CulturaEducaçãoPrefeitura

CULTURA. EMEF Professora Hylda Vasconcelos é a última a receber o programa “Edmundo vai à Escola”

Por GUILHERME SUPERTI (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Iniciativa, com o apoio da Prefeitura, mostra a importância de preserver o patrimônio cultural e histórico do qual Edmundo Cardoso é personagem

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Hylda Vasconcellos foi a última, de cinco escolas de Santa Maria, a receber a apresentação do projeto “Edmundo vai à Escola”. O projeto, que é financiado por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e tem o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de mostrar a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico de Santa Maria, tomando como exemplo a vida de Edmundo Cardoso.

Edmundo, que é natural de Santa Maria e faleceu em 2002, tornou-se referência para a história e a cultura santa-mariense. Ele foi jornalista, escritor e teatrólogo, além de ser o fundador da Escola de Teatro Leopoldo Fróes e do Clube de Cinema de Santa Maria. Ao longo de sua vida, preservou fotografias, jornais, obras de arte, livros e objetos que serviram e servem como fontes de pesquisa aos interessados na história da cidade.

A presidente da Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, professora Clara Kurtz, destaca a importância das apresentações do projeto nas escolas municipais.

“O projeto apresenta ao público fotografias antigas da cidade, do Edmundo Cardoso em locais de relevância no Município em décadas passadas e de objetos do cotidiano que estão deixando de ser utilizados. É um registro histórico e cultural da cidade, que é mantido pela Casa de Memória Edmundo Cardoso”.

A viúva de Edmundo e Presidente da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Therezinha de Jesus Santos, relembra que a EMEF Professora Hylda Vasconcellos recebeu esse nome a pedido do próprio Edmundo.

“A Professora Hylda Vasconcellos foi uma professora que o Edmundo teve grande carinho na infância, e ele realizou o pedido de alteração do nome junto ao Poder Público. Com isso, não poderíamos deixar de realizar a apresentação do projeto nessa escola”, disse Therezinha.

Além dos retratos antigos, a apresentação também contou com uma visita virtual pela Casa de Memória do teatrólogo. A Casa de Memória Edmundo Cardoso é constituída por um acervo arquivístico, bibliográfico e museológico. A Casa funciona de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e fica na Rua Pinheiro Machado, número 2712.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo