Eleições 2012PesquisaPolíticaPrefeituraSanta Maria

POZZOBOM E A PESQUISA. Índices que aterrorizam governistas e apavoram petistas. Todos, aliás, tentam disfarçar o óbvio

É fato. Ainda que não se esperem manifestações públicas nesse sentido. Mas os índices revelados sábado por pesquisa feita pelo Instituto Methodus, que o sítio também PUBLICOU, aterrorizam os governistas que apóiam a dobradinha Cezar Schirmer/José Farret – cujos partidos, PMDB e PP, lideram o que seria um amplo consórcio em busca da reeleição.

Mas não apenas peemedebistas, pepistas e seus aliados ficaram desconfortáveis com a situação – embora com eles, em função da expectativa, o impacto tenha sido maior. Também os petistas, que apostam na candidatura da vereadora Helen Cabral, ficaram mal na foto. Há quem afirme, inclusive, que só não é pior do que a dos que querem reeleger a dupla PMDB/PP, porque, afinal, estão na oposição. Mesmo a ideia difundida, de que ela está longe do “teto” histórico do partido, não chega a convencer.

Objetivamente, embora tenha tentado dar a impressão de cautela, Jorge Pozzobom e seu PSDB estão radiantes. Afinal, surpreendentemente (ou alguém imaginava isso, entre os analistas políticos, entre os quais este editor?), o favorito está, conforme a pesquisa, em segundo lugar.

É verdade que a margem de erro, 5% para mais ou para menos, pode mudar a situação. Explicando: na pesquisa estimulada, os 39% ostentados por Pozzobom podem ser 44%. Mas também não quer dizer que não sejam 34%. E este índice, aliás o apontado para Schirmer, pode ser 29%. Mas também pode ser 39%. Nessa situação, tudo ficaria ao contrário.

Ah, mas que números são esses, afinal? Confira, no texto produzido pelo Methodus e tire tua conclusão, de moto próprio. Ah, não deixa de ler, também, um comentário claudemiriano, lá no final, a propósito da questão legal/política da pesquisa. A seguir:

“Methodus realiza pesquisa eleitoral em Santa Maria

Realizada nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2012, a pesquisa investigou junto aos eleitores do município de Santa Maria a intenção de voto para Prefeito, tendo em vista a eleição municipal de 2012.
A amostra é composta por 408 entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes no município pesquisado. A margem de erro da pesquisa é de 5,0 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos no total da amostra. A pesquisa está registrada no TRE sob o número: RS-00017/2012
Na menção espontânea, quando não são apresentados nomes para o eleitor, o nome mais lembrado neste momento é o do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), com 9,8% das citações. O Deputado Estadual Jorge Pozzobom (PSDB) aparece em segunda posição com 2,2% e a vereadora Helen Cabral (PT) em terceiro com 1,2% das citações. Ainda não sabem em quem votar 82,6% dos eleitores.
Na primeira simulação são testados cinco nomes para prefeito de Santa Maria, o atual Prefeito Cezar Schirmer (PMDB) aparece com 30,1%, o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) com 29,9% e o Deputado Estadual Jorge Pozzobom (PSDB) com 28,4%, configurando um empate técnico entre os três nomes. Laurindo Lorenzi Filho (PV) e Rondon de Castro (PSOL) aparecem com menos de 1%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

EM TEMPO: as tabelas aqui publicadas, retiradas do sítio da Methodus, são as mais óbvias jornalisticamente. Mas, claro, há outras. E elas estão lá, para quem quiser conferir, assim como outros detalhes do levantamento, de acordo com o que determina a legislação.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: desde a tardinha de sábado, insistentemente, setores do PMDB, inclusive de sua direção, têm chamado a atenção do sítio para o que consideram um fato que “desqualifica a pesquisa”. Ela teria sido contratada e paga pelo PSDB. O editor tentou, durante todo o final de semana, acessar o sítio do TSE, onde os levantamentos são registrados. No entanto, a página esteve indisponível o tempo inteiro. Isso seria, sim, uma informação relevante e, portanto, divulgável obrigatoriamente. Já quanto à desqualificação do trabalho da Methodus, implicitamente tentada; bem, isso o sitio não endossa – embora considere legítima a tentativa política do PMDB, prevendo-se uma campanha bastante agitada. Muito mais do que se supunha até dois meses atrás.

PS. Quando o editor conseguir acessar a página do TSE, divulgará, COM CERTEZA, o nome do contratante da pesquisa. Provavelmente na seção “Luneta Eletrônica”. Ah, e a pesquisa do Methodus, como manda a lei, pode ser devidamente esmiuçada e até contestada. Mas jurídica, não jornalisticamente.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

30 Comentários

  1. Vitor :
    Agora se Pozzobom não concorrer,ele próprio fica desmoralizado,na minha opinião deve concorrer,nada tem a perder,só o PSDB em SM deveria sair todo do governo municipal,digo CCs,assume logo que é candidato!

    Tá Vitor, então a coisa é simples assim? É só o PSDB sair do governo agora, aos 45 do segundo tempo e está tudo certo? Não vamos debater o fato de ele ter se aproveitado da estrutura, ser governo, defender a falta de atitude do atual governo, respaldar a paralisação de obras importantes para a cidade?
    Acho que assim fica muito fácil. Será que o povo vai engolir esta? Afinal o PSDB é situação ou oposição?

  2. Agora se Pozzobom não concorrer,ele próprio fica desmoralizado,na minha opinião deve concorrer,nada tem a perder,só o PSDB em SM deveria sair todo do governo municipal,digo CCs,assume logo que é candidato!

  3. @Sérgio
    Mas eu aposto um churrasco, mato uns boizinhos da minha fazenda… Convido o senhor, o amigo Claudemir Pereira e os demais que participam aqui para comemorarem a vitória do Schirmer. O Pozzobom que deixe de ser afoito e vá sossegar onde está, é guri bom, mas que espere mais um pouco, é mais útil ficando onde está. E essa tal de Helen que vá sossegar o faixo porque não tem experiência pra aguentar o tirão, administrar um município é bem diferente de bate boca, a fama dela é de encrenqueira e o pior, fica criando caso com tudo e depois nem sabe argumentar. Se esse PT toma conta de novo já vem aquele maldito passe livre, o dia do demônio solto e muitos outros males vem junto com a companheirada, Deus não há de permitir uma desgraça dessa, que Santa Maria regrida!

  4. joão périco :
    @Roberto
    SR. ROBERTO, se deus quizer o schirmer nunca mais será o prefeito de santa maria-rs.
    obra de schirmer: revitalização da avenida rio branco (já duram lá seus 4a de adm, única obra)
    PT: nunca fez nada por smMe desculpe, te desmentir, mas quem trouxe a SAMU para Santa Maria foram os tecnicos da Secretaria Municipal de Saude;
    Quem construiu o convenio para a UPA foram 03 profissionais da Secretaria Municipal de Saude sendo um deles filiado ao PT;
    O Hospital Regional, quem lutou para que ele fosse em Santa Maria foi um certo Secretario Estadual de Saude, que estava tentando ampliar seu curral eleitoral pra essas bandas;
    Quanto a Ponte, essa realmente foi construida para que Santa Maria nao ficasse isolada no mapa.

    PSDB: trouxe a 1° UPA para santa maria-rs. no governo YEDA
    novas viaturas para BM
    fez com que o hospital regional saisse do papel
    construiu a nova ponte de agudo em tempo record 9 meses
    luta pelo piso nacional dos professores
    Isso é só uma canja pra ti e tem muito mais …….
    jorge pozzobom é o BOM………só nao ve o óbvio quem nao quer.

  5. Roberto :
    Schirmer será prefeito por mais 4 anos, quer queram quer não, tempo de televisão, estrutura do governo, as melhorias da cidade e o empresariado que percebe o significativo avanço de Santa Maria, o que o Pozzobom vai dizer??? Meu partido esta no governo e eu tenho um sonho de ser prefeito,quando o Jorge se decidir o que ele quer na vida ele poderá ser prefeito se ele não mudar de ideia, opa dep. federal digo prefeito bom sei lá…

    Vamos lembrar o seguinte: pozzobom invoca obras como UPA, que teve mais de um milhão de reais investido pela Prefeitura além do terreno, ambulâncias do SAMU, que teve mais investimentos da Prefeitura para equipá-los. Mas não se esqueçam que essas ações foram articuladas quando ele ainda era secretário do Schirmer, gozando da proximidade com a Yeda que era governadora na época. Coisa que não existe mais. Ou alguém acredita que Pozzobom vai ter o mesmo trânsito, sendo oposição, que o Schirmer tem com o Tarso e em Brasília nos próximos seis anos. E mais: para governar tem que ter base. Como ficam os projetos que precisarão ser aprovados na Câmara? E os secretários de Governo virão da onde, de Porto Alegre, indicados pela Executiva Estadual? O buraco é mais embaixo. Tá na hora do povo acordar. O PT pelo menos tem gente da cidade, que conhece a realidade da cidade, para compor um governo. Uma pessoa governar sozinha só porque um dia sonhou ser prefeito… Um perigo à saúde pública!

  6. @Roberto
    SR. ROBERTO, se deus quizer o schirmer nunca mais será o prefeito de santa maria-rs.
    obra de schirmer: revitalização da avenida rio branco (já duram lá seus 4a de adm, única obra)

    PT: nunca fez nada por sm

    PSDB: trouxe a 1° UPA para santa maria-rs. no governo YEDA
    novas viaturas para BM
    fez com que o hospital regional saisse do papel
    construiu a nova ponte de agudo em tempo record 9 meses
    luta pelo piso nacional dos professores

    Isso é só uma canja pra ti e tem muito mais …….

    jorge pozzobom é o BOM………só nao ve o óbvio quem nao quer.

  7. Schirmer será prefeito por mais 4 anos, quer queram quer não, tempo de televisão, estrutura do governo, as melhorias da cidade e o empresariado que percebe o significativo avanço de Santa Maria, o que o Pozzobom vai dizer??? Meu partido esta no governo e eu tenho um sonho de ser prefeito,quando o Jorge se decidir o que ele quer na vida ele poderá ser prefeito se ele não mudar de ideia, opa dep. federal digo prefeito bom sei lá…

  8. Meu Deus caro Jorge Gomes, acho que vc é no mínimo um mal educado e não conhece os políticos de Santa Maria. Quem foi Evandro Behr, claro que vc não deve saber, ele era apenas uma Engenheiro que queria ser prefeito. Os pepinos eram tão grandes que mesmo ele sendo engenheiro não sabia por onde começar e foi um bom prefeito pq na época não se tenha verbas federais para fazer nada, mas ele também afoito achou uma maneira de mudar a cara da maioria das vilas desta cidade. Propostas, e lá tu sabe o que é isso? Se propostas ganhasse eleição Pimenta era prefeito. Ganhou Schirmer que todos acredeitavam que seria um ótimo prefeito pq tinha experiência de sobra com a administração pública. Então vamos fazer o seguinte: de uma volta pelos arrabaldes da cidade, entre nas escolas, nos postos de saúde, etc , mas faça isso pensando em ser uma pessoa comum, sem tendências políticas aí tu me diga se pessoas como eu devem ou não querer mudanças.@Jorge Gomes

  9. A título de informação aos caros leitores: Esta pesquisa NÃO foi encomendada pelo PSDB de Santa Maria e já solicitamos errata ao Diário de Santa Maria.
    Boa semana a todos!

  10. Acredito que não! Pois pesquisa boa é aquela que é divulgada em jornais tradicionais da cidade! Pesquisa de opinião também nunca determinou eleição, tendo em vista que o Valdeci sempre saiu atras e elegeu-se! Nessa campanha se confirmar a candidatura do Deputado Pozzobom irá indicar 3 (três) caminhos:
    1º caminho- O jeito Petista de Governar que a 8 anos já governaram SM.

    2º caminho- A união de aproximadamente 14 (quatorze) partidos representado pelo Prefeito Schirmer, para continuar num caminho positivo para cidade.

    3º caminho- de uma proposta gananciosa, indigesta, solitária, de puro marquetins pessoal. O Candidato nem se quer tem propostas para nossa cidade, mas porque eles dizem que é “BOM” é pq é “BOM” então.

    Voltando a questão da Pesquisa eu digo pq os jornais não divulgaram a pesquisa, pois ela apresenta problemas, uma vez encomendada pelo PSDB, caracteriza crime eleitoral com multas altissíma, tanto para o partido quanto para o jornal.

    Portanto, não há motivos para terror.

  11. O desespero é tão grande que querem até desqualificar a pesquisa, esses são aqueles que ficão atraz do pirô, e não saem para as vilas achando que juntando tudo que é resto de partido vão ganhar, eu ja tinha avisado estes partidos são todos perdedores, aproveitem o sine ainda esta aberto vão se escrevendo que sete messes passam ligeiro, depois não vão dizer que não avisei.

  12. Certamente Gabriel vc tem razão. O medo e o alvoroço do final de semana é que uma composição tão grande como o PMDB vem anunciando e perder para o Pozzobom é realmente preocupante. Ao Sergio tu estás muito preocupado com quem encomendou a pesquisa então vejamos: se foi o PSDB quem encomendou encomendou para ver as reais possibilidades de vitória e portanto não inventaria resultado pq quem sairia perdendo é só ele PSDB, que em permanecendo no governo pelo menos manteria alguns companheiros empregados e então porque se aventurar numa campanha? É colocar muito dinheiro fora você não acha? Em sendo o próprio Methodus quem fez deve-se levar a sério. Vc sabia que muitas universidades utilizam seu trabalho por entender Methodus como um instituto sério? Pois é, se as universidades usam suas pesquisa pq vc quer duvidar? Qual a tua intensão.

  13. Não ia me meter, mas não resisto…

    01 – Não se briga contra números;
    02 – Não questiono a idoneidade de institutos de pesquisa conhecidos;
    03 – Pozzobom não tem 40% dos votos de Santa Maria, assim como Helen Cabral não tem apenas 11%;
    04 – Na mesma espontânea, mais de 80% ainda não se decidiram;
    05 – Apesar do alto número de indecisos na espontânea, quem quiser avaliar os dados deste quesito, que habitualmente significa voto consolidado, enxerga Schirmer fazendo 5 x 1 em Pozzobom e 10 x 1 contra Helen.
    06 – O único “sinal amarelo” para Schirmer é o índice de rejeição, mas a formação de uma grande frente partidária pode auxiliá-lo a vencer a batalha midiática e reduzir este tipo de índice para patamares menos perigosos.

    Por fim, avalio que governistas não tem motivo para se aterrorizar, assim como PTistas não tem motivo para se apavorar, pois o período atual se dá muito mais a ilações do que a verdades absolutas.

  14. Com 82% de indecisos, acredito que quaisquer resultados podem ocorrer. O dado marcante mesmo é a candidatura do PT ter indice tão baixo na estimulada. Isso indica que os potenciais eleitores petistas tão com o voto útil na cabeça, escolhendo Pozzobon (PSDB).
    Se eu fosse estrategista da campanha Schirmista, começaria atuar no sentido de afastar o eleitor do PT de Pozzobon, o que não é muito dificil dado o quadro no plano federal. Enfim, um possivelmente fortalecimento da Helen Cabral é o melhor cenário para a situação.

  15. Acho interessante o Dep Jorge Pozzobom estar na frente, mas fico decepcionado em saber que depois de tanta luta pra ele se eleger deputado e termos um represetante Santamariense na Assembléia e o mais importante de oposição, penso em mudar meus conceitos em relação à politica Santamariense….

  16. Sérgio :
    O Diário de Santa Maria deu hoje que a pesquisa foi encomendada pelo PSDB. O instituto nega em matéria do Jornal A Razão. Ai a credibilidade da pesquisa vai por água abaixo. Acho os dados próximos da realidade, mas nunca o Pozzobom estaria a frente do Schirmer numa primeira tomada. Próximo, sim. Quanto a Helen, certamente ela tem mais votos que a pesquisa sugere. Por tudo isso, considero a pesquisa sem credibilidade. Nessa história toda alguém está mentindo, por isso, a pesquisa também pode ser uma mentira usada para manipular a opinião pública. Em Porto Alegre até os cachorros da Vigário comentam que a pesquisa foi encomendada pelo PSDB. Que venha, agora, a verdade e quando ela vier, alguém vai perder a credibilidade.

    O Instituto Methodus trabalha para o Correio do Povo e nunca vi o mesmo errar alguma pesquisa. Independente de quem encomendou a pesquisa, o instituto irá fazer o mesmo trabalho, seja ela encomendada pelo PT, PSDB, PMDB, Zero Hora, Correio do Povo, etc….portanto, tem credibilidade.
    Eu acho que a Helen crescerá bastante, a tendência do Schirmer é cair, pois terá críticas dos adversários (coisa que não existiu até hoje)e até agora, só vimos propaganda do governo atual. O Pozzobom deve crescer também.
    Quem acompanha o cenário da cidade, sabe que a administração atual apresenta uma rejeição bem alta, apenas as pessoas ligadas a atual administração que se iludem e acham que a mesma é a melhor do mundo.
    Após esta pesquisa, muitos partidos devem estar repensando a atual coligação governista.
    A verdade é que muitos votarão no candidato do PT ou no Pozzobom, pois é o voto contra o governo atual.

  17. Não vejo motivos para apavoramento de quem quer que seja muito menos dos petistas. A grande verdade é que nenhum petista imaginava que a vereadora Helen pudesse figurar tão bem numa primeira sondagem. Tentaram, inclusive esse sítio, difundir a idéia de que fora da “tríade” não havia salvação para o PT,
    A julgar por esses primeiros números muitos palpiteiros poderão quebrar a cara.

  18. Não consigo entender os companheiros se for para o lado deles não foi eles que encomendarão se não for quem esta na frente é que encomendou , deixem de ser mesquinhos, venho dizendo que vai dar Jorge, a muito tempo e todos sabem, como digo que o PT, se continuar 14 vereadores não faz mais que 02 vereadores.

  19. Ninguém dentro do PT imaginava que uma candidatura fora da “tríade” arrancaria de imediato com o patamar tradicional do PT. E a Helen arrancou bem mais forte que o Rigotto quando se elegeu governador por exemplo. Desastrasa a pesquisa foi pro prefeito. Nem com toda máquina e mídia possível, conseguiu pontear o levantamento

  20. Claudemir
    Como filiado ao Partido dos Trabalhadores e também como cidadão, vou me atrever a tecer um comentário. Não vejo, e nisto posso estar sendo até burro, motivo para “apavoramento” do PT com esta pesquisa. Reforçado ainda se o contratante for o PSDB. A candidatura Helen está apenas iniciando. O Pozzobom é um franco atirador. Mesmo sendo governo vai tentar posar de oposição. E é este debate que quero travar na campanha. Volto a frisar: Esta avaliação é minha, estritamente pessoal.

  21. O Diário de Santa Maria deu hoje que a pesquisa foi encomendada pelo PSDB. O instituto nega em matéria do Jornal A Razão. Ai a credibilidade da pesquisa vai por água abaixo. Acho os dados próximos da realidade, mas nunca o Pozzobom estaria a frente do Schirmer numa primeira tomada. Próximo, sim. Quanto a Helen, certamente ela tem mais votos que a pesquisa sugere. Por tudo isso, considero a pesquisa sem credibilidade. Nessa história toda alguém está mentindo, por isso, a pesquisa também pode ser uma mentira usada para manipular a opinião pública. Em Porto Alegre até os cachorros da Vigário comentam que a pesquisa foi encomendada pelo PSDB. Que venha, agora, a verdade e quando ela vier, alguém vai perder a credibilidade.

  22. No pouco tempo que acompanho o site que aqui escrevo, nunca vi tantos comentários em uma notícia, e com tanto fervor e raiva, na qual saiu na notícia sobre a pesquisa eleitoral onde o Dep. Jorge Pozzobom está em primeiro. CERTAMENTE esta pesquisa não quer demonstrar quem vai ganhar em outubro ou não vai ganhar, mas com certeza demonstra um certo desconforto para o Prefeito Cezar Schirmer e seu frentão de partidos aliados! Pois não precisa ser um GÊNIO para tirar a conclusão que se mal começou a campanha legal e o Dep. Jorge Pozzobom está na frente, imagina quando começar o corpo a corpo com o eleitor, onde o Deputado Pozzobom é especialista neste assunto em comparação ao Prefeito Cezar Schirmer, que não está com idade e muito menos carisma para acompanhar o pique do Deputado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo