ESTADO. Com a autoridade da vitória, Tarso diz que chamará o PDT (mas não apenas) para o governo
A grande questão, em relação ao futuro governo do petista Tarso Genro, o grande vitorioso da eleição estadual deste domingo, é que tipo de comportamento terá o petista para viabilizar administrativamente o resultado político. E, na verdade, as primeiras manifestações do eleito não surpreenderam.
Em alto e bom tom, Tarso informou o que todos já supunham: chamará o PDT para conversar e, mais que isso, o convidará para fazer parte do governo. É evidente que haverá resistências. Tanto no petismo quanto (embora talvez menos) no pedetismo. Mas a autoridade de uma inédita (para os padrões gaúchos) vitória em primeiro turno tendem a facilitar a consecução do objetivo de Tarso.
Ainda que, porém, tenha ampliado sua bancada também em termos inauditos – são 14 nomes do PT eleitos na domingueira -, isso será insuficiente para garantir tranqüilidade de governança. Com os pedetistas e a bancada dos partidos aliados, PSB e PC do B, se chega a 25. Quase a maioria, para a qual faltariam ainda três votos na Assembléia.
Talvez por aí se entenda porque o futuro governador tenha deixado no ar a possibilidade de conversar também com outras siglas, especialmente o PTB, ou a maior parte deste, que afinal de contas é aliado em nível federal. E continuará a ser, na hipótese de vitória de Dilma Rousseff no segundo turno. Assim como o próprio PP, ao repórter ficou claro também será possível imaginar um conversê.
Enfim, não é descurado dizer sequer que apenas PMDB (e olhe lá), PSDB e DEM sejam alijados do governo futuro. Bem, essa é a idéia de Tarso Genro. Agora, só falta “combinar com os russos”. Vai que eles aceitam!
PARA CONFERIR O RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.