PREÇOS. Inflação em Santa Maria é de 4,82%, em 2010. Nos últimos 12 meses: 5,23%
Acaba de ser divulgado o 54° Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, com data de novembro, elaborado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano. O documento traz os dados sobre a inflação na boca do monte em outubro.
No mês passado, os preços médios dos produtos, bens e serviços de 10 grupos em que se divide o ICVSM cresceram 0,69%. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, verifica-se uma inflação de 4,82% em Santa Maria. Se o índice for anualizado, teremos que os preços se elevaram em 5,23% – muito próximo da projeção anual dos doutos do mercado financeiro, como você leu na nota anterior, imediatamente abaixo.
O trabalho, que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira, mostra que, em outubro, o grupo que mais pesou para a inflação foi o de Transporte. Com peso de 16,21% na composição total do ICVSM, o setor foi responsável por 0,40% do 0,69% total do mês passado. Ainda que os demais grupos apresentassem pequeno reajuste, apenas um, o integrado por bens e serviços de Saúde e Cuidados Pessoais mostrou aumento negativo, ou deflação. No caso, -0,02%.
O boletim também destaca que fatores sazonais afetaram a oferta de alguns produtos, o que levou ao acréscimo de preço. Mas nada parecido com o item de maior aumento do mês.
Vale a pena conferir o Boletim do ICVSM pois, afora os números, todos devidamente destrinchados por grupo de produtos e/ou serviços, há dois excelentes artigos sobre a conjuntura econômica. A saber: “Taxa de desemprego natural” e “Taxa de câmbio prejudica competitividade”.
PARA LER A ÍNTEGRA N° 54 DO BOLETIM DO ICVSM, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.