Partidos

CÂMARA. Partidos preservam a tradição e Maia se encaminha para ser presidente. Mas não é só isso

É bastante improvável que se eleja um Severino (que sobreviveu poucos meses no cargo), para a Presidência da Câmara dos Deputados – como aconteceu há poucos anos. Então, foi uma atitude estúpida de setores oposicionistas, que pensaram menos no parlamento e mais em atacar o governo. Basta procurar os arquivos para entender.

Agora, não. Embora existam descontentes, especialmente nos partidos menores da própria base do governo, o fato é que as principais siglas de oposição decidiram preservar a tradição e, sobretudo, a proporcionalidade entre as siglas, conforme o resultado das urnas.

É isso. Mas não apenas. Há sérias dúvidas sobre as possibilidades dos pequenos emplacarem uma vitória (embora os nomes muito mais respeitáveis que o Severino de então). E, assim, quem não apoiar a maioria, pode até perder cargos hoje existentes no comando do parlamento.

Quem explica tudo isso, e que confirma praticamente a eleição do gaúcho Marco Maia (PT), para a presidência da Câmara dos Deputados, é reportagem publicada no portal iG, assinada pelo jornalista Adriano Ceolin. Confira:

Petista consegue apoio de PSDB e DEM para presidir Câmara

Candidato do PT à Presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (RS) conseguiu, nesta quarta-feira, o apoio dos partidos de oposição (DEM e PSDB) para comandar a Casa. O gesto praticamente dificulta o lançamento de candidaturas dissidentes dentro da base. Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Julio Delgado (PSB-MG) tentavam viabilizar seus nomes.
Para tucanos e democratas acabou pesando a distribuição de cargo na Mesa Diretora da Câmara e nas comissões. O acordo com o petista também foi discutido pelas cúpulas da oposição. Na semana passada, vice-presidente eleito e defensor de Maia, Michel Temer (PMDB), procurou líderes do PSDB para tratar do assunto.

“Sempre defendemos a proporcionalidade”, disse o presidente do PSDB, deputado eleito Sérgio Guerra (PE). O tucano referiu-se ao critério de distribuição de cargo de acordo com o tamanho das bancadas. Como detém o maior número de deputados, o PT tem o direito de ficar com a Presidência…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo