GGI-M INSTALADO. Troco federal vai garantir Guarda Municipal e Videomonitoramento
Bueno, esta é a pretensão da prefeitura. Ainda nesta semana, envia ao Legislativo o projeto para a criação da Guarda Municipal – que terá 40 integrantes, que serão remanejados e terão curso de capacitação de 476 horas. Não utilizarão armas letais, mas contarão com quatro automóveis e oito motos.
Isso tudo será possível com a instalação, desde ontem, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, uma exigência para quem aderiu, caso de Santa Maria, ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania). Por conta disso, tudo será possível com recursos federais, inclusive quase 900 mil reais a ser utilizados na implantação da Central de Monitoramento, com 20 câmeras de vigilância a ser instaladas.
Mais detalhes da instalação do GGI-M e de tudo o que dele decorre você encontra no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Maria Luiza Guerra e Mayura Leal, com foto de João Vilnei. A seguir:
“Instalação do GGI-M abre caminho para uma Santa Maria mais segura
Na manhã desta terça-feira (16), no Hotel Itaimbé, um encontro provido pelo prefeito Cezar Schirmer marcou um importante passo no caminho que a Administração Municipal traça em direção a efetiva segurança dos cidadãos de Santa Maria: a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). O órgão será composto por um colegiado de autoridades policiais Municipais, Estaduais e Federais que trabalharão de forma conexa com a Guarda Municipal e uma Central de Monitoramento, cuja previsão de implantação é março do próximo ano.
Com a presença de autoridades que atuam na segurança pública, o prefeito municipal Cezar Schirmer enfatizou a preocupação do município em discutir e criar ações que inibam o aumento dos índices de violência e promovam efetivamente políticas na segurança. “Queremos estar ao lado, auxiliar, cooperar com as instituições que asseguram a segurança da população”, finaliza.
Na ocasião, o secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o santa-mariense José Mariano Beltrame falou de sua satisfação em fazer parte desta importante ação que traça “um diagnóstico lúcido da realidade”. Em sua fala o secretário enfatizou a necessidade de um planejamento estratégico, que, segundo Beltrame, engloba quatro etapas: avaliação do problema, a solução, busca de recursos e a implantação da ação propriamente dita. “Não se resolve o problema de cinqüenta anos em cinco, mas mostramos à sociedade que temos esperança”, acrescenta. Quanto a iniciativa do município, Beltrame acredita que Santa Maria pode fazer relevante serviço no âmbito preventivo e que em longo prazo evitará o aumento de índices de violência.
A Guarda Municipal será uma instituição de apoio a órgãos que tratam da segurança pública (Brigada Militar, Policia Civil, Policia Federal) e tem foco na prevenção e no enfrentamento da criminalidade. Sua sede será no quiosque do Parque Itaimbé, onde atualmente funciona a vigilância da Prefeitura, local foi totalmente restaurado com verbas municipal. O projeto de lei para a implementação da Guarda está em fase de finalização e análise jurídica, a expectativa é que até a próxima sexta-feira (19) o documento seja encaminhado a Câmara de Vereadores para apreciação e votação…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Sou vig. Tenho doze curços na area da segurança ! Sera que todos os vigilantes são despreparados para exercer a tal funçao????
Associação Dos Vigilantes Municipais de Santa Maria Rs
cnpj:09685583/0001-06
A utilização dos vig.municipal como guarda municipal é amplamente legal,devido as duas categorias terem suas atribuições correlatas,exemplo disso os municípios de Santa cruz do sul,Caxias do sul entre outros utilizaram os vig, e não tiveram problemas jurídicos.
A vigilância municipal tem um efetivo de 158 vig,então seria uma incoerência da administração publica não nos utilizar.
Quanto as colocações de jean carlo,devo esclarecer que: haverá um processo de seleção que certamente terá teste físico e psicotécnico.Desde 2008 estamos cadastrados no pronasci e fizemos cursos para se preparar para a guarda municipal, e também a cada 2 anos fizemos reciclagem de 30hs horas aula, além disso os selecionados da vigilância terão que fazer o curso de formação de 472horas aula, como consta na matriz curricular do pronasci.
Acredito que com essas considerações,fica claro a legalidade, e com o processo de seleção,que temos todas as condições de nos tornarmos guarda municipal.
Presidente Naison Dornelles
ótima a manifestação do Julio. Não há possibilidade legal para os vigilantes virarem guardas. Por vários motivos que atingem a grande maioria deles: falta de preparo físico; falta de preparo para atuar em situações mais delicadas (pimenta nos olhos da gurizada); falta de preparo para manusear armas; e principalmente porque fizeram concurso para vigilante patrimonial e o novo cargo é guarda municipal. Quero ver o Prefeito Schirmer e a famosa Bacharel chutar a legislação prá baixo dos armários.
Atenção TCE e MP, essa será mais uma atividade prá vocês.
Estava esquecendo de avisar que estou me preparando para este concurso de Guarda Municipal.
Muito interessante a criação da guarda municipal, porém só tem um detalhe: no quadro de cargos do município não existe tal cargo e caso seja criado o referido cargo, o mesmo somente poderá ser provido por concurso público. Remanejar servidores de outra função será insconstitucional.