HUMOR. Não deixe de prestigiar o Encontro de Cartunistas Gaúchos. Ele abre com show de graça. E de graça
A sétima edição do Encontro dos Cartunistas Gaúchos tem o apoio (moral, que outro não há como) deste (nem sempre) humilde sítio. É, o CARTUCHO, uma grande sacada, e que vai movimentar a área cultural (e todas as outras) a partir de sexta-feira.
Confira, com amplos detalhes sobre a programação, o material distribuído pela Chilli Produções Culturais, assinado pela Relações Públicas Rose Carneiro. Acompanhe, não esquecendo de, lá embaixo, clicar no link para a programação e que contém, também, uma pequena entrevista, feita pelo dinossauro Byrata, com Yara Souza, a homenageada do evento deste ano. A seguir:
““Show de graça e de graça abre o 7º Encontro dos Cartunistas Gaúchos
Dia 24 de setembro, sexta-feira, inicia a 7ª edição do Encontro dos Cartunistas Gaúchos. O evento que transforma Santa Maria na capital gaúcha do Humor e do bom humor, atraindo para a cidade cartunistas de todo Estado. A abertura é com um show de graça, e melhor, de graça. Beto Pires sobe ao palco da CESMA às 20h30min para abrir com muito riso e descontração o CARTUCHO.
O evento, que reúne em torno de 30 cartunistas profissionais e mais um tanto de jovens amadores da cidade, chega a sétima edição legitimado por grandes nomes, como Luis Fernando Veríssimo, o homenageado da edição anterior.
![cartucho beto pires](https://img.claudemirpereira.com.br/2010/09/cartucho-beto-pires.jpg)
Depois de uma abertura cheia de graça, no sábado de manhã, a partir das 10h tem Chimarrão com Nanquin no Calçadão. É hora da interação e da integração entre cartunistas profissionais, amadores e a comunidade. E tem espaço também pra gurizada., o 2º Cartuchinho. Os pequenos cavaletes estarão no Calçadão, e com a monitoria dos Cartunistas, as crianças podem se aventurar pelo humor gráfico.
O Cartuchinho surgiu para integrar as crianças ao evento, com objetivo de formar platéias e divulgar a arte gráfica nas escolas.
Nos dias 14, 15, 16 e 17 diversas escolas da rede municipal de ensino receberam os cartunistas Byrata, Elias e Jô para uma aula de Desenho de Humor. Nos dias 21, 22 e 23 outras escolas participarão de oficinas. O resultado, além de fazer parte da Invernada do Humor no Monet Plazza Shoping no domingo, 25, integrarão a primeira revista do Cartuchinho, publicada logo após o CARTUCHO e distribuída para as escolas da rede municipal e imprensa.
Para relembrar o Cartuchês:
Reponte Temático – Um dos grandes diferenciais do Cartucho. No início do evento é sorteado um tema, uma palavra-chave. A partir desse momento os cartunistas tem aproximadamente 24 horas para produzir um desenho: charge, cartum, tira, história em quadrinhos. Como durante este período, os desenhistas irão de um lugar para outro pensando e produzindo o trabalho, deu-se o nome de Reponte, que significa, em termos gauchescos, levar o gado de um lugar para outro, fazendo paradas.
Chimarrão com Nanquin – prá quem conhece o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, não é difícil imaginá-lo em algum momento às voltas com seu trabalho juntamente com uma cuia de chimarrão na mão. A Associação de chimarrão com nanquin não é tão absurda, claro cada coisa no seu lugar. No Cartucho, Chimarrão com Nanquin é o momento em que há maior contato entre os desenhistas e a comunidade, onde rola a conversa, o improviso, a caricatura e, claro, o chimarrão.
Invernada do Humor – é a exposição dos trabalhos temáticos resultantes do Cartucho. Invernada quer dizer, em termos gauchescos, uma extensão de campo cercado destinado a tratar o gado para determinado objetivo, criar, engordar, etc. A expressão é usada no Cartucho no sentido de um espaço delimitado para expor os cartuns resultantes do Reponte Temático.”
PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO E A ENTREVISTA COM A YARA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.