ISSO É CULTURA. Fundação Eny promove Carmen de Bizet, festejando os 50 anos da Escola de Ballet Ivone Freire
Não é qualquer hora que se tem isso em Santa Maria, cá entre nós. Méritos para a sensibilidade da Fundação Eny e, claro para a Escola de Ballet Ivone Freire. Acompanhe os detalhes, no material que recebi da Eny. A seguir:
“50 anos do Ballet Ivone Freire
Os palcos de Santa Maria receberão um evento inédito esta semana. Para comemorar os 50 anos da Escola da Ballet Ivone Freire, a Fundação Eny estará apresentando o espetáculo Carmem de Bizet.
Esta ópera foi composta no período do romantismo pelo francês Georges de Bizet, tendo sua estréia em Paris no ano de 1875. Na desenrolar dos atos, uma cigana, Carmem, usa seus encantos para seduzir os homens.O cenário é Sevilha (Espanha), século XIX e “ Carmen é uma cigana que trabalha em uma fábrica de tabacos. Sua beleza encanta o inocente soldado Don José que se torna completamente obcecado. Por esse amor, ele resolve abandonar a farda e torna-se o amante até o ponto de fazer parte de um bando de contrabandistas, amigos da bela cigana. Pela liberdade de amar, Carmen acaba deixando o pobre amante para ficar com um famoso toureador. O soldado enfeitiçado então é tomado por um acesso de ira e ciúme”.
O espetáculo contará com 35 bailarinos da Escola e também com a presença do dançarino Glauco Fernando que atua em São Paulo.Glauco é professor em renomadas escolas paulistas e desde 1992 estuda a arte do Ballet. Foi aluno de nomes conhecidos como Silvia Cibele, Ilara Lopes, Jorge Peña, Isaura Guzman, entre outros. Em seu currículo cursos de ballet na Escola do Bolshoi, em Moscou, em Centro Pro Danza em Havanna-Cuba.
Farão parte do espetáculo ainda, as crianças do projeto Dançando para Educar da Fundação Eny. São 41 pequenos dançarinos que recebem bolsas de estudo para aprender ballet.A ópera será apresentada pela Orquestra de Sopro da UFSM.
Os ingressos para a única apresentação do espetáculo são gratuitos, mas já estão esgotados.
Carmem de Bizet é uma realização da Fundação Eny com apoio de: Colégio Marista Santa Maria, Guria Restaurante e Cafeteria, Hotel Nino, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Casas Mainardi, Universidade Federal de Santa Maria através do Centro de Artes e Letras.
Mais informações pelo fone: 55 8438 1980 com a professora Beatriz Isaia, ou no Ballet Ivone Freire 3027 7185.
Data do evento: 21 de outubro – quinta feira
Local: auditório da Escola Marista Santa Maria
Hora: 21h”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
eu participei da apresentação confeso foi muito bom !!