Eleições 2012PartidosPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Primeira definição: já se sabe quem NÃO será candidato a prefeito

Fabiano Pereira (PT) não será candidato a prefeito em 2012. Esta é a primeira definição, a poucos meses de começarem, efetivamente, os debates internos nas mais diversas siglas a respeito da sucessão de Cezar Schirmer (PMDB). Informação claudemiriana? Não, dedução óbvia – e que encaminha algumas questões, pelo menos em relação ao, aparentemente, principal adversário da reeleição do atual prefeito.

Por que o óbvio? Pelas declarações feitas pelo governador eleito Tarso Genro, logo após o pleito de 3 de outubro. Questionado sobre o secretariado que formaria, foi definitivo apenas em um ponto: não convidaria, nem nomearia, para o primeiro escalão, quem fosse candidato a prefeito em 2012. Logo, Fabiano assume a pasta de Justiça e Direitos Humanos para ficar, no mínimo, até abril de 2014, quando começa o período de desincompatibilização dos que pretenderem concorrer a deputado, senador ou governador naquele ano. Simples, portanto. E exigiu apenas meio neurônio.

O interessante, porém, é a decorrência. Se o atual deputado estadual não será, quem será o nome petista para 2012?

É evidente, e a maior parte dos analistas (e até de torcedores bem situados) imagina ser Valdeci Oliveira o provável concorrente do PT. Pode ser. Inclusive porque ele não será secretário de Estado. Mas Paulo Pimenta também não foi, muito provavelmente pela mesma razão – não poderia cumprir a determinação do governador (e amigo pessoal), que quer assessores para um mandato quase inteiro.

Aqui também não se trata de informação, mas de observação e conversa com gente próxima e até os próprios parlamentares, o eleito e o reeleito. A tendência que se esboça, no âmbito petista, é uma nova candidatura de Pimenta. Algo que, isso é possível afirmar, talvez se defina logo nos primórdios de 2011.

Aliás, tanto quanto, por exemplo, em 2004, quando Valdeci concorreu (e venceu) à reeleição, é bastante possível que o quadro sucessório de Santa Maria, pelo menos dos protagonistas, se defina com bastante antecedência. Inclusive pela saída do jogo do agora secretário Fabiano Pereira.

EM TEMPO: a escolha do deputado estadual petista para o secretariado tem o condão, também, de acabar com especulações que havia (e jamais emanadas pelo próprio, mas por parte de seu entorno ou nem tanto) sobre uma eventual saída de Fabiano no rumo, por exemplo, do PPL. Isso, agora, ficou fora das cogitações. E até dos sonhos de uns e outros.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Se vc soubesse fazer política, não teria passado por uma situação tão constrangedora. Ofender, agredir pelo que me consta não é uma forma correta de fazer política. Quem deve se politizar mais é vc para que não coloque em jogo até o nome do teu candidato.Cabo eleitoral desta natureza é melhor não ter, é só perda de votos.

  2. hahahaha olha a minha preocupação com isso! rsrsrsrs
    extremamente patético
    ridículo rsrsrsrs
    politica se faz no argumento e isso não passa de amadorismo rsrsrsrs

    hahahaha!

  3. E aí Tiago, quem é vivo sempre aparece. Que aconteceu que voce desapareceu por um bom tempo? Me contaram que viram vc lá na Av. Borges conversando com o Suli e o Miguel pela última vez e depois sumiu.

  4. @Matheus DG
    Então tu não trata as coisas pela política e sim pelo pessoal,vai votar no Pozzobom ou no Schirmer,não deverias nem cobrar nada do PT porque petista tu não pode ser com esta postura medíocre!

  5. @tiago fernandes
    Mas que mudança repentina de opinião Thiago Fernanades, tu dizia sempre por aqui no ano passado que tinha acabado a “era Valdeci” e que vinha um cara jovem que encheria as urnas de voto e lálálá… o que houve?

  6. E lá se vai a chance de uma opção de renovação por parte do PT…é uma pena. Valdeci ou Pimenta? Não com meu voto…

  7. Com certeza Valdeci é a melhor opção se olharmos nessa ótica até porque foi prefeito 8 anos e o atual prefeito não diz pra q veio.
    mas tem 2 anos ainda e a política é muito dinamica.
    até demais.

  8. Acredito que o candidato e o próximo prefeito tem de ser o Pimenta. Ele tem uma baixa experiência política, é muito bem relacionado com Brasília e com Tarso. Acho que tá na hora dele ser prefeito e fazer uma grande administração.

  9. O prefito de Santa Maria tem que ser o Valdeci E repetir a dobrada de 2004 (vencedora) com o mais prepardo vice prefeito que nossa cidade já teve Werner Rempel,que no meu humilde entendimento tem total condições de ser no Futuro Prefeito de Santa Maria. Faça suas apostas….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo