EducaçãoPrefeituraTransporte

TARIFA. O protesto estudantil de hoje e a audiência pública, em duas versões

Publicarei a seguir duas versões (nenhuma incorreta, que não é o caso) para os episódios de hoje, com o protesto de estudantes e movimentos sociais e o desdobramento da audiência pública que acontece na segunda-feira.

Antes, a posição da prefeitura, expressa em nota assinada pelo secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, acerca da impossibilidade de o prefeito participar do evento da segunda.

Logo abaixo, em texto (e também a foto) assinado pelo jornalista Fritz R. Nunes, da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), com o relato do protesto desta sexta. Acompanhe:

1) A NOTA DA PREFEITURA

Prefeito aceita Audiência Pública somente após o dia 31

O prefeito Cezar Schirmer reafirma seu compromisso de realizar uma audiência pública, com a presença de estudantes e representantes dos movimentos sociais que protestam contra o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano, e irá cumprir. Entretanto, já declarou que a audiência poderá ser marcada a qualquer hora e lugar, após o dia 31 de outubro. A decisão do chefe do Executivo se justifica por entender que as manifestações têm caráter político-partidário, às vésperas das eleições.
Neste sentido, e considerando que sequer foi consultado sobre a data da audiência, marcada para o dia 25, dia em que tem compromissos imperiosos já marcados, o prefeito não poderá participar da audiência marcada pelo DCE. Hoje (22) de manhã líderes do movimento encaminharam ao gabinete do prefeito, a solicitação para uma audiência no dia 25, às 19h.

Giovani Mânica -Secretário de Relações de Governo e Comunicação”

2) O RELATO DO PROTESTO DE HOJE

 “Estudantes voltam a protestar contra aumento da tarifa de ônibus

Protesto que começou com o DCE da UFSM recebeu, hoje, a adesão do DCE do Centro Universitário Franciscano

Depois de uma quinta-feira de muitos protestos contra o aumento da passagem de ônibus em Santa Maria, os estudantes voltaram à praça no final da manhã desta sexta. Portando faixas, eles se reuniram na praça Saldanha Marinho portando faixas com mensagens que denunciavam uma suposta submissão do Poder Público aos “interesses econômicos” e ao mesmo tempo, criticando a má qualidade do transporte público, que geraria ônibus lotados e atrasados, apesar de uma passagem “cara”. O movimento iniciado pelos estudantes da UFSM, que aos poucos ganhou a adesão de secundaristas e estudantes de cursinho na quinta, hoje também ganhou apoio do DCE do Centro Universitário Franciscano (Unifra).

O clima na manifestação desta sexta era de bastante revolta, isso porque, segundo os estudantes, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), teria negociado a desocupação do estacionamento da prefeitura, na tarde de ontem, se comprometendo a chamar para segunda-feira, às 19h, uma audiência pública na Câmara de Vereadores, em que se discutiria o tema do transporte coletivo santa-mariense. Entretanto, a informação recebida pelo DCE da UFSM nesta manhã era de que o chefe do Executivo teria desistido de ir à audiência. Para os estudantes, isso teria sido uma traição ao acordo feito ontem. Muitos disseram que, se soubessem que Schirmer não cumpriria o acordado, teriam permanecido no pátio da prefeitura…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Uma pequena congtribuição!!

    Gostaria de sugerir que o “prefeito”, que não é perfeito, outorgasse a Lei da Meritocracia para premiar as melhores empresas de transporte coletivo na cidade, mas com o voto de quem de fato paga por estes serviços precários e relapsos. Mas agora com a implantação do “sim” os bichanos ficaram todos com a mesma pele (cor).

  2. “após o dia 31 de outubro. A decisão do chefe do Executivo se justifica por entender que as manifestações têm caráter político-partidário, às vésperas das eleições.”
    Digo mais uma vez!
    O PREFEITO SO PODE ESTAR GOZANDO DA NOSSA CARA! COMO DIZ O @dceufsm em seu Twitter! sigam @dceufsm Como pode se ter posição eleitoral se nem sabemos qual candidato Schirmer apoia? Hoje recebeu o vice da Dilma, segunda recebe o Alckmin…
    e ainda do mesmo autor @dceufsm É SÉRIO! Schirmer diz que manifestações de ontem foram promovidas por Brasília por causa das eleições presidenciais – http://bit.ly/a7CMQZ

    Shirmer! A gente sabe de seu comprometoimento politico com a ATU de aumentar o valor da passgem e implementar um SIM/integração apenas com desconto de no máximo 50% na segunda passagem! MAS NÃO PRECISA PENSAR QUE O POVO SNATA MARIENSE É BURRO!
    aSSUME SUAS RESPONSABILIDADES COMO PREFEITO E NÃO TEMTE JOGAR A POILUOAÇÃO COMTRA O DCE-UFSM, e o movimewnto estudantil!
    mande os seus CC’s lhe dar um relato como esta o apoio as manifestações! mesmo com tanto Bloqueio das Rádios chapa braca da “republica de Santa Maria”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo