Arquivo

Novo secretário. PP mantém secretaria de Ciência e Tecnologia. Que seria um tucano. Seria?

Taí uma história muito mal construída. Para dizer o mínimo. Escrevi aqui, perto das 10 da manhã desta quarta, que o secretário de Ciência e Tecnologia seria o tucano Dario Azevedo, diretor técnico da secretaria até então ocupada pelo deputado progressista Pedro Westphalen. Aliás, eu e o site do Palácio Piratini, naquele momento ainda não corrigido.

 

No mesmo instante se desenvolvia uma reunião no Palácio Piratini. E, dela, a informação de que o secretário seria (como foi) Paulo Maciel, médico e também nome do PP. A Azevedo caberia a secretaria adjunta. Que rolo. A explicação? Coerente, nenhuma. Confusão absoluta. E um tremendo erro de comunicação, no mínimo. Os tucanos ficaram fulos e, maioria no palácio, acabaram aplaudindo o progressista.

 

Para que você tenha uma idéia melhor de como as coisas são noticiadas no governo do Estado, confira a informação oficial, divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, da posse de Maciel (na foto de Mauro Mattos/Divulgação), acontecida no final da manhã desta quarta.  A seguir:

 

“Yeda Crusius empossa novo secretário de Ciência e Tecnologia

 

Ex-secretário de Ciência e Tecnologia, o deputado Pedro Westphalen “volta para a Assembléia Legislativa para compor a nossa base aliada e recompô-la na sua qualidade”. A observação foi feita nesta quarta-feira (21), no Palácio Piratini, pela governadora Yeda Crusius, após assinar o ato de posse do novo secretário, o médico Paulo Schuller Maciel.

“Essa é mais uma tarefa para o Pedro: o saneamento das relações políticas de civilidade”, ressaltou Yeda, ao fazer uma referência ao investimento da Corsan anunciado ontem e à não-aprovação do Plano de Recuperação na semana passada. Maciel, até então, ocupava o cargo de secretário adjunto da pasta.

Yeda recordou o pedido de Westphalen para voltar à Assembléia com o objetivo de recompor o “desastre de quarta-feira”, quando foi rejeitado o Plano de Recuperação do Estado. “Todo o Rio Grande foi ferido no modo de comportamento do qual sempre nos orgulhamos, da convivência política respeitando o tempo político de cada um. Mas passou, vamos recompor”, salientou.

Missão maior
Westphalen falou da sua satisfação em servir ao Estado através da estrutura da secretaria e da sua ação futura: “Saio para uma missão maior. Neste momento, em que o Partido Progressista que integra este governo e governa junto, acho que posso fazer mais na Assembléia Legislativa onde estarei a sua disposição defendendo esse projeto”, afirmou o deputado.

Maciel definiu como “muito honroso” o convite feito pela governadora. “Vou fazer o máximo possível para tentar fazer o que Pedro Westphalen vinha fazendo. A nossa secretaria conseguiu neste ano estabelecer novos caminhos para a ciência e tecnologia. Vamos agregar tecnologias novas para o Estado ter novos caminhos e possibilidades”, afirmou.

Para a governadora, o dia de hoje “é especial, de reafirmação de valores e do projeto do governo que conquistou a maioria do Estado”. Conforme Yeda, o Rio Grande do Sul não é uma ilha e sim parte da federação. “Mas a estruturação desta federação tem machucado muito o Rio Grande do Sul”, disse.

A sorte da Ciência e Tecnologia, na avaliação de Yeda, foi a presença de Pedro Westphalen com a sua capacidade de fazer mais de uma tarefa, como demonstrou ao dirigir uma secretaria com poucos recursos. Ela lembrou o fato de o RS ser reconhecido no Brasil e mundo na qualidade das suas universidades, escolas técnicas, ensino e patentes mundiais.

Prejuízo por ser produtivo
Após destacar a virtude do ex-secretário em multiplicar recursos, a governadora aproveitou o ato para tratar das dificuldades do Estado. “Estamos proibidos de contratar empréstimos no exterior porque o quociente dívida/receita é o maior do Brasil”. E o problema, disse, é o baixo denominador (receitas) que precisa ser ampliado.

Yeda lembrou o tempo da assinatura de renegociação da dívida dos Estados com a União. “Assinamos que temos que cumprir seis metas fiscais e todas elas têm como denominador a receita. E a nossa receita é a mais baixa do Brasil como passamos o ano inteiro explicando e agora estamos pagando multa por não cumprirmos as metas e sermos produtivos, exportadores…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui , se desejar, a íntegra desta e de outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Leia também a notícia “Paulo Maciel é novo secretário de Ciência e Tecnologia”, publicada pela ZH.Com, com informações da Rádio Gaúcha.

Vale a pena conferir, também, a informação  publicada pela ZH.Com, com informações da Rádio Gaúcha: “Deputado pelo PSDB afirma que sucessão de secretariado no Estado foi uma grande confusão”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo