ColunaEsporte

ALÉM DAS 4 LINHAS. As torcidas organizadas e os clubes. Quem é o “bandido”?

“…As chamadas “torcidas organizadas” terminam sendo um abrigo para todo tipo de covardia. Não apenas como um esconderijo de marginais, com criminosos se travestem de torcedores, para cometer atos de selvageria dentro e fora dos estádios. Mas também na modalidade de torcida-empresa, com escolas de samba, academias de lutas e venda de uniformes e adereços onde a macheza e valentia se expressam por monstrinhos e outros símbolos cujo significante é a opressão através da força bruta sobre outro homem, outro igual. 

Os clubes têm grande parcela de culpa, afinal são seus cartolas que financiam estas facções. Ingressos de graça, viagens subsidiadas, livre acesso nas dependências dos clubes, são alguns dos privilégios dados a estes “torcedores”. Enquanto a grande maioria dos sócios é obrigada a ter suas mensalidades rigorosamente e dia, as facções uniformizadas têm acesso livre aos jogos do clube. Isso funciona como uma espécie de troca de favores, já que…”

Esse é apenas um trecho (clique AQUI  para ler a íntegra) da coluna “Além das 4 linhas”, desta semana.  A coordenação e co-autoria do texto é do jornalista e cientista político Bruno Lima Rocha, colaborador habitual deste site, com a participação, também, de Dijair Brilhantes. Ambos fazem reflexões sobre a mídia, entre outros temas.  Neste caso, o enfoque é o esporte e o que isso significa para os brasileiros. A coluna foi postada agora há pouquinho, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo