Arquivo

Jornalismo. Pimenta protocola PEC que restabelece exigência do diploma para exercer profissão

Foi nesta quarta-feira. E, claro, ainda há um longo caminho a percorrer. É até possível (dedução livre claudemiriana) que ocorra um acordo com outro parlamentar, com semelhante iniciativa protocolada no Senado. De todo modo, o mérito de Paulo Pimenta, parlamentar petista formado em jornalismo pela UFSM, é inegável: já começa a tramitar, sob o número 386/2009, sua Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do curso de jornalismo para o exercício da profissão.

 

Há, ainda, uma série de barreiras e ritos a ser seguidos até uma possível votação pelo plenário. Mas não há fim sem início, com o perdão da obviedade. E ele ocorreu com o protocolo (foto) da proposta. Sobre a PEC e seu conteúdo, acompanhe material distribuído pela assessoria de Pimenta, com foto de Fabrício Carbonel. A seguir:

 

“Deputado Paulo Pimenta protocola PEC dos Jornalistas

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira (8) Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a necessidade do curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. A PEC dos jornalistas, como ficou conhecida no Brasil, recebeu número 386/2009.

Pimenta, que tem participado de manifestações e reuniões com jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, destacou a mobilização que vem ocorrendo em todo o país no sentido de reverter a decisão do STF, que no mês passado, derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1.

 

“Foi extremamente importante a rápida reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões. No caso do jornalismo, essa atividade é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal. Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética”, afirma Pimenta em defesa da formação superior no curso de jornalismo. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo