ESTADO. AL terá, de novo, rodízio de presidentes. O primeiro deve ser petista
O parlamento gaúcho, durante muito tempo, foi uma confraria de poucos partidos. Dois ou três compunham a maioria e pronto, governavam a ‘casa de todos os gaúchos’. A atual legislatura deu um exemplo do quão é importante permitir, meeeesmo, que todos participem.
Como funciona? As quatro siglas com o maior número de parlamentares, em rodízio, têm a presidência por um ano cada. As demais participam também, em cargos secundários, conforme seu tamanho. É assim que tem que ser.
Ah, e o porquê do título desta nota? Porque, como maior bancada, o PT escolhe o ano em que quer presidir a Assembleia. Ao que tudo indica, será o primeiro. E se encaminha para ser Adão Villaverde. Sobre isso e a discussão interna no PT, acompanhe material publicado no jornal eletrônico Sul 21. A reportagem é de Igor Natusch, com a colaboração de Felipe Prestes. A seguir:
“PT quer presidência da AL em 2011. Adão Villaverde é candidato
Depois do esforço que praticamente fechou os nomes para o secretariado de Tarso Genro, o PT volta sua atenção para si mesmo e para seus interesses – em especial, para a definição dos principais cargos que ocupará no legislativo gaúcho a partir de 2011. Em seminário ocorrido nesta segunda-feira (29), o PT reuniu seus deputados eleitos para uma conversa sobre critérios para definir lideranças – de governo, partido e bancada – e sobre a presidência da Casa. A posição da maioria dos deputados estaduais eleitos é de que seria mais interessante ocupar a presidência em 2011, primeiro ano da legislatura – decisão, porém, que ainda deve passar pela aprovação do governador eleito.
Em um cenário de indefinições, já surgiu oficialmente pelo menos um nome para disputar o comando da Casa. Enquanto os outros entrevistados pelo Sul21 afirmaram que não havia ocorrido discussão de nomes durante o seminário, Adão Villaverde confirmou o seu próprio interesse em concorrer. “Apresentei minha candidatura”, revelou o candidato, dando a largada definitiva na disputa interna pela indicação…
O presidente estadual do PT e deputado estadual reeleito Raul Pont, embora não comente sobre uma eventual confirmação de Adão Villaverde, lembra do deputado como forte candidato para a presidência. “O nome dele tem sido falado na imprensa. É um dos mais antigos aqui na AL”, comenta Pont…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.