SAÚDE. Noves fora PAC e buraqueira, o principal problema da cidade. Prefeitura fará concurso para o ESF
Durante a Feisma, em entrevista ao repórter Arnaldo Réchia, da TV Santa Maria (e da qual o editor deste sítio foi coadjuvante), o prefeito Cezar Schirmer demonstrou sua satisfação com o fato de se encaminhar bem a situação da iluminação pública – um dos problemas a caminho de solução.
Ao mesmo tempo, deixou claras as preocupações com outras duas questões. Uma é “a buraqueira” da cidade. Outra, a difícil situação da saúde dos mais pobres. Talvez fosse o caso, depois do que este sítio revelou entre a QUARTA e a SEXTA-FEIRA, de acrescentar também a incompetência demonstrada por agentes do governo na condução dos destinos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) na cidade.
Bueno. Fiquemos, aqui, apenas com a questão da saúde. Haveria muito o que falar e escrever (UPA, ambulâncias existentes mas não utilizadas, Casa de Saúde…), mas o fato da hora é a questão dos postos do ESF (Estratégia de Saúde da Família), sem os quais até mesmo a Unidade de Pronto Atendimento está prejudicada, segundo ouvi de uma integrante do Conselho Municipal de Saúde entrevistada pelo colega Vicente Bisogno, na Rádio Imembuí.
Se trata de problema sério. E, quem sabe, em boa parte responsável pelas “inconformidades” apontadas em relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), publicado pelo sítio, com exclusividade, no dia 24 de agosto (para reler, clique AQUI).
Tanto a situação é desagradável e não tem solução imediata, que até mesmo o Ministério Público e o próprio prefeito se envolveram diretamente, em reunião realizada no meio da semana passada. É algo a ser observado com o devido cuidado. Afinal, milhares de santa-marienses (usuários do Sistema Único de Saúde) estão a mercê disso tudo.
Há, claro, preocupação do poder público. E uma tentativa de encaminhar a viabilização do ESF. É como interpreto o que surgiu do encontro da semana passada e, sobretudo, a partir da notícia distribuída pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, na tarde de sexta-feira. Leia a reportagem e tira a tua própria conclusão:
“Prefeitura fará concurso público para preencher quadro do programa Estratégia Saúda da Família
A Prefeitura Municipal reuniu-se com o Ministério Público do Trabalho para providenciar medidas imediatas visando a qualificação dos serviços prestados à população através do programa Estratégia Saúda da Família (antigo PSF). Na reunião, que aconteceu na última quarta-feira (17), no Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura Municipal assumiu o compromisso de enviar projeto à Câmara dos Vereadores para a contratação emergencial de profissionais (confira abaixo).
Além da contratação emergencial, a Administração Municipal irá lançar edital para concurso público para a seleção enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório dentário, visando contratação em até seis meses. O prazo é que em até 60 dias a publicação do…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
o Baixinho sempre bem humorado e dizendo as coisas certas. Aliás tem muito governante que faz isso pra se promover.
@Ilse Melo
Hummm…..beleza!Para dizer a verdade achei criativo demais para ter vindo do governo Schirmer!
Apesar da boa explicação mantenho a idéia de que Schirmer
só pensa em mudar o nome das coisas boas que vem dos outros.
@Baxinho da Borracharia
Caro internauta.
Apesar de várias restrições(para ser amena) com os rumos do governo municipal, devo dizer que a mudança do nome PSF para ESF não se deve ao prefeito.Na verdade o PSF começou como um programa de governo, porém após os excelentes resultados em todo o país foi denominado Estratégia de Saúde da Família, pois tornou-se uma política de Estado, isto é, permanente cujo principal objetivo é mudar o modelo de atenção à saúde que é hospitalocêntrico,medico centrado,curativista e medicalizante.
Infelizmente há quem goste e defenda este modelo, apesar das provas em contrário,quando os investimentos em prevenção e promoção da saúde dão melhores resultados pelo menos para o povo.
O Schirmer se elegeu prá coisa errada, ele tinha que ser vereador, vive mudando o nome das coisas!
Mudou o Túnel prá viaduto,mudou o Baco do Povo para Imembuí e agora o PSF para ESF,qualquer dia ele vai querer mudar o nome da Medianeira para Mediadora,o Cadena prá Datena,a Estrada do Perau para Estrada do matagau,O Guarani Atlantico para Guarani Pacífico, a T Neves prá Ulisses G.,Camobi prá Camotri….e assim irá apresentando novos feitos do seu governo.