ELEIÇÕES 2012. Pesquisa de A Razão ajuda a antecipar a campanha. E Schirmer, parece, já escolheu o alvo
Olha, prefiro não retomar esse assunto, que tratei ontem à tarde, acerca da votação das contas de 2005 do prefeito Valdeci Oliveira. Apenas dou ciência do óbvio: como a Procuradoria Jurídica do Município tem o mesmo titular antes quanto agora, e os Chefes do Executivo nada fazem sem ter parecer da área, parece evidente que ambos estão certos. Ou errados. A ser correta essa segunda possibilidade, em poucos anos será outro prefeito a se encontrar na situação incômoda de ter que provar o que todo mundo sabe. É honesto.
Dito isto, vamos à política. Parece, inclusive pelos atos mais recentes, que a campanha eleitoral para 2012 já começou. E quem está dando o primeiro passo é exatamente Cezar Schirmer, que, diga ou não o contrário, será candidato à reeleição. E elegeu seu alvo: Valdeci Oliveira e seus 40 e tantos mil votos em Santa Maria em outubro passado.
Faz sentido. Embora, e esse é um palpite claudemiriano, pareça cada vez mais claro que não será o ex-prefeito o candidato petista dentro de dois anos.
Contribui também, é possível, para a antecipação de atos de campanha, outra informação: o agora deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) tem dito, em seu círculo mais próximo, que é sim, candidato à sucessão municipal. Com (o que seria melhor) ou sem (o que, nesta altura, tanto faz) segundo turno. Em aliança, se possível, sozinho, se for o caso, também.
Mas, o que teria desencadeado, de forma mais firme, o processo de campanha eleitoral? Há algumas questões postas, mas a principal, o fato gerador, inclusive do nervosismo que se percebe em um e outro militante governista, é a pesquisa feita pelo instituto Methodus, publicada no final de semana pelo jornal A Razão.
O resultado pode ser lido de várias maneiras, se incluído o percentual de avaliação regular do governo (31,5%). Mas os extremos são pra lá de significativo. Consideram bom ou ótimo o governo da comuna 29,2%. E ruim ou péssimo, 39,3%. Suponho que isso queira dizer alguma coisa.
Enfim, a pedido de (e sob cobrança, inclusive, de alguns) leitores, e sob licença do editor do jornal, José Mauro Batista, também autor do texto, reproduzo o conteúdo da reportagem principal (os acessórios podem ser lidos no sítio de A Razão, buscando versão impressa e edições anteriores). Aí, bem, aí cada um tira a tua própria conclusão. A deste editor foi exposta acima. Acompanhe:
“Pesquisa aponta as áreas em que administração precisa melhorar. Governo é péssimo/ruim para 39,3%
Área de saúde é a prioridade número dos santa-marienses: 74% querem melhor atendimento nas unidades municipais
A área de saúde é a que mais precisa melhorar em Santa Maria na opinião de 74% dos moradores ouvidos em pesquisa realizada pelo Instituto Methodus de Porto Alegre entre os dias 29 e 30 de novembro com 300 santa-marienses maiores de 18 anos. A pesquisa encomendada pela Associação de Jornais Diários do Interior (ADI-RS) avaliou a administração do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e também os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da governadora Yeda Crusius (PSDB). Na avaliação geral, Schirmer tem a aprovação de 29,2% dos entrevistados, que consideram seu desempenho como bom ou ótimo. Para 31,5%, o governo é regular. Já para 39,3%, a administração municipal é péssima ou ruim.
Os entrevistados indicam que os três serviços que precisam melhorar, pela ordem, são saúde, segurança e saneamento básico (veja quadros). Situações como a falta de servidores para atender postos de saúde e colocar em funcionamento projetos e obras já concluídos como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço Médico de Urgência (Samu) e o novo PA da Tancredo Neves, conforme A Razão já noticiou, se refletem na avaliação negativa da área de saúde. As ambulâncias do Samu, por exemplo, já foram entregues ao Município, a UPA está pronta, mas nenhum dos 500 atendimentos mensais prometidos se tornou realidade.
Da mesma forma, a fila por cirurgia de nariz na Casa de Saúde, hospital administrado em um convênio entre a Prefeitura e uma instituição particular franciscana, só cresce por falta de especialista. O único médico está para se aposentar. Reportagem de A Razão mostrou o drama de um menino que há seis meses espera por uma cirurgia. Há, ainda, problemas de gestão e erros. Este ano, em duas ocasiões, a Secretaria de Município da Saúde teve de revacinar pacientes contra a gripe H1N1 (gripe A) porque as doses foram aplicadas sem o componente que combate a doença, no caso o vírus. Foram abertos duas sindicâncias para apurar a conduta de servidores.
Em contrapartida, educação e iluminação pública são os serviços melhor avaliados pelos santa-marienses entrevistados. Curiosamente, são dois setores que também enfrentaram muita polêmica desde o final do ano passado. No caso da iluminação publicação, o ano de 2009 encerrou com a conturbada aprovação de uma taxa pela Câmara de Vereadores. Apresentada pela administração passada, a Contribuição para a Iluminação Pública (CIP) foi rejeitada pelos vereadores de oposição da época, hoje governistas. No apagar das luzes de 2009 foi aprovada com folga sob o argumento de que a cobrança ajudaria a Prefeitura a melhorar a iluminação das ruas e logradouros públicos.
Deu certo. Pelo menos na avaliação dos santa-marienses entrevistados pela Methodus. A CIP começou a ser cobrada em abril e desde maio a empresa MJ Medeiros é responsável pelo conserto e manutenção das luminárias. Uma central telefônica fiscalizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços tem como meta providenciar a arrumação 24 horas após o pedido chegar à MJ. Por esse serviço, o Município paga menos de R$ 60 mil mensais à empresa.
Quanto à educação, a pasta iniciou o ano com a troca de secretário. O então titular, Pedro Aguirre, entregou o cargo. O substituto, João Luiz Roth, remanejado da Secretaria de Cultura, enfrentou protestos do Sindicato dos Professores Municipais durante quase todo o ano por conta, principalmente, de um projeto que premia professores por mérito ou metas alcançadas. A chamada meritocracia implantada por Roth resultou em pelo menos três greves-relâmpagos durante o ano. Afora isso, o secretário era um dos que teve seu cargo ameaçado e era nome certo na lista dos que seriam substituídos por Schirmer na reforma feita no início do mês. Roth resistiu. Pelo menos à primeira reforma.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Olá boa noite. Analisando oque anda acontecendo a nível Nacional a proposta do Sr Ildo é coerente. Para mim a muito tempo(desde que o PT assumiu o Governo Federal)não consigo ver diferença entre o PT e o PSDB. Pode existir só no discurso. Soh uma coisa, plagiando os comentaristas de Post “o povo da Boca do Monte não é bobo”
A população de Santa Maria sempre foi muito crítica, isso não é novidade. Os resultados dessa pesquisa não são tão desesperadores. Schirmer será um candidato competitivo com boas chances de Vitória.
Valdeci continua sendo a melhor opção do PT, na minha opinião o governo dele, apesar da raivosa oposição, foi surpreendente e fez grandes realizações.
Pozzobom poderá ser a surpresa das eleições, se não vencer pelo menos se consolida como deputado estadual.
E o PP não quer voltar a ser protagonista?
Não seria a hora do PTB e PDT voltarem a lançar candidatoa a majoritária?
Nomes como Marcos Rolim e Renam Kurtz não alimentam mais o desejo de governar Santa Maria? Será que partidos como o PSB não procurou esses políticos.
Quanto ao fato da saúde ser a área pior avaliada, esse problema se repete em praticamente todo o país. O que sempre me pergunto é de que forma a UFSM pode ajudar a solucionar esse problema?
@Ildo Callegari
Apesar de todo o respeito que tenho pelo Pozzobom a proposta de aliança PT e PSDB seria mais ou menos como o Serra ou FHC de vice do Lula. O senhor Ildo acha que isso é uma coisa boa?
Como sempre falo sobre manter o respeito, quero me redimir, e não chamarei mais os companheiros petistas de petrarcas, de hoje em diante será só embate politico mesmo ok!
Prezado Claudemir
Gostaria de protestar contra o fato de certos internautas se referirem aos petistas de forma pejorativa, pois assim entendo quando nos chamam de petrarcas.
Diante do que se observa o mSenhor Prefeito está preocupado com 2012, tem medo o referido senhor que Valdeci venha ser candidato e com isso mele a sua reeleição.
Tal medo é ridículo,pois ao que se sabe Valdeci já explicitou que não pretende retornar a esse tipo de disputa , pensa ele que deve-se oportunizar para outras lideranças petistas esse espaço.
O que mais me impressiona é que Schirmer imagina que com isso esteja resolvendo seus problemas, pois eu digo que eles só estão começando, eu venho de público dizer que assim sendo passarei a defender sem nenhum problema uma aliança do PT com Jorge Pozzobom na próxima eleição para prefeito porque segundo sei os Pozzobom entendem que é uma injustiça rejeitarem as contas do Governo Valdeci.
Quem quizer experimentar que mostre a língua!
@Sergio Renato
Não seja medíocre, eu sei muito bem quem está atráz deste codinome, só para te lembrar na minha presença te referistes aoas petistas como “petrarcas” bem ali na Valandro,destraidamente flavas ao celular com toda essa arrogancia peculiar de quem acha que furou a onda.
vai fazer um curso de jornalismo para melhorar um pouco.
Só não fui mais Minunsioso porque o site não aceitaria.
“(…) o agora deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) tem dito, em seu círculo mais próximo, que é sim, candidato à sucessão municipal (…)”.
E pensar que a coisa pode ser ainda pior…
@Ildo Callegari
@sergio
Nossa mas o pavor tomou conta dos petrarcas, eles estão apavorados mesmo, não são mais neofitos, mas agem como tais estão querendo fazer o velho jogo de manipulação, no que se trata de autocomiseração os petrarcas são excelentes!
Esqueceram que, os seus maiores líderes, foram precursores na arte de enganar, manipular, agitar, badernar, tomar no grito… (cito movimentos ditos como sindicais e juvenis, mas que não passavam celeiros políticos tendenciosos) Tanto que, hoje e dia colocam-se nas fileiras dos que foram defensores da democracia, mas para os mais antigos todos sabem que o que imperava era o deseja de um estado solicialista. NÃO me admiro, ler em alguns comentários, apontamentos deste tipo, pois o jogo conheço bem, já estive do outro lado, portanto sei bem do que estou falando!
Sobre portal da transparência, incrível quando falo que muitos dos comentaristas aqui são no mais grosso ditado popular, pau mandado, é apenas entrar no site e verificar ou até mesmo procurar a PMSM e solicitar explicações, é seu direito, é nosso direito!
Deixa gente….. o Povo como pensa o Xirmer não é burro e esta atento a tudo que acontece e se ele fizer isto,podem apostar que qualquer outro candidato do PT vai dar uma SOVA de votos nele,alias,aposto minha participação aqui no site que o Xirmer fica em TERCEIRO LUGAR nas eleiçoes 2012.
Não é muita coincidência as contas darem errado de novo. Olha que o Schirmer não é unisciente e nem unipresente, pelo menos eu acho.
Eu, gostaria que o prefeito colocasse um portal da transparencia para que todos soubesem as obras que foram feitas com dinheiro da prefeitura, pois pelo que eu vejo as obras que ele tanto fala são do goveno federal, e quanto a eleição 2012, ele não vai ter mais o testa de ferro de 2008, e sem ele esta morto, apesar que com essa pessima administração na secrertaria da saude nem com ele e uma banda de musica eles voltarão.
Esta atitude é típica de um candidato que não tem capacidade para se eleger por seu trabalho e suas obras, então, usa de todos os recursos para tirar de seu caminho aqueles que representam perigo à sua candidatura. Golpe baixo, procurar erros de outro, o que certamente também poderá cometer um dia.
Eleitores, por favor, não caiam mais neste tipo de campanha, que em nada acrescenta para o futuro de Santa Maria, ao contrário, faz com que alguns políticos desavergonhados ainda insistam em menosprezar a inteligência do povo.
Prezado Claudemir, meu nome é Luiz Roberto Simon do Monte, também conhecido como Beto São Pedro. Conheço o prefeito Cezar Schirmer desde à época em que, juntos, fundamos o Setor Jovem do MDB, no início dos anos 70 do século passado. Por força da minha função acompanho de perto a questão da votação das contas da gestão do ex-prefeito Valdeci Oliveira, anos 2004 e 2005. Me recuso a acreditar no que está se tornando público, segundo o que o prefeito Schirmer teria orientado a sua base de apoio a votar pela reprovação das contas de Valdeci, cujos apontamentos do TCE são ridículos. E o prefeito Schirmer tem conhecimento disso, até porque este é o entendimento da sua procuradora geral, a competente doutora Any Desconzi.Me recuso, reafirmo, a acreditar que o prefieto santa-mariense seja capaz de tal vilania. Assim como me recuso a acreditar que o secretário Sérgio Cechin, sempre tão cordato e educado, se preste à tal sordidez.
Tudo que Shirmer não precisava para recuperar prestígio era provocar a ira petista batendo em Valdeci, eu que estaria muito afastado do próximo pleito pelo fato de que sei que Valdeci não será candidato, nesse momento começo a rever a minha posição.
Seja quem for o candidato petista irei para guerra especialmente focado em Schirmer e Cláudio Rosa, quem está pedindo esse tipo de postura são eles!