Eleições 2010Partidos

QUEM MANDA. Votos definem: de cada dez eleitos, quatro são de PT, PSDB ou PMDB

Se algum outro partido sonhava em alçar vôo no protagonismo político brasileiro, a partir dos votos de 3 de outubro, terá que adiar. As urnas ungiram uma quantidade imensa de governadores, senadores, deputados estaduais e federais (tudo somado) de apenas três siglas. Exatamente aquelas que, de uma certa maneira, já ponteavam a preferência do eleitor.

Os números não mentem: dos 1.644 que se elegeram há oito dias, nada menos que 683 são, respectivamente, de PT, PSDB e PMDB. Que receberam 57% dos 543 milhões de votos (computados os cinco cargos em disputa, exceto Presidente da República). Mais detalhes dessa supremacia, inclusive todos os números, estão em excelente material produzido pelo sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Eduardo Militão. Acompanhe:

PT, PSDB e PMDB concentram 41% dos recém-eleitos

O PT, o PSDB e o PMDB foram os partidos que tiveram mais sucesso nestas eleições. Os candidatos dessas três legendas receberam ao todo 57% dos 543 milhões de votos no primeiro turno das eleições. Dos 1.644 deputados, senadores, governadores e vices eleitos no último domingo (3), 683 (41,5%) são filiados a uma dessas três siglas.

Proporcionalmente, os peemedebistas foram os que tiveram maior êxito quando se considera o número de candidaturas lançadas. Dos 1.071 candidatos pelo PMDB, 246 (23%) se elegeram. Mas foram os petistas que elegeram mais nomes nestas eleições: 252. As duas siglas ainda podem conquistar os dois principais postos do Palácio do Planalto, com Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer, seu vice…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR OS VOTOS DOS PARTIDOS EM TODO O BRASIL, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo