Economia

FEISMA 2010 (67). Encontro de lideranças mostrou discurso sincronizado

POR Maiquel Rosauro (texto e foto)

Uma mesa redonda entre líderes políticos, empresariais e reitores de universidades encerrou o 1º Seminário Brasileiro de Inovação, Educação Empreendedora e Desenvolvimento Regional Sustentável, no sábado. No encontro realizado na Feisma os participantes mostraram um discurso sincronizado.

Valdeci, Irani, Schirmer, Spode, Reinert, Cleusa e Kirchoff encerraram Seminário de Inovação

Participaram do evento o prefeito municipal Cezar Schirmer; o ex-prefeito municipal e deputado estadual eleito Valdeci Oliveira; vice-reitor da UFSM Dalvan Reinert; a reitora da Unifra, Irani Rupolo, a professora Cleusa, representando a Ulbra; e o empresário Júlio kirchoff, representando a Cacism. O presidente da Associação Santa Maria Tecnoparque, Elton Spode, foi o moderador da mesa.

O primeiro a discursar foi Reinert. Ele ressaltou a conexão de saberes promovidas pela UFSM. “A universidade tem um papel muito importante na formação de jovens que no futuro estarão na liderança das comunidades”, comentou.

Em seguida, a irmã Irani falou sobre os estudos de empreendedorismo promovidos pela Unifra. “Temos o Programa Saberes, no qual investimos na formação permanente dos professores”, frizou.

A professora Cleusa lembrou que o processo de inovação e empreendedorismo tem que ser sempre adubado. “O que nos falta ainda é a coragem de investidores. Temos que buscá-los de forma continua”, argumentou.

Já Kirchoff relatou que o desenvolvimento de Santa Maria está ganhando velocidade. Segundo ele, “a Cacism vai sempre continuar apoiando o município”.

Schirmer afirmou que o grande diferencial de Santa Maria é o capital humano. Ele destacou que conhecimento, vontade e devoção são essenciais para o crescimento do município. O prefeito também destacou a importância da gestão municipal anterior ao lembrar dos R$ 4 milhões deixados pelo governo Valcedi através do Banco Mundial para o Tecnoparque.

Valdeci, o único da mesa que não representava nenhuma entidade, lembrou do compromisso do agente público, independente de questões pessoais, políticas e ideológicas. Ele afirmou que o político é eleito pelo povo e que tem compromisso com a comunidade. Ao fim de sua fala, ele parabenizou o atual líder do Executivo: “Hoje estamos vendo a realidade acontecendo, parabéns prefeito municipal Cezar Schirmer”.

Os palestrantes foram questionados sobre as dificuldades dos estudantes em conseguir estágios. Kirchoff afirmou que muitas vezes os empresários não conhecem os universitários e por este motivo eles não são contratados. Já Schirmer deu a ideia de promover o Programa Estudantes Empreendedores. “Por que eles não podem ter uma microempresa?”, questionou o prefeito.

O sistema viário para as capitais foi visto como um dos empecilhos para o desenvolvimento do município e do Tecnoparque. “Por que não há voos diretos de Santa Maria a São Paulo?” indagou a irmã Irani.

Ao final da mesa redonda, o presidente do Comitê de Empreendedorismo e Inovação, Vilson Serro, deixou um recado para todos os presentes: “Temos que parar de chorar. O dinheiro vem se tivermos boas ideias”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Aleluia!!
    Enfim, algumas das boas cabeças da cidade parecem estar olhando para a mesma direção, com o bom discurso, aparantemente, se transformando em ação concreta.
    Moro em Santa Maria faz 16 anos, e sempre me chamou a atenção uma aparente opção das lideranças de diversos segmentos pelo confronto destrutivo, pelo desdém ao mérito alheio, pela desconfiança em relação a propósitos e, principalmente, pela destruição do feito alheio como ferramenta de busca de poder.
    É importante ver a UFSM admitir que é meio e não fim, e assim postar-se de frente para Santa Maria e região e assumir que só se justifica se agregar valor à sociedade onde está inserida.
    É promissor perceber que instituições de ensino privado investem em maior qualificação interna para repassá-la à comunidade e, desta forma, gerar mais e melhores profissionais e cidadãos.
    É salutar ouvir Schirmer e Valdeci reconhecendo publicamente (como já fizeram em várias ocasiões) que gestão é processo contínuo, e que o administrador inteligente respeita o dinheiro que a sociedade paga em impostos governando para além do tempo de mandato e dando andamento às coisas boas de seu antecessor, independente da cor partidária de quem sai ou quem chega.
    Parabéns aos participantes… e que seu exemplo motive outros mais a assumirem uma postura mais ativa e positiva no processo de construção da Santa Maria que merecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo