LUNETA ELETRÔNICA. Beltrame e o GGI/SM, homenagem a Marchezan, Projeto Esperança, Eros na Academia…
* Enfim, parece que sai mesmo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O CGIM é quem deverá administrar a futura guarda municipal.
* Ao menos a instalação está confirmada. A prefeitura já expediu os convites para a solenidade que acontece na próxima terça, às 9 e meia da manhã, no Itaimbé Palace Hotel.
* Aliás, o evento deverá contar com uma grande estrela. No caso, o santa-mariense José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança do Rio de Janeiro.
* A propósito, há quem sussurre, nos bastidores, que Beltrame voltaria ao Sul em 2011. Hein? Isso mesmo: para ocupar idêntico posto, só que no governo gaúcho de Tarso Genro. A conferir.
* O deputado estadual Nelson Marchezan Jr (PSDB) está na Alemanha. Foi convidado pela Fundação Konrad Adenauer (que está pagando todas as despesas), para um intercâmbio junto ao parlamento alemão.
* O encontro, informa a assessoria do parlamentar, tem por objetivo promover o diálogo político entre o Brasil e a Alemanha, com a abordagem de diversos aspectos vinculados à prática parlamentar
* A ausência do País explica também porque Marchezan será representado por sua esposa, Nadine Dubal, na entrega, nesta quinta-feira, do Prêmio Líderes & Vencedores 2010.
* O parlamentar tucano é um dos homenageados, na categoria Mérito Político. O evento (e o prêmio) é promovido pela Federasul, em parceria com a Assembléia Legislativa. A entrega da honraria será às 7 e meia da noite, no Teatro Dante Barone.
* Projeto Esperança/Cooesperança está divulgando os próximos eventos nos quais está envolvido. O primeiro deles, em desenvolvimento, é o Feirão da Economia Solidária.
* Dezenas de produtores expõem, e vendem, até esta sexta, das 8 da manhã às 6 da tarde, na Praça Saturnino de Brito.
* Na mesma sexta, em Porto Alegre, acontece o Encontro Estadual da Cáritas/RS, que lança sua programação alusiva ao cinqüentenário de existência.
* O Projeto Esperança/Cooesperança também participa da procissão e da celebração, na Romaria da Medianeira, que acontece domingo, dia 14.
* Ah, e um Feirão Especial acontece no sábado, no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister – bem atrás da Basílica da medianeira.
* E não é que um santa-mariense pode acabar na Academia Brasileira de Letras. Se ensaia como candidato, ao menos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau.
* Quem conta detalhes dessa possibilidade – e da campanha para tanto – é a repórter Thaís Arbex, em NOTA publicada na coluna “Poder Online”, do portal iG.
* Thaís informa inclusive que Grau já até participou de um pleito, em janeiro, mas não obteve os votos necessários. Agora, procura padrinhos fortes, inclusive do presidente do Senado, e acadêmico, José Sarney.
* E por falar em Letras, nesta quarta, o vereador Paulo Airton Denardin recebeu, no gabinete da presidência da Câmara, o novo membro da Academia Santa-mariense, o médico e professor aposentado João Eduardo Oliveira Irion.
* Irion, que é um dos fundadores da Unimed, publicou seis livros no Brasil – e um deles com edição em Portugal.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Sobre o GGI-M, o tema é novo e como tal, merece atenção e discussão na sociedade. A constituição do GGI-M em Santa Maria, como em outras cidades do Brasil a fora, é requisito para a participação das ações do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Governo Federal.
Com o tempo, tenho certeza que aqui mesmo no site será tratado mais do GGI-M mas aproveito para fazer uma observação inicial. Pelo que entendi, não cabe ao GGI-M ADMINISTRAR a futura guarda municipal. A guarda municipal quando e se criada, será um dos componentes do Gabinete de Gestão, assim como: Brigada Militar; Policia Civil, IGP, Polícia Federal, Defesa Civil e outros membros constantes na Lei Municipal nº 5255, de 25 de novembro de 2009, que criou o GGI-M, vinculado ao Gabinete do Prefeito Municipal.
Como minha primeira contribuição neste tema, segue a referida lei: http://www.camara-sm.rs.gov.br/2010/arquivos/legislacao/LM/2009/5255.pdf