EconomiaMeio AmbienteNegóciosPrefeitura

BOA NOTÍCIA. Licenciamento ambiental pode alavancar atração de empresas ao Distrito Industrial

Licenciamento foi procedido pela Fepam. Pelo significado, é festejado pela Prefeitura

Sim. É uma ótima notícia. E precisa ser, assim, realçada. Desde segunda-feira, o Distrito Industrial, municipalizado desde o início de janeiro, recebeu da Fepam o licenciamento ambiental. Estão devidamente aprovadas as áreas relativas ao sistema viário, de recreação pública e institucional, lotes e áreas especiais. No total, 1,6 milhão de metros quadrados.

Há expectativa, nas autoridades municipais, que depois de mais de 30 anos de implantação, seja possível acreditar em mais e maiores empresas no DI. O entusiasmo é visível, também, no próprio material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. O texto é assinado por Fabrício Minussi. A foto é do arquivo da CCS/PM. Acompanhe:

 “Após mais de três décadas de espera Fepam libera licença de operação do Distrito Industrial

O prefeito Cezar Schirmer recebeu por volta das 17h30 desta segunda-feira (27) uma informação que vem sendo aguardada há mais de três décadas e de fundamental importância para a atração e ampliação de investimentos no Distrito Industrial (DI) de Santa Maria. A notícia veio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos e dá conta de que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) liberou, nesta data, a licença de operação do parque produtivo local, numa área contígua de mais de 163 hectares, situada na antiga Fazenda Santa Marta.

Com a liberação da licença, salienta o secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, a expectativa é de que o processo de atração de investimentos no DI possa ganhar outro ritmo, uma vez que novos empreendedores e também processos produtivos já instalados no local terão mais facilidade na captação de financiamentos junto a organismos nacionais e internacionais. Atualmente, existe uma lista de 17 empresas interessadas em se instalar no DI e que aguardavam manifestação da Fepam quanto à licença de operação da área.

Ao receber a informação de que a licença de operação do DI havia sido assinada pela Fepam, o prefeito Cezar Schirmer salientou que este é o resultado de uma política séria e de resultados que vem sendo gradativamente colocada em prática pela atual administração, e que passa por outras conquistas já confirmadas, “como a municipalização do DI, a autonomia dada à Prefeitura para que emita os licenciamentos ambientais para empresas que queiram se instalar no parque produtivo localizado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. @Astrogildo Teixeira Porto

    Andei me informando e descobri que a prefeitura é quem deve licenciar as pedreiras. Santa Maria e outras cidades, nem todas, por isto que a FEPAM licencia algumas, parece que é onde não tem equipe municipal. Pelo menos foi isto que me informaram.

  2. Nesse 30 anos o DI sofreu com as pendegas políticas dos partidos desencontrados nos governos ,foram Amaral de Souza,Jair Soares,Pedro Simon,Alceu Colares,Antonio Brito,Olivio Dutra,Rigotto e Yeda, na maioria dos casos houve relações políticas tranquilas entre prefeito e governadores pois, aqui por Santa Maria a sequencia foi Osvaldo,Farret,Evandro,Farret,Osvaldo,Valdeci,Valdeci e Schirmer.
    Finalmente a Fepam parou de prestar a interesses outros que não serviam de nada para o Município, espero que agora o Governo Schirmer pare de dar desculpas esfarrapadas e cumpra a famosa promessa de campanha de trazer indústrias para Santa Maria.
    A fepam poderia aproveitar e liberar pedreiras nos distritos pois isso facilitaria muito a conservação de estradas do interior, essa colocação se baseia no fato de que em mesmas condições em outros municípios aqui da região isso acontece.
    Só que tudo depende de quem solicita e que camiseta usa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo