Economia

FEISMA 2010 (46). Centro de mídia eletrônica apresenta chip ‘made in’ Santa Maria

POR Maiquel Rosauro (texto e foto)

A Santa Maria Design House (SMDH), centro de desenho em mídia eletrônica, apresenta no Pavilhão Inovação da Feisma o ZR 16 – primeiro microcontrolador brasileiro comercial. Trata-se de um chip com hardware e software embutido que tem como objetivo a programação inteligente.

Coordenador da SMDH, João Martins, apresenta o microcontrolador ZR 16

De acordo com o coordenador da SMDH, João Batista dos Santos Martins, a empresa Exatron, de Porto Alegre, vai adquirir 800 mil ZR 16 por ano. O centro está localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“No futuro, a SMDH deverá se tornar uma empresa”, antecipa Martins.

A SMDH também divulga na Feisma o desenvolvimento de circuitos para a área espacial, usados por satélites, e o projeto de produtos de Identificação por Rádio Frequência (RFID) – usado para logística, identificação, rastreabilidade bovina, entre outras aplicações.

Campinas e Santa Maria são os únicos municípios do interior do país a possuir um centro de circuito integrado. A SMDH é integrante do programa CI-Brasil, financiado pelo governo Federal e que incentiva o desenvolvimento da nanotecnologia e capacitação do Brasil no mercado de microeletrônica.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo