PrefeituraTransporte

PROTESTO. Oito horas de uma disputa política entre estudantes e prefeitura

Estudantes protestando. E há versões controversos acerca do que aconteceu na Prefeitura

Reconheço: não vi nada, nem ouvi. Não, não foi leniência – apenas impossibilidade de acompanhar tudo, mesmo. Mas se há um repórter em quem acredito, por sua capacidade de relatar (e avaliar) os fatos, este é Deni Zolin. E é dele o texto a seguir, publicado originalmente na versão online do Diário de Santa Maria. A foto, sim, esta é de um colaborador do sítio, Luiz Refatti que, como ele próprio diz, tem a ventura de morar e trabalhar próximo aos fatos. Acompanhe o texto, com a imagem do leitor:

 “Depois de oito horas de protesto, manifestantes deixam a prefeitura de Santa Maria

…Depois de oito horas de protesto em frente à prefeitura de Santa Maria, estudantes e representantes de movimentos sociais deixaram o local às 19h desta quinta-feira. A decisão de liberar o estacionamento e um dos acessos à prefeitura foi tomada depois que o prefeito Cezar Schirmer se comprometeu em marcar, nesta sexta-feira, uma audiência pública para tratar do transporte coletivo. Mas Schirmer não cedeu à pressão dos manifestantes, que queriam a revogação do reajuste da tarifa de ônibus. O aumento, de R$ 2 para R$ 2,20, valerá a partir da próxima terça-feira.

O protesto, que começou às 9h na Praça Saldanha Marinho, chegou à prefeitura às 10h30min desta quinta-feira. Quando os estudantes chegaram ao local, houve um tumulto. O grupo tentou entrar na prefeitura, mas foi impedido pelos vigilantes municipais. Pelo menos um vigilante usou spray de pimenta para conter os manifestantes. Por volta das 11h, novo tumulto ocorreu quando os estudantes trancaram o acesso ao estacionamento. O trânsito na Rua Venâncio Aires, entre as ruas André Marques e Benjamin Constant, ficou interrompido até as 19h.

Os manifestantes queriam ser recebidos imediatamente pelo prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, para pedir que o aumento da passagem de ônibus na cidade fosse revogado. Como Schirmer não estava no local, três secretários municipais atenderam 10 representantes dos estudantes e dos movimentos sociais ao meio-dia. Foi acertado que, até as 13h, seria dada a resposta do prefeito…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Quero eu dizer que até certo ponto concordo com as manifestações feitas pelos movimentos sociais é legitima ,oque descordo quando Oportunistas como o líder do movimento pela moradia eos coordenadores de campanha partidárias como apoiadores,lideres comunitários do então Deputado eleito valdeci Oliveira e Drªsandra se apoderam destes movimentos ,se dando como os lideres da mobilização, mobilização esta que deveria ser feita antes quando já se ensaiava o novo valor, não usem dum momento como este que mexe no bolso do cidadão ,como o movimento real que querem que é o desgaste do governo.
    Ao líder do DCE digo não deixe ser levado por oportunistas como certos lideres nem digo pelo do MLN, que já vive nesta luta a tempo de vendendo o seu povo, mas por alguns lideres oportunista que querem ser lideres nas costas dos outros que invés de fazer, realmente pela sua comunidade ficam se apoderando de mobilização estudantil , e dando uma de lideres acordem estudantes não sejam maquina de manobra de pessoas que nem dentro da sua comunidade conseguem mobiliza em favor delas . e querem se apodera desta mobilização de vocês.
    Creio eu que pais de alunos deverian entrar no justiça contra estes tipo de desvio de conduta ,produzida por certos oportunista que só querem ser respeitados como lideres e no entanto protagonizam,momentos de insegurança , para trabalhadores que estão nas vias publicas ou até dentro de órgãos públicos cumprindo com sua jornada de trabalho.
    E de pais que muitas vezes estão no trabalho pensando que seus filhos estão na escola ou em casa estão cometendo certos insegurança para outros e se acontece algo grave com um destes adolescentes que este grupo de lideres abordo no portão da escola , na rua ou na porta de casa como estavam convidando , quem responde por este desvio de conduta? quem respode.

  2. Bom dia, fiquei feliz pelas manifestações a respeito do q escrevi. Respeito a todas as opiniões e me reservo ao direito, como qualuqer pessoa pode fazê-lo, de concordar ou não. Já fui e ainda sou estudante. Sei tb q quando estudante somos massa de manobra (efeito de massa). Entendo e respeito a manifestação dos estudantes, e acho sim q foi mais partidária, pois haviam muitos no calçadão com adesivos de um candidato a presidente. Acho q tem q protestar sim, ma acho q tem q protestar por outras coisas tb. Meu proteto tb é no voto, atualmente. Se for preciso, pq não protestarmos, não é mesmo? E aqueles q acham q eu e outros não protestamos, protestam tb? Concordam com as políticas públicas atuais no país? Ficam em fila no SUS? Se deram conta q o país está oco por dentro? Q a corrupção está minando com o Brasil? Por fim, deixo mais uma vez claro: são questionamentos que faço, respeito a todas as opiniões no que chamam de democracia no Brasil. Ela existe aqui e no mundo? O problema é muito, muito alḿe de foco aqui e ali de manifestação. A sociedade atual, no mundo todo, é uma barbárie e demorará muito, ainda, a buscar resolver seus problemas, talvez, nunca. Respeito a manisfestação dos estudantes, tem sim q manifestarem-se, mas por outras causas tb. No meublog há opiniões sobre isso. Publico todos os comentários q forem dignos de respeito e democráticos. Ah, busquem no youtube “josé saramago falsa democracia”. Assistam e depois opinem. O problema é bem maior. http://www.cleuber.wordpress.com

  3. ainda em tempo:

    o vereador Manuel Badke deve ter conseguido, no mínimo, uns 400 votos para a Dilma hoje, e isso significa que ele já trabalhou muito mais que os edis do PT em Santa Maria na tarefa de eleger a primeira mulher presidente do Brasil…

    no auge da manifestação, com quase 700 pessoas em frente a prefeitura, numa pauta que não tem absolutamente nada a ver com a eleição presidencial, o vereador Maneco sai do carro, brada contra a multidão e ergue adesivo, daquele de colocar no carro, do SERRA!

    Tô até agora me perguntando qual o motivo dele ter feito isso e o que ele esperava ganhar com isso…

  4. como membro da direção do DCE vou dizer que fico muito feliz de vir aqui e ver manifestações de apoio de pessoas como a Silvana e o Fritz, mostra que de fato estamos no caminho e fizemos a coisa certa hoje!

    Em relação ao tracamento do estacionamento? Ele ocorreu de maneira pacífica, tirando um ou outro carro que tentou passar a força ameaçando atropelar os manifestantes…

    porém enquanto se discutia a abertura ou não da cancela (havia uma divergência em relação a isso, depois houve consenso de deveria ficar fechada), alguns funcionários da prefeitura foram fazer um serviço um tantinho quanto sujo, fecharam eles a cancela:

    é só olhar neste vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=tlE3iEDdeV0

  5. Cleuber, Renata e Hellen, vocês já protestaram contra os problemas que citaram tirando o argumento infundado da cerveja, refrigerante e cigarro?
    É fácil falar para quem não viu de perto o que estava acontecendo e depois se ilude com a mídia local, que só publica do jeito que é conveniente a eles.
    Bom, não vi nada demais. O ponto em que a rua estava bloqueada não atrapalhava o trânsito já que todos podiam chegar até o Hotel Itaimbé saindo da Benjamim Constant e quem descia do cetro podia desviar pela Pantaleão.
    O direito de ir e vir não foi violado. Todos podiam sair e entrar na prefeitura por um dos acessos. Só não podiam sair de carro, pois a ideia era que fossem embora a pé ou de ônibus.
    E a população sabe que O SIM não está tão perfeito quanto pintam por ai. Pego vários ônibus em péssimo estado.
    Parabéns aos estudantes e movimentos sociais. Mesmo com algumas pessoas ostentanto adesivos de seus partidos (não todas) o manifesto teve êxito até então. Silvana e Franz, o movimento estudantil não vai parar mesmo…

  6. Pelo amor de Deus, quanto reacionarismo. Criticar os estudantes porque protestaram contra o aumento da passagem? Eu pergunto aos nobres missivistas virtuais, quando foi que eles protestaram contra o mensalão? Qual a última manifestação da qual participaram? Foi das Diretas Já? Foi na atual greve geral da França que tem apoio de 70% da população? Por favor, já que vivemos em uma democracia, um pouco de visão de cidadania não faz mal a ninguém. Os cidadãos de consciência deveriam ir a qualquer manifestação democrática que acontecesse, independente de governo. Já que estão contentes com o aumento do valor das passagens, quem sabe se propõem a pagar por todos nós?

  7. Protestos sempre acabam incomodando outras pessoas que se sentem alheias à causa. O aumento da tarifa atinge a todos que andam de ônibus. Concordo que os estudantes são um pouco acomodados e poderiam se movimentar por outras causas, mas vcs também estão esquecendo as mobilizações que houve dentro da Universidade na discussão sobre o vestibular, por exemplo. É claro que quando mexe no bolso há uma motivação maior. Mas não é só isso. O exemplo que deve ser dados aos filhos é o da indignação, mobilização por algo justo e não moralismo e “tô nem aí” de quem foi interrompido em sua rotina e ficou irritado por isso. Parabéns aos estudantes!

  8. @Cleuber Roggia
    Parabéns, pela sua colocação Cleber, eu ainda
    pergunto:cade o protesto contra o aumento da cerveja,
    cigarro e porque não protestar contra as filas nos hospitais,e afalta de segurança nas ruas??

    abraço.

  9. @Cleuber Roggia
    Concordo contigo Cleuber, pq não fazem protesto quando aumenta o preço da cerveja, dos refrigerantes, dos cigarros, das casas noturnas, acham muito bonito ficar fazendo balburdia devido ao aumento da passagem de onibus, mas e o restante das coisas não aumenta de preço???
    E onde fica o direito de ir e vir do cidadão??
    A liberdade de um termina onde começa a liberdade do outro, onde já se viu cuspir nas pessoas, tentar dar ponta pés, escrever nos carros, unhar vigilantes, servidores tendo que deixar seus carros e irem para casa a pé, em que país vivemos, onde está a democracia e o respeito, e pensar que eram estudantes, muitos da nossa UFSM, que vergonha…Que exemplo estas pessoas darão para seus filhos????
    E ainda tem gente que aplaude este tipo de atitude, manifestar contra algo, esta correto, agora faltar com respeito e partir para agressão já é demais…

  10. Pq eles não fizeram protesto igual por causa do mensalão e de toda corrupção atual? Pq eles não fazem esse protesto por causa do valor da gasolina (num país autosustentávem em petróleo)? Pq eles não fazem esse protesto quando aumenta a luz, a água? Interessante, não? Fazem protestos quando convém. É um protesto democrático, sim, mas acho q mais partidário. O q vc acha, Claudemir? E vc, leitor do Claudemir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo