Arquivo

Pimenta. Em entrevista exclusiva, deputado diz ao site em que condições concorre a prefeito

Reproduzo aqui, por oportuna, e antecedendo a publicação da coluna Observatório, a entrevista exclusiva concedida ao site pelo deputado federal Paulo Pimenta, do PT. O texto original foi postado no início da manhã de ontem. Confira, na íntegra:

 

 

“Exclusivo. Pimenta fala: ‘refundação’ do PT, anistia para José Dirceu… E a eleição de 2008

 

O santa-mariense Paulo Pimenta (PT-RS) é um dos parlamentares que assinou a “mensagem ao partido”, encabeçada pelo ministro Tarso Genro e por uma série de lideranças petistas, entre eles, governadores, parlamentares e intelectuais, que pedem uma mudança profunda de rumos do Partido dos Trabalhadores.

 

Afinal de contas, o que significa isso? Em entrevista exclusiva ao site, Pimenta fala deste e outros temas, inclusive a tentativa de setores petistas de promover a anistia ao deputado cassado José Dirceu e também a eleição municipal de 2008. Afinal, o deputado é ou não candidato a prefeito? Leia o que ele diz:

 

– Deputado, qual o seu entendimento sobre o termo “refundação” do PT?

Refundação deve ser compreendido como um movimento de reflexão e de afirmação de princípios que precisam orientar um partido de esquerda e democrático na atual conjuntura. É um balanço crítico de nossa trajetória para que possamos entender nossos erros, aprender com eles para não mais repeti-los e afirmarmos nossa missão: ajudar a fazer do Brasil um páis mais justo e soberano.

 

Qual a sua opinião sobre a tese que vem sendo levantada em relação a uma possível anistia ao ex-ministro José Dirceu?

Considero uma discussão totalmente imprópria. Não é boa para o PT, não é boa para o Governo e não é boa para o Brasil. Nossas prioridades e nossa energia devem ser utilizada para realizarmos outros objetivos.

 

– O presidente Lula, no encontro do final de semana passado, em Salvador, passou um “pito” nos petistas, dizendo que é preciso que cesse o “fogo amigo”. Na sua avaliação, o debate interno está indo além da conta ou foi o Presidente que exagerou?

O presidente Lula é muito espontâneo nas suas falas. Por isso talvez tenha passado a idéia de que o debate pudesse ser confundido com “fogo amigo”. Estamos iniciando um processo interno de realização do 3º Congresso do PT. É um momento adequado para que as discussões ocorram interna e amplamente. Foi com esse objetivo que lançamos o “Manifesto ao Partido”, para auxiliar nas discussões internas.

 

– Que benefícios o sr vê para Santa Maria, na implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

Benefícios indiretos são vários. Isso em função da retomada do crescimento e das conseqüências para o crescimento da economia: geração de emprego e melhor distribuição de renda. Mas, sem dúvida, o maior benefício foi conseguirmos incluir a BR 158 no PAC. Trata-se da mais importante obra de infra-estrutura que a região necessita e trabalhamos muito para conseguir que a BR fosse priorizada.

 

– O que está faltando para o sr confirmar efetivamente que é candidato a prefeito de Santa Maria em 2008?

Ser ou não candidato a prefeito não é uma decisão que pretendo tomar sem discutir com o PT, com os demais partidos da Frente Popular e Trabalhista e, também, com outras forças políticas da cidade. Quero, ainda, dialogar com setores do empresariado que têm interesse no desenvolvimento da cidade, com representantes sindicais e comunitários para que uma eventual candidatura tenha condições não só de buscar a eleição, mas o apoio necessário para que possamos avançar na direção da cidade que queremos. Preciso construir esse caminho com o prefeito Valdeci (Oliveira), com o deputado Fabiano Pereira, com o vice-prefeito Werner (Rempel) e com os vereadores também, pois são lideranças políticas com autoridade para opinar nesta decisão. Sem estes apoios sequer discutirei a possibilidade de concorrer.

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Paulo Pimenta, isso ficou claro na resposta à última pergunta da entrevista, somente será candidato se obtiver a unanimidade interna do PT  – o que não é fácil, dadas as divergências evidentes entre as diversas correntes – e também o apoio do PDT e do PTB, além de forças empresariais. Ai, pergunto eu: conseguirá? Pois é… Pois é…”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo