DestaqueSaúde

SAÚDE. Debate sobre a crise no IPE tem audiência pública em Santa Maria na tarde desta sexta-feira

Encontro vai começar às 6 da tarde no plenário da Câmara de Vereadores

Dirigentes de hospitais gaúchos foram recebidos por Valdeci Oliveira, na Assembleia Legislativa (Foto Joaquim Moura/Divulgação)

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Por conta da atual situação do IPE Saúde, que vem se agravando nos últimos meses, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, instância vinculada à presidência da Assembleia Legislativa (ALRS), irá realizar uma audiência pública em Santa Maria para tratar do tema. O encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de junho, às 18h, na Câmara de Vereadores do município.

“Sou defensor do debate transparente. Se o diálogo não está funcionando, que se amplie o diálogo, mas que não se rompam as pontes. Acredito que, se as partes envolvidas desejam realmente chegar a um denominador comum, todo esforço para isso vale a pena. A Assembleia está à disposição para intermediar os contatos, como fez, inclusive, há algumas semanas. A audiência pública que iremos realizar em Santa Maria tem também esse objetivo”, diz Valdeci Oliveira, presidente da AL.

Para Valdeci, a atual crise do IPE Saúde se trata de uma questão de saúde pública e de defesa dos usuários.  Na avaliação do chefe do Parlamento estadual, caso venha a ocorrer um descredenciamento em massa de unidades de saúde – mais de 40 hospitais gaúchos vinham ameaçando romper o convênio de credenciamento com o Instituto –  o resultado imediato será a migração direta de parcela significativa da população para o SUS.

“Estamos falando de um plano de saúde com mais de um milhão de associados. São milhares de famílias gaúchas que correm o risco de, repentinamente, ficarem sem acesso a atendimento médico, exames e internações. Precisamos lembrar também que o SUS experimenta, desde 2016, uma perda de recursos gritante. E, além disso, o Sistema vem sendo pressionado há dois anos por conta da pandemia da covid-19 e pela grande procura da população que precisa de tratamento para as sequelas deixadas pelo vírus”, avalia.

Descredenciamento de hospitais

No último dia 31 de maio, Valdeci Oliveira recebeu, em audiência na presidência da ALRS, representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), ocasião em que foi entregue documento destacando que as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho formado por representantes do Federação e do IPE não encontraram soluções técnicas que pudessem viabilizar econômica-financeiramente a autarquia.

Também, segundo os dirigentes da FEHOSUL, os reajustes anunciados pelo Instituto não compensam as perdas que os hospitais vêm sofrendo e o aporte previsto pelo governo aos hospitais conveniados cobre pouco mais de 10% da dívida do Executivo, entre outros pontos. A Federação também comunicou que existe o risco concreto de haver suspensão de toda a assistência eletiva, caso o governo não revogue as portarias que alteraram a remuneração hospitalar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo