFSM, Luciana Mielniczuk, que atualmente coordena o grupo de “jornalismo digital” na UFSM; e o jornalista e escritor, repórter de Zero Hora, Carlos Wagner. A coordenação das discussões será do professor do curso de jornalismo da UFSM, também presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro. O evento tem entrada franca.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo