Câmara de VereadoresEducaçãoPrefeituraTransporteUFSM

ENCRENCA. Vereador Manoel Badke faz acusações a estudantes da UFSM e eles reagem, fulos da vida

Não pretendo e nem vou fazer juízo de valor. Até poderia, mas nessa vou ficar quieto, cá no meu canto. Apenas dou conta dos fatos, assim como foram divulgados.

Inicialmente, houve uma manifestação feita por Manoel Badke, que, afora a vereança, também é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Isso na última quinta-feira. No final de semana, o Diretório Central dos Estudantes da UFSM produziu nota oficial, na qual mostra-se fulo da vida com o que disse o parlamentar e exige uma série de providências.

Você terá, aqui, as duas versões e, a partir delas, cada um pode encontrar sua própria conclusão. Fiquemos, inicialmente, com o relato da assessoria de imprensa do parlamento da comuna, a propósito do que declarou, na tribuna da Câmara, o vereador Badke, solitário representante do DEM, na sessão ordinária da tarde da quinta-feira, 21. Confira:

“…Manoel Badke (DEM) relatou que, durante o protesto realizado em frente à prefeitura municipal, jovens de determinada sigla partidária cuspiram em seu rosto e tentaram lhe agredir. “Foi uma atitude de vandalismo”, declarou. Badke classificou como gravíssimo o fato de a Escola Estadual Cilon Rosa ter liberado alunos para fazer o manifesto nas proximidades da prefeitura…” (PARA CONFERIR TODA A COBERTURA DA SESSÃO, CLIQUE AQUI)

AGORA, A REAÇÃO DOS ESTUDANTES

DCE – Nota oficial sobre as declarações do vereador Manoel Badke

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entidade representativa de todos os estudantes da UFSM, vem por meio desta repudiar as manifestações de cunho fascista do vereador e professor da UFSM, Manuel Badke (DEM) proferidas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria do dia 21 de outubro de 2010. Na referida sessão, o vereador Badke, acusa os estudantes de agressão sem apresentar uma única prova que sustente sua irresponsável acusação, numa tentativa clara de manipulação da opinião pública. Na seqüência, o vereador Badke, mais conhecido por Maneco, numa atitude disparatada que remonta aos anos de chumbo da história brasileira, promete usar de influência política dentro da UFSM para expor alunos que participaram das manifestações contra o aumento do valor da tarifa.

Causa-nos grande preocupação que possa existir na UFSM a possibilidade levantada pelo referido vereador de vazamento de dados pessoais de qualquer tipo. A situação é ainda mais grave com o manifesto interesse do vereador Badke de perseguir politicamente estudantes, numa postura indigna das funções que ocupa e incompatível com uma sociedade democrática…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

32 Comentários

  1. @ZENI Concordo contigo em dois pontos: sim, houveram palavras de baixo calão que não deveriam estar nos gritos de ordem. O outro ponto que concordo é que devemos mudar as coisas sim, pois pelo visto a tua geração perdeu a vontade…se acomodou…

  2. @Alarico
    mas amigo o fato se ele a favor do aumento ou não ele tem este direito mas tche que manisfestação é esta que tira a nossa bandeira do municipio para realizar bagunça na frente da prefeitura e dai questiono agora o Valdeci também aumentou as passagens e não vi todo este movimento aonde estavam os estudantes,portanto isso esta se tornando chato e andam atrapalhando o transito da nossa em vez de procurar então a justiça para resolver isso.

  3. Tem gente que enxerga coisas como o prefeito, agora o movimento é comandado por entidades do plano espiritual. Eu estava lá e considero um grande avanço o povo ser ouvido, tudo que foi falado é legítimo, é verdade e tem fundamento, então porque não houve exposição de quem defende o aumento? Pq alguns dos vereadores presentes não se manifestaram? Aí está a indignação e o grito dos estudantes, o Prefeito, os vereadores, eles têm o dever de explicar ao povo as ações do governo, afinal quem os coloca lá? Ninguém é o demo, ninguém é baderneiro, somos seres humanos e tenha certeza que cada um que estava lá tem no grito, nas palmas um grande poder e agora está usando isso em benefício do bem comum, do direito de ir e vir do cidadão usuário do transporte público.

  4. eu ouvi coisas e palavroes q já sabia q ditos ( estudantes) pq se é q pode chamar de estudantes,,raivosos ,agressivos furiosos paresciam possuidos pelo DEMO ,,,meu DEUS ,,,estudantes deveriam falar e cantar palavras de ordem ,,isto sim e democracia e maneira correta de reevendicar ou mudar algo q queremos,,falta de educação ofensas a vereadores por isso q o mundo está as avessas,,tudo ouvi e escutei dentro da câmara de vereadores….estudem gurizada e tenham mais educação ai sim mudaram o mundo,,,,

  5. @Renata
    Quando erá o Ver claudio rosa que ia para frente da prefeitura trancar a rua com carro de som , podia , é muito bom fazer quando tu esta do lado de quem grita e não tem responsabilidade . agora minha amiga tem que ter responsabilidade aqueles que reclamavan de tudo e tudo era mal feito estão com a caneta na mão , o Dr shirmer falava na campanha que a tarifa do transporte era muito caro e tinha que rever o contrato com a A.T.U . não tem dois anos de governo ja estamos no segudo aumento , eu apoio os estudantes e acho mais tinhamos que fazer um ato maior ainda . Ha este ato ja esta marcado para 2012 nas urnas.

  6. que comentário infeliz o teu Renata, como disse a Mariah tu deve estar a serviço dos poderosos, por acaso tu és desses ccs? Mas não esqueça, que se fores, é graças a esse contribuinte que foi as ruas, que tu tens o teu emprego, e teu salário, pra comprar teu carro. Portanto,mais compaixão, com quem não tem as mesmas condições financeiras que tu!!!

  7. tu escreveu em outro comentário que vai votar Serra 45. OK??? Então não preciso te responder, você já respondeu por mim. Viu como o seu radicalismo é algo muito ruim??? Se tu fosse do PT, na certa, iria “comer criancinhas” hahahahahaha.@Angelica

  8. Cara Renata. Infelizmente, muitas pessoas não têm objetivos claros na vida. Muitas, por desinformação, vivem a parte da sociedade que as rodeia. A luta estudantil, com certeza, não era pelo direito de pessoas como você, que tem carro.
    Outra situação. Estive nos atos e me sinto no dever de falar: não havia bebida alcóolica. Não havia pessoas de “olhos vermelhos”, muito menos vampiros (para ter olhos vermelhos deve ser algum monstro mitológico).
    E os estudantes não têm medo de serem identificados. A palavra não é identificar e sim MOSTRAR O ROSTO DOS QUE LUTAM PELA SOCIEDADE. Eu não tenho problema algum em mostrar meu rosto a quem quiser. Na verdade, tenho muito orgulho de saber que estive lutando por aqueles que não estavam dentro de carros como o teu.

  9. @Renata!
    As tuas colocações são bastante preocupantes porque vc faz acusações graves e acredito que sem nenhuma prova. Cuidado, elas podem ser usadas contra vc.
    Acredito, pelo seu comentário, que és indiferente ao teu semelhante, ou seja, SE EU ESTOU BEM O OUTRO QUE SE EXPLODA. Lamentável saber que apesar de estarmos no sec. XXI ainda tem pessoas que pensem como vc,sem nenhum sentimento de solidariedade para com aqueles que tem menos possibilidades. Nem todos tem a mesma sorte de poder comprar um carro e não mais precisar andar de ônibus.Quanto a manifestação, acredito ser legítima e admiro aqueles que se dispõem a lutar por direitos que é de todos, não cruzam os braços como vc e que ainda tem a cara de pau de vir a público defender a bandeira dos poderosos. Mas com certeza vc deve estar a serviços deles, mas como pau mandado, porque se raciocinasse um pouquinho sequer, não viria aqui com este discurso pobre e enfrentar todas as críticas que fizeram a respeito do seu comentário.

  10. quem sabe a população de santa maria marque na paleta políticos como este vereador maneco e não reeleja vereador já seria um bom castigo ao estar falando estas asneiras, estamos bem de representantes heim!
    isto que o nobre além de vereador é professor que papelão maneco.

  11. @Jean e @Leandro
    Nunca disse q era favor ao aumento da passagem, onde vcs lerem isso? Ou as pessoas q não condordam com vcs aumotaticamente estão erradas. Tenho opiniões próprias, e não sou levada a seguir “cartilha partidária” nenhuma. Tanto q voto nas pessoas, não nos partidos.
    Sou contra o aumento de passagens. Por alguns motivos:
    1) Não existe abrigo de ônibus em mais de 80% dos pontos na cidade.
    2) Super-lotação em horário fixos.
    3) Ônibus sem ar-condicionados.
    4) Vários ônibus passam pelas mesmas ruas, falta diversificar o itinerário das linhas.

  12. Estava eu, chegando à prefeitura para outra reunião, quando deparei com aquela manifestação. Pude presenciar os fatos.
    O vereador Maneco tentou sair do estacionamento da prefeitura com seu automóvel e foi barrado pelos manifestantes, que ficaram á frente impedindo a saída dos carros estacionados. Ouve trocas de ofensas políticas de parte a parte. o vereador Maneco mostrou ostensivamente uma bandeira do Serra, recebeu em troca uma echurrada de palavras de ordem e bordões de campanha. Estava a menos de 10 metros do ocorrido. Não vi nenhum segurança unhado e não vi ninguém cuspir em ninguém.
    É uma pena que o destempero do vereador, talvez motivado pela derrota na próxima eleição, o faça desenterrar esses métodos que, aos meus 53 anos, pensava que estavam todos sepultados.

  13. @Renata, me desculpe, mas acredito que os olhos vermelhos são de estarem expostos ao sol, e quem sabe devido a spray de pimenta utilizado por alguém. Sinto muito, tu é mais uma estudante que perdeu a alma e se tornou mais uma acomodada que tipo: ” Eu tenho o meu, que se dane o resto da sociedade”. Bom não havia bebida alcoolica. Temos muitas gravações, fotos. Ah tu deves ter visto latinhas de cerveja, mas sinto muito dizer, estavam cheias de areia e pedrinhas para fazer barulho. Aconteceria algo de ruim se fosse por parte da Brigada, que agiu de forma muito boa mediando a situação com o excelentissimo Sr Prefeito, cada vez mais autoritário e fora da casinha. Eu não sou da UFSM, estudo na Unifra, uso ônibus e tenho objetivos na vida sim. Mas eles não incluem nunca ficar de braços cruzados diante de problemas que afetem a comunidade. Nós não chegamos nem a 1% e nem vamos chegar a fazer o que estão fazendo na França. Te garanto que se houver uma votação, a maior parte da população vai ficar do lado de quem? Dos empresários? Da prefeitura? Ou da maior parte do povo? E ai?

  14. @Renata
    Que discursinhomais neoliberal, hein? “Ninguém é obrigado a andar de ônibus”. E o trabalhador de Camobi, da Tancredo? Anda a pé, senhorita/senhora?
    “Hoje tenho meu emprego, meu carro, meus objetivos”.
    É o velho discurso (neo)liberal do “self made man”.
    – Consegui meu empreguinho, meu carrinho, e o resto, que se exploda.
    – Fuck you, diriam os norte-americanos.
    Realmente, quem manda nascer pobre. Que pague ônibus quem tiver condições. Quem não tiver condições de pagar passagem…Ora, que compre um carro como a Renata.

  15. O que dizer de pessoas saudosas da ditadura? Nada, somente lamentar a sua “seletividade democrática”: democracia só é boa quando serve para eles. Feio não é ser de direita, embora lametável; feio de verdade é ser pouco inteligente.

  16. As manifestações são válidas e refletem a indignação da sociedade. Mas gostaria que a Angelica nos contasse se ela gostou do aumento. Até porque acho que é importante saber os motivos da defesa que faz. A afirmação do Sergio Renato de que havia estudantes bebendo cachaça é muito séria. Gostaria de saber qual a fonte que forneceu esta informação, pois é passível de uma intervenção junto ao DCE, caso eles sejam os responsáveis por esta atitude. Mas tem que provar, caso contrário a coisa fica pior ainda.

  17. Venho mais uma vez manifestar meu repúdio em relação ao manifesto ocorrido no dia 21/10 na prefeitura. Falta de respeito com os servidores e contribuintes, ninguém é obrigado a andar de ônibus, eu mesma fui estudante e andei muitos anos de ônibus, hoje vou formada, tenho meu emprego, e meu carro, porque tive objetivos, mas a grande maioria que estava ali bagunçando não tem objetivo algum, e o vereador Manoel Badke foi agredido sim, e tem testemunhas do fato, inclusive teve uma vigilante da prefeitura que ficou todo unhado tentando tirar o vereador da multidão, isso é uma pouca vergonha, manifesto com bebidas alcoólicas, e ainda tinha alguns que os olhos era um vermelhão só, do que era não sei…
    Mas as pessoas tem por hábito, dizer que se a pessoa é contra determinados atos é porque é de partido contrário, mas se as coisas fossem feitas corretas, sem intervir no dia a dia do cidadão, sem infringir o limite alheio, sem agressões, mas não, querem ganhar na força e a todo custo.
    Agora estão com medo de serem identificados, mas se não devem, porque temem???
    E se algum manifestante menor de idade ficasse ferido, em decorrência de toda a baderna, quem seria o responsável???
    É inaceitável, tirar a bandeira do município pra colocar a bandeira do DCE, isso é passar dos limites.
    Partidário são sim os movimentos desse tipo.

  18. Angelica :Onde estavamos esses estudantes qdo estourou o MENSALÃO ???? A, lembrei no congresso da UNE, patrocinado pelo Gov Federal. Hehehehe que PIADA isso tudo !!!!

    E aonde você estava quando o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo, foi processado por ser considerado o “pai do mensalão”? Aonde estavas, em 1997, quando o então ministro Sérgio Motta foi acusado de comprar votos para a aprovar a reeleição do FHC? Protestavas aonde, cara-pálida?

  19. Intencionalmente ou não, o relise da Câmara omite uma fala ainda mais absurda do vereador Maneco. Ele desce a lenha nos estudantes e fala até que se pudesse, faria uma análise dos históricos escolares de cada um dos participantes do protesto. Pelo que se percebe, o vereador está no partido certo – o DEM-, ex-PFL e ex-Arena, legítimos herdeiros das práticas da repressão do período autoritário.

  20. @Sergio Renato

    que patrimônio público foi quebrado? Sobre bebida alcoólica, desconheço também qualquer coisa a respeito. Da parte do DCE, digo que isso jamais foi incentivado, a única coisa que compramos foi pão e presunto para os valorosos companheiros que ficaram quase 10h em vigília na frente da prefeitura na quinta…

  21. Ainda bem que a sessão da câmara de SM tem Audio e Video, os quais já foram solicitados, não é uma critica ao relato ai em cima, que jornalisticamente faz este grande Jornalista, noticiando os fatos, sem fazerb juiso de valor! mas as declarações que faz o vereador são mais graves que a o relato acima! em breve teremos a transcrisão do Audio Original (e o audio e video) e TOD@S poderão ver tão grave são as acusações, que merece sim um posicionamento oficial da REITORIA DA UFSM!
    Demais esta configurada a “luta de classes” Claramente em todos os locais, incluinso os comentários neste sitio virtual! o que nos manterá firme na luta é o amplo apoio popular recebido nas ruas e o apoio e engajamento das entidades e sindicatos organizados!
    NINGUEM aguanta mais o péssimo transporte público de Santa Maria e seu auto preço, que não condiz com a realidade da cidade!

  22. Senhor Renato, eu estava lá e não vi nenhuma cachaça e bebida de álcool como você afirma. Ninguém quebrou nada, não eram um bando de vândalos. Tu estavas lá? São meras suposições. Todos sabem que se houvesse depredação, bebidas alcoolicas, o movimento perderia sua validade. Depois dos protestos cada um sabe o que faz da sua vida. Por que tu não participas do de hoje (17h na praça Saldanha Marinho) e verifica com seus próprios olhos?

  23. Ainda bem que a sessão da câmara de SM tem Audio e Video, os quais já foram solicitados, não é uma critica ao relato ai em cima, que jornalisticamente faz este grande Jornalista, noticiando os fatos, sem fazerjuiso de falor! mas as declarações que faz o vereador são mais graves que a o relato acima! em breve teremos a transcrisão do Audio Original (e o audio e video) e TOD@S poderão ver tão grave são as acusações, que merece sim um posicionamento oficil da REITORIA DA UFSM!
    Demais esta configurada a “luta de classes” Clarameente em todos os locais, incluinso os comentários neste sitio virtual! o que nos manterá firme na luta é o amplo apoio popular recebido nas ruas e o apoio e engajamento das entidades e sindicatos organizados!
    NINGUEM aguanta mais o pésimo transporte público de snta maria e seu auto preço, que não condiz com a realidade da cidade!

  24. Sobre as manifestações, tenho a dizer o seguinte, se posicionar, falar, marchar é correto, democrático e justo! O que é inaceitável é ver jovens quebrando, destruindo patrimônio público e privado, movidos por líderes tendenciosos politicamente e o pior no meu ponto de vista muitos bebendo ingerindo bebida alcoólica quase todo o protesto, como foi citado aqui, sobre os pais saberem que seus filhos estavam se posicionando, tenho a plena certeza que sobre beber cachaça NÃO!

  25. Onde tu estavas Angélica, quando estourou o mensalão. Acomodada em seu canto como vários que vejo aqui criticar a movimentação dos estudantes por algo que os atinge direto e a toda a sociedade santa-mariense que é o aumento das passagens. Tem os que rir é de pessoas que ficam em seus mundinhos e criticam aqueles que querem exigir algo local, algo em Santa Maria que é explicações coerentes da Prefeitura sobre a suba. Até agora as explicações não colaram. Outra coisa, no Cilon Rosa, cada estudante saiu por livre e espontanea vontade e sabemos que lá existe um movimento estudantil. Parabéns a eles e muitos pais tem é orgulho de seus filhos por não ficarem de boca calada.

  26. Onde estavamos esses estudantes qdo estourou o MENSALÃO ???? A, lembrei no congresso da UNE, patrocinado pelo Gov Federal. Hehehehe que PIADA isso tudo !!!!

  27. Esse vereador é do DEM, da direita mais raivosa, que é contra toda manifestação de caráter popular. Certamente ele não estava lá prá se solidarizar com os estudantes e sim a favor do aumento da passagem.
    Portanto, nada a estranhar de sua atitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo