CampanhaEleições 2010

HÁ CINCO ANOS. Lula ou Schirmer. Um deles, acredite, mudou muito, oh, se mudou!

Está difícil decifrar qual o discurso de Cezar Schirmer em relação às autoridades ou, no caso de José Serra, de pretendentes a tal. Vamos combinar que não se trata, necessariamente, de uma crítica. O político tem um jeito especial de ser. Qualquer político. E o nosso prefeito não é diferente.

Há uma semana, no campus da UFSM, Schirmer encheu Lula de elogios. E Dilma, ausente, agradeceu

Mas, que diabo, a gente tem o direito de perguntar, não? Qual o Schirmer que vale? Ou todos valem? Aquele que elogiou Yeda Crusius, em março? O que paparicou Serra em junho? Ou o salamaleque com dividendos eleitorais para Dilma Rousseff usados no discurso junto ao presidente Lula, na última sexta-feira, 3 de setembro?

Escrevi na última segunda-feira um texto alentado (releia AQUI, para rememorar), a propósito disso tudo. Mas volto ao tema porque me chegou às mãos (ao computador, na verdade), por obra e graça, veja só, de alguém das proximidades do prefeito, uma manifestação feita pelo então deputado Cezar Schirmer, pouco depois da metade do primeiro mandato de Lula.

Quer dizer, faz cinco anos. De lá para cá, o nosso prefeito virou suplente (assumiu, por primeiro na lista, depois de Osmar Terra, o titular) de deputado federal e, principalmente, ganhou a eleição de 2008. Mas, de todo modo, Schirmer mudou bastante desde então. Para não ficar falando sozinho, confira a reportagem que recebi, então publicada no Jornal da Câmara, produzido pela Agência Câmara de Notícias. E fica a pergunta: mudou tanto assim o prefeito? Ou o que mudou foi a conjuntura? Acompanhe:

Schirmer critica desempenho de Lula nas áreas política e social

O deputado Cezar SCHIRMER (PMDB-RS) criticou o Governo Lula, ao afirmar que ele é “um fracasso” na política econômica, nos programas sociais e no campo ético. “O Governo Lula acabou antes de ter começado…

…Segundo o deputado, as promessas de campanha de criar 10 milhões de empregos não se concretizaram; o programa Primeiro Emprego deu mais empregos aos dirigentes do programa que aos jovens a quem se destinava; a reforma agrária é uma mentira; o aumento da renda dos trabalhadores não se verificou, e a renda tem caído gradativamente; os aposentados são prejudicados com 11% de desconto em seus contracheques; e os funcionários públicos só tiveram aumento de 0,1%…

…Na área econômica, destacou o parlamentar, só quem ganha no Brasil são os banqueiros, com a política de juros altos – os maiores do mundo – , provocando a transferência da renda de todas as categorias sociais para os donos de bancos…

De acordo com o deputado, o atual crescimento econômico é insignificante, estando abaixo do de todos os demais países em desenvolvimento. “O Brasil é um país que tem tudo, mas se continuar essa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

EM TEMPO: a foto que ilustra esta nota é de Ricardo Stuckert, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @Saúl
    Continuo esperando, (sei que o sr. tem condições para isso) algo mais elaborado e que fuja do senso comum. Desculpa, não considero isso malcriação.

  2. Pessoal, não é nada disso! Schirmer é PMDB. Isso quer dizer, na verdade que “onde há governo, estou dentro!”

  3. Boa noite.
    Pois eh as pessoas mudam, lembram oque o Lulla dizia do Sarney, Collor, Barbalho e Calheiros? Hoje para o Sr. Luiz Inacio, esse Senhores são parceiros respeitáveis, kkkkkkkkkkk. Lulla dizia desses RESPEITÁVEIS SENHORES nada parecido com que o Prefeito dizia delle. Para mim ambos (os dois,risos) mudaram, e como mudaram! ET. Continuo ignorando malcriação!

  4. Schirmer, mal-feito…

    Político à moda antiga, diz uma coisa, faz outra, deixa a vida me levar, joga para torcida…, faz o jogo do faz-de-conta, elogia, critica, se esconde…e assim vai indo…na campanha para prefeito dizia que era amigo do Lula…que baita amigo.
    o pedro simon fez escola, os alunos entenderam a mensagem…ainda bem que temos as novas mídias, como o teu site claudemir, para debatermos esse tipo de postura, ou falta de postura…parabéns pelo material…

  5. Síndrome de Ricúpero: o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde. Ou oportunismo puro e simples, igualzinho ao do Pedro Simon.

  6. Achava que o prefeito era murista. Na verdade é uma camaleão mesmo. Quando está bom, está junto, quando tá ruim, somos contra. Eita, trem bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo