Economia

FALAM OS DOUTOS. Previsão de crescimento do PIB brasileiro não para de crescer

É verdade que eles insistem em prever que a taxa de juros básicos deve subir. Passar de 12%, inclusive, até o final do ano. No entanto, mantêm o otimismo (que coisa, não?!) em relação ao desempenho da economia brasileira em 2010. Mais que isso, prevêem, semana após semana, um PIB maior. E, nesta, seguram a inflação no mesmo índice previsto semana passada.

Eles, no caso, são os doutos do mercado financeiro, cuja opinião é base para a edição do boletim “Focus”, produzido pelo Banco Central e divulgado todas as segundas-feiras. A propósito dos resultados (positivos), acompanhe a reportagem publicada na versão online do jornal O Estado de São Paulo. A seguir:

Mercado eleva projeção de PIB e juros para 2010

O mercado financeiro elevou a previsão para a Selic (a taxa básica de juros) para o fim de 2010, segundo a pesquisa semanal Focus, divulgada nesta segunda-feira, 5, pelo Banco Central (BC). A taxa subiu de 12,00% ao ano para 12,13% ao ano. Já a projeção para a taxa no fim de 2011 permaneceu em 11,75% ao ano. 

Já a estimativa para o desempenho da economia brasileira em 2010 subiu pela 16ª semana seguida. A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano passou de um avanço de 7,13% para um crescimento de 7,20%. Para 2011, a previsão para o PIB foi mantida em um crescimento de 4,50%. No mesmo levantamento, a estimativa para a produção industrial em 2010 caiu de 11,94% para 11,91%. Para 2011, a projeção para o desempenho da indústria permaneceu em alta de 5,00%.

Inflação

Na pesquisa Focus divulgada nesta segunda, o mercado manteve a previsão para a inflação a ser apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2010. A expectativa para o índice no ano ficou em 5,55%, um patamar ainda…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo