CampanhaEleições 2010Internet

INDECISO? Um punhado de sítios de internet pode ser alternativa para conhecer melhor os candidatos

Não chega a 20% o contingente do eleitorado que ainda está indefinido – quando a questão é sobre o candidato presidencial ou governador. Até mesmo o pleito para o Senado já tem um percentual bastante respeitável de eleitores que já sabe em quem votar.

A porca entorta o rabo, no entanto, quando o que está na roda é o pleito proporcional. Isto é, em quem votar para deputado federal ou estadual. Tradicionalmente, é aí que se encontra o número de eleitores menos engajado. Então, que tal ajudá-lo a se definir? É onde a rede mundial de computadores pode ser muito útil – ao lado do jeito tradicional, que inclui desde a conversa com a família, os amigos, vizinhos e colegas, até a propaganda no rádio e na TV.

Quem dá uma força, no que toca às possibilidades da internet como elemento definidor, é a Agência Câmara de Notícias. Confira, a propósito, a reportagem de Carol Siqueira. A seguir:

Internet ajuda na escolha de deputado; conheça sites de serviços

Questionários que cruzam ideias e expectativas do eleitor com informações dos candidatos são a maior inovação da internet em 2010. No entanto, o Datafolha indica que a rede ainda tem pouca importância na definição do voto.

A multiplicação de páginas na internet com informações sobre os candidatos a deputado federal é uma das novidades da eleição deste ano. São páginas que associam as posições do eleitor a dos candidatos, que analisam a vida pregressa dos postulantes ou informam sobre o papel da Câmara dos Deputados.

Tudo para ajudar o eleitor a escolher um nome entre os 6 mil que buscam as 513 vagas da Câmara dos Deputados. Segundo o Instituto Datafolha, a menos de um mês do pleito, 66% dos eleitores dos oito estados pesquisados ainda não tinha definido o voto para deputado federal.

A maior inovação dessas eleições são os testes que relacionam as posições dos eleitores às ideias e ao comportamento dos candidatos. É o caso dos sites Repolítica (AQUI) e extrato parlamentar (AQUI)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira AQUI um link que traz outros sítios que tratam desse assunto.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo