FEISMA 2010 (46). Centro de mídia eletrônica apresenta chip ‘made in’ Santa Maria
POR Maiquel Rosauro (texto e foto)
A Santa Maria Design House (SMDH), centro de desenho em mídia eletrônica, apresenta no Pavilhão Inovação da Feisma o ZR 16 – primeiro microcontrolador brasileiro comercial. Trata-se de um chip com hardware e software embutido que tem como objetivo a programação inteligente.
De acordo com o coordenador da SMDH, João Batista dos Santos Martins, a empresa Exatron, de Porto Alegre, vai adquirir 800 mil ZR 16 por ano. O centro está localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“No futuro, a SMDH deverá se tornar uma empresa”, antecipa Martins.
A SMDH também divulga na Feisma o desenvolvimento de circuitos para a área espacial, usados por satélites, e o projeto de produtos de Identificação por Rádio Frequência (RFID) – usado para logística, identificação, rastreabilidade bovina, entre outras aplicações.
Campinas e Santa Maria são os únicos municípios do interior do país a possuir um centro de circuito integrado. A SMDH é integrante do programa CI-Brasil, financiado pelo governo Federal e que incentiva o desenvolvimento da nanotecnologia e capacitação do Brasil no mercado de microeletrônica.
Que comecem logo a vender esse Microcontrolador, pois estou doido pra desenvolver algo com ele.
São produtos como estes que revelam todo o talento que temos na nossa UFSM. Parabéns ao Dr João Batista – coordenador. Estes feitos nos deixam orgulhosos e confiantes no futuro.
Forte e grande abraço,
Quando é que termina a Feisma?