BANCO DE IDÉIAS. Prefeitura recebe 681 sugestões. Mobilidade urbana é prioridade
O Escritório da Cidade comemora. A prefeitura, obviamente, também. Afinal, o Banco de Ideias, uma forma de fomentar a participação da população, atinge objetivos. Quase 700 sugestões, nos mais diversos locais, foram encaminhadas. Mas, e para isso nem precisava ser muito esperto, há temas predominantes entre os cidadãos da boca do monte.
Contados os setores de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Meio Ambiente e Qualificação arquitetônica e urbanística somam-se mais de 400 sugestões. A respeito delas, e outras questões, foi produzido material pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Maria Luiza Guerra. Confira:
“Escritório da Cidade contabiliza 681 sugestões na primeira etapa do projeto Banco de Ideias
Em busca de boas opiniões para nortear os rumos do planejamento urbano de Santa Maria, o projeto Banco de Ideias, desenvolvido pela Prefeitura, através do Escritório da Cidade, propõe a todos os cidadãos um canal democrático de opinião, onde a comunidade é ouvida e, assim, se torna colaboradora para uma Santa Maria mais justa. Dos cinco locais (confira abaixo) onde foram colocados totens informativos do projeto, dotados de urnas, foram recolhidas 681manifestações e mais 173 formulários virtuais, que estavam disponíveis na página on-line da Prefeitura. Ao todo, na primeira fase do projeto, que compreende o período de 15 de julho a 15 de setembro, foram 854 participações, porém, destas, 337 se tornaram inválidas devido ao uso indevido das fichas (riscos aleatórios).
O presidente da autarquia, Julio Rasquin, destacou que o objetivo do trabalho é que as idéias propostas pela comunidade se tornem projetos a serem desenvolvidos pela Prefeitura. “Muitas vezes o cidadão vai apontar coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Uma das determinações do prefeito Cezar Schirmer, que está muito entusiasmado com o processo, é justamente que as idéias simples devem ser solucionadas imediatamente”, disse Rasquin. Segundo ele, uma das questão mais citadas foi a qualificação do Parque Itaimbé, “que é uma das prioridades para 2011”. No momento, a equipe gestora do projeto está colhendo o material para ser realizado o relatório da segunda fase da pesquisa.
Para a sistematização do processo, foram elencados quinze assuntos (confira abaixo) que compactuam com a estrutura organizacional da administração Municipal, para que as idéias sejam efetivamente utilizadas. Para isso, o Escritório da Cidade estruturou uma equipe gestora, com seis integrantes do órgão, que tem a atribuição de coordenar e distribuir as vias de manifestação para cada Secretaria. Entre as manifestações, três assuntos foram os que mais despontaram: “mobilidade”, com 143 ideias, “qualificação arquitetônica e urbanística”, que contou com 126 registros, e meio ambiente, que contou com 101 participações…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Acorda Sr pablo,pare de sonhar com o que não existe,O Governo Valdeci foi um dos melhores Governos que Santa Maria ja viu,veja o julgamento dele nas urnas,e vai economizando,porque o PT vai voltar em 2013 para governar por uns 20 anos.Podem apostar
@COPETTI
O problema já foi solucionado quando correram o PT da prefeitura, agora é consertar a casa que está difícil pq o estrago foi grande!!
O problema é que o povo ta vendo que daquele mato não sai cachorro e tá ficando APAVORADO com a situação que nossa cidade se encontra. Eu pergunto porque o Xirmer concorreu 3 vezes,se NÃO sabia o que ía fazer lá na venancio 2277 ?MUITO MAIS MAL FEITO.
A minha sugestão foi de que eles aproveitem pelo menos uma sugestão.