EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Seminário do DCE debate estatuinte na Universidade

Foi ontem à noitinha, no auditório Sérgio Pires, no campus. Um debate promovido pelo Diretório Central de Estudantes da UFSM tratou da proposta de Estatuinte para a instituição, uma idéia das entidades que representam os segmentos que compõem a Universidade.

Os três segmentos propõem uma Assembléia Estatuinte para a UFSM. E ontem houve novo debate

Entre os presentes, representantes da Seção Sindical dos Docentes, de cuja assessoria de imprensa é o material que publico a seguir. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Acompanhe:

 “SEDUFSM participa de seminário sobre estatuinte promovido pelo DCE

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM esteve representada no evento “Quem dita as regras na UFSM”, no início da noite desta quinta, 25, no Auditório Sérgio Pires, campus da universidade. Estiveram presentes os professores Francisco Freitas e Clovis Guterres no debate convocado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). O presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, não esteve por ter compromissos fora de Santa Maria. Contudo, o professor Francisco Freitas tem acompanhado as discussões recentes sobre a “Estatuinte”, enquanto Clovis Guterres é uma referência histórica no tema.

Em que pese a pequena participação de estudantes, admitido pelas próprias lideranças do DCE, o evento oportunizou um debate sobre o ponto principal que norteia a luta das três entidades – SEDUFSM, DCE e ASSUFSM, que é a convocação de uma Assembleia Estatuinte na instituição. O objetivo com isso é uma discussão ampla sobre a estrutura da universidade, que, segundo as entidades, hoje não é questionada, com os gestores propondo apenas alterações pontuais.

Para o professor Francisco Freitas, do departamento de Metodologia do Ensino, e que já presidiu a SEDUFSM de 1996 a 1998, as decisões tomadas pelos gestores da universidade não se preocupam com a comunidade acadêmica. “Quanto menos gente discutir as propostas, melhor”, destacou Freitas, interpretando a visão política da Administração. Já Clovis Guterres, que foi o primeiro presidente da SEDUFSM (1989) e integra o departamento de Fundamentos da Educação, considera que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. @Saúl
    A fonte pode ser a própria matéria publicada no site do Claudemir, que remete ao site da SEDUFSM, e que registra que o parecer de vistas do DCE foi rejeitado por 18 a 16, incluindo a sugestão de instalar a Estatuinte no próximo semestre. Entretanto, tramita uma solicitação das três entidades na UFSM e que deverá ser apreciada nas instâncias competentes, solicitando a convocação de uma Assembleia Estatuinte.
    Fritz Nunes
    Jornalista da SEDUFSM

  2. Esse baixinho eh um gozador, risos. Segundo notícias de hoje à tarde por fontes bem informadas dão conta que a Estatuinte dançou por dois votos a mais a favor da turma conservadora. Eu avisei o pessoal que seria quase impossível passar a nossa proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo