Economia

ZERO A ZERO. Doutos não acreditam em redução de juros pelo BC. Nem em aumento

Entre esta terça e quarta acontece mais uma reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. É o organismo que decide, entre outras questões, qual o juro básico da economia brasileira. Quem acredita que, na bica do segundo turno do pleito presidencial, seus integrantes ousarão mexer na taxa, atualmente fixada em 10,75%?

Ninguém. Nem os doutos – que, até por sua sapiência obtida na lida diária com o mercado financeiro, do qual são especuladores (ops, operadores), sabem que ninguém ousaria ser chamado de linha auxiliar, seja do governo ou da oposição.

Pois é exatamente essa previsão de zero a zero a mais importante do boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central e que, de novo, projeta uma inflação ligeiramente maior (coisa de 0,05%) para 2010. Os detalhes estão em material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. Confira:

Focus: Copom deve manter Selic em 10,75% ao ano na reunião que começa amanhã (terça)

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no patamar de 10,75% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para amanhã (terça) e quarta-feira (20).

Para os analistas, a Selic, instrumento de controle da inflação, também não deve ser alterada na última reunião do ano, nos dias 7 e 8 de dezembro. O Copom eleva os juros para estimular a poupança e conter a expansão excessiva da demanda. O comitê também pode não mexer nos juros básicos quando acredita que o patamar da taxa é suficiente para gerar equilíbrio entre o que se produz, o que se compra e os preços. Pode ainda reduzir a taxa Selic se o objetivo for aquecer o mercado consumidor e estimular a atividade econômica.

Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (segunda, 18) pelo BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar acima do centro da meta de inflação (4,5%) neste ano e em 2011, na avaliação dos analistas. Mas a expectativa está abaixo do limite superior de 6,5%. A projeção para o IPCA neste ano está em…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo