Câmara de VereadoresEducaçãoHistóriaUFSM

HISTÓRIA. Sessão solene e medalha, na homenagem do parlamento aos 50 anos da UFSM

Aconteceu ontem à noite, na Câmara de Vereadores, sessão solene para homenagear os 50 anos da Universidade Federal de Santa Maria. Mais que isso, houve também a entrega, pela primeira vez, da Medalha UFSM, honraria criada a partir de projeto de Manoel Badke (DEM), professor da instituição.

A homenagem que concedeu medalha a cinco pessoas, entre as quais a viúva (E) do reitor fundador

Os detalhes do evento, que teve momentos justificadamente emocionados, vêm com o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. A reportagem é de Beto São Pedro (aliás, jornalista formado na instituição), com foto de Murilo Matias. A seguir:

Câmara entrega Medalha Universidade Federal de Santa Maria

A Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite desta terça-feira (14) em homenagem ao cinqüentenário da UFSM e para a entrega da Medalha Universidade Federal de Santa Maria. Receberam a honraria a professora Carmen Silveira Netto (Irmã Consuelo), primeira diretora do Centro de Educação da UFSM; o professor aposentado Hugo Aurelio Becker Amaral, médico do Husm por 20 anos; a servidora aposentada Maria Loura Oliveira da Silveira; a senhora Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha, esposa do reitor fundador da UFSM; e o professor aposentado e ex-reitor Odilon Antonio Marcuzzo do Canto.

Instituída através de decreto legislativo 003/2010, a medalha é um reconhecimento do município a personalidades internacionais, federais, estaduais e municipais que contribuíram para o progresso da UFSM. Pelo decreto, proposto pelo vereador Manoel Badke (DEM), a escolha dos agraciados é de competência do Conselho Universitário da UFSM e encaminhada para o Legislativo. A medalha será entregue a cada 10 anos em sessão solene da Câmara de Vereadores.

Primeiro orador da noite, o vereador Manoel Badke, formado em Medicina Veterinária pela UFSM e professor da cadeira de Microbiologia na instituição, iniciou sua fala relembrando a longa história em comum de sua família com a universidade. A começar pela parte da terra de propriedade de seu avô, Joaquim Farias Badke, desapropriada pela União para a implantação do campus de Camobi. Benfeitorias existentes à época e ainda hoje existentes, como “o açude da piscicultura”, fizeram parte da infância do vereador. Além dele, um de seus filhos leciona na universidade e a filha se prepara para o vestibular deste ano na instituição.

 Os pais de Manoel Badke, Manoel da Silva Badke e Brasília Badke, estavam presentes à sessão e, segundo o vereador, depois do descontentamento inicial, assimilaram positivamente a perda de parte da terra onde se dedicavam à agropecuária, em razão dos benefícios da universidade para a cidade e região. “O que a principio serviria para alguns, já serviu a mais de 60 mil formandos, dando a oportunidade a milhares de pessoas entre elas muitos de nossos familiares de ter uma profissão, como deu a mim e ao meu filho Marcio, além do conhecimento, o orgulho de sermos docentes desta instituição”, saudou o vereador.

Depois de relatar o histórico da criação da Universidade, destacar a determinação do reitor Mariano da Rocha Filho, o vereador também nomeou em saudação os nove reitores subseqüentes às administrações do fundador da instituição, saudando também a equipe da atual gestão, sob a direção do professor Felipe Müller, assim como toda a comunidade universitária. Além, é claro, dos cinco homenageados deste ano, reverenciados na abertura da fala…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Uma bela iniciativa.
    O mesmo vereador que teve essa bela iniciativa, sr. Manoel Badke (Maneco) disse em uma Sessão Ordinária da Câmara que iria usar da sua influência política dentro da UFSM para expor alunos que participaram das manifestações contra o aumento do valor da tarifa.
    Essa é a postura de um Vereador??
    Acredito que tenha tanta coisa para ser resolvida em Santa Maria e o vereador Maneco preocupado em perseguir estudantes que apenas estavam protestando. Aliás, situação essa que me orgulho de ter participado, e não é nenhum vereador que vai tentar intimida ou deslegitima o protesto.
    Se ele era a favor do aumento, respeito sua posição, mas ter uma atitude dessas, que não condiz nenhum pouco com a importância de seu cargo, é uma vergonha!!
    http://avantedceufsm.blogspot.com/2010/10/dce-nota-oficial-sobre-as-declaracoes.html

  2. Parabéns vereador Badke pela linda homenagem eu estava lá e acompanhei a sessão solene estava nota milllllll,PARABÉNS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo