InternetJornalismoMídiaPolítica

É FATO. Meia dúzia de famílias controla a mídia brasileira. Lula não contou novidade

A mídia brasileira é controlada por “nove ou dez famílias”. Quem disse foi Luiz Inácio Lula da Silva, em uma excelente entrevista publicada, claro, na internet. Mas não em qualquer lugar nem concedida a qualquer repórter. Foi para o Terra, um dos três grandões da grande rede no Brasil (os outros são o iG e o Universo Online – que, por sinal, é controlado por uma das tais “famílias”). E quem fez as perguntas foram

Antonio Prada, Bob Fernandes e Gilberto Nascimento.

Claro que não foi esse o único assunto, mas certamente o que mais incomodou a meia dúzia (sim, discordo do cara) de sobrenomes que acha que pode tudo, inclusive virar partido político sem ser, pouco se importando com o interesse público. Mas, enfim, é mesmo o tema. Aliás, a novidade meeeeesmo é a maior autoridade do país dizer o que disse. Outros preferiam acomodar-se com as famílias e dane-se o País e sua gente.

Concordando ou não, é importante ler. Inclusive porque Lula, goste-se ou não, continuará a ser relevante. No Brasil e fora dele. Ah, Acompanhe:

Lula: “nove ou dez famílias” dominam a comunicação no Brasil

A três meses e meio do término de seu governo, o presidente Lula está certo da vitória de sua candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, mas recomenda: “cautela”. Numa conversa exclusiva de uma hora com o Terra no Palácio do Planalto, Lula, provocado, esmiúça o que pensa da mídia e sobre a mídia. Diz que, de alguma forma, o país tem, terá que discutir e legislar – no Congresso, ele ressalva – sobre o assunto. Para definir como percebe o olhar da chamada grande mídia, Lula resume:

-Eles têm preconceito, até ódio…

A ênfase, a contundência no julgamento e comentários quando o tema é este, mídia, são permeadas por gestos e palavras que mostram um presidente da República disposto e pronto para o próximo comício. Bem humorado, carregado de adrenalina. Antes do início da entrevista, Lula quer conversar, diluir ansiedades e tensões.

“Baby…”, diz a um jornalista, “pô, que gravador é esse, não tinha um digital?”, provoca outro. Segura a gravata de um terceiro, parece admirar o tecido, os desenhos, e opina:

-Mas essa gravata… esses desenhos parecem uma ameba!

O presidente da República faz as honras da casa, pede que se sirva um cafezinho, uma água antes de, atraído para o tema, partir para o ataque:

– Na campanha passada, os caras diziam porque o avião do Lula… porque o Aerolula… (Estavam) disseminando umas bobagens… vai despolitizando a sociedade. Agora, estão dizendo que a TV pública é a TV do Lula. Nunca disseram que a TV pública de São Paulo é do governador de São Paulo e as outras são dos outros governadores…

Para Lula, críticas à falta de liberdade na área de comunicação, mais do que injustas, não têm sentido. Ele diz duvidar que outros países tenham mais liberdade de informação do que o Brasil:

-Nesse momento do Brasil, falar em falta de liberdade de comunicação? Eu duvido. Eu quero até que vocês coloquem em negrito isso aqui. Eu duvido que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste País, da parte do governo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A diferença da Rádiodifusão onde o Presidente pode dar a concessão aos “amigos” para barganha de toda espécie, como tem acontecido aqui no Brasil, em todos os Governos que se sucedem. A imprensa escrita quase que no Mundo todo está nas mãos de uma ETNIA, tem dono, dai a ira do Luiz Inácio, pois não pode presentear os parceiros que os apoiam. Parece que os ventos Ditatorial Bolivariano sopram no Planalto, fazendo com que o Lulla tal como Chaves, Cristina Kirchner queira colocar a sujeira em baixo do tapete amordaçando a mídia, como os cumpanhêros gostam de chamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo