CampanhaEleições 2010Partidos

PARTIDOS. Virou guerra aberta a disputa para saber quem terá mais deputados

Além da muito importante disputa pelos cargos majoritários – Presidente da República, Governadores, Senadores – há uma verdadeira guerra aberta para saber qual partido elegerá a maior parte dos deputados federais. Isso tem importância fundamental, para a disputa política natural da democracia. Já se sabe, antecipadamente, que PT e PMDB serão (como hoje) os maiores. Só não se sabe qual e com que intensidade. Como também já se dá como favas contadas a redução do número de parlamentares do DEM e, no máximo, a manutenção da bancada atual do PSDB.

Assim que, neste momento, o que se discute é quem, entre petistas e peemedebistas, terá o maior número de parlamentares. O PT, por exemplo, acredita que possa ultrapassar o PMDB, inclusive por conta da maior organização do partido e, especialmente, pelo sucesso da candidatura de Dilma Rousseff (e de candidatos ao governo das províncias). Quem conta isso, e muito mais, com detalhes, é material publicado no portal iG. A reportagem é de Alessandra Oggioni e Piero Locatelli. Acompanhe:

PT quer tirar do PMDB comando da maior bancada na Câmara

…O PT quer ter a maior bancada na Câmara dos Deputados a partir do próximo ano. O partido pretende aumentar de 79 para 95 o número de congressistas e, assim, deixar de ser a segunda maior legenda da Casa e ultrapassar o PMDB, que hoje lidera com 90 cadeiras.

“O PT já teve mais votos que o PMDB nas eleições passadas. Só não elegemos mais gente por conta da forma do cálculo (quociente eleitoral), mas tivemos 500 mil votos a mais”, diz o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara.

Segundo Vaccarezza, a expectativa do PT é eleger entre 90 e 95 deputados federais em 2010, o que aumentaria em até 20% a bancada petista. “Temos candidatos bem servidos de votos, (que alcançam) entre 120 mil e 200 mil. O PT também é bem forte no voto de legenda”, diz o deputado.

Embora o PT diga que quer ultrapassar a sigla aliada, o PMDB também trabalha com uma meta otimista para a disputa deste ano. A sigla, segundo o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do PMDB na Câmara, estima a eleição de 90 a 100 representantes, ou seja, o crescimento pode chegar a 11%. “Acredito que podemos ser de novo a…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. aqui no rs não podemos esquecer do PP que terá os principais votados do pleito, a manuela, o beto albuquerque e a maria do rosário! PT, PP FARAM AS MAIORES BANCADAS AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo