SAÚDE. Cinco unidades do Samu sem uso. Oposição indignada? Não, os empresários
Não deixa de ser curioso. A oposição tem, formalmente, cinco vereadores, dentre os 14 totais da Câmara. Nenhum deles, em tempo algum, é capaz de produzir uma crítica (o que seria, na democracia, o papel da oposição) ao governo municipal.
Aí, o que acontece? O espaço é ocupado por uma entidade empresarial. A maior delas. É da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) o protesto pelo absurdo de a cidade ter cinco unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), três delas desde junho na cidade e nenhuma delas está em serviço.
Quer saber mais? Não, não é da assessoria da Câmara de Vereadores, mas da própria Cacism, a reportagem a seguir. Ah, a foto é do sítio da prefeitura na internet. Confira:
“Ambulâncias do Samu ainda estão paradas
Enquanto impasse não se resolve, a população é prejudicada pela falta do serviço
Priorizar o atendimento qualificado à população em situações de emergência é a função do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Em atuação no Rio Grande do Sul desde 1995, o Samu presta serviços de atendimento em várias cidades. Porém, em Santa Maria, o serviço ainda não está operando.
Muito anunciadas e previstas para fevereiro de 2010, as primeiras três ambulâncias básicas que serviriam como unidades móveis do Samu, chegaram à cidade apenas em junho. Outras duas unidades – inclusive com equipamentos de UTI – foram entregues pelo governo do Estado no mês passado. Por entraves burocráticos, a saúde e o atendimento à população ficaram em segundo plano.
“É uma vergonha! Não tem cabimento que ambulâncias – veículos tão essenciais – fiquem paradas por tanto tempo enquanto o cidadão fica desassistido”, enfatiza Paulo Ceccim, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de santa Maria (CACISM). “É um desrespeito. Mostrar nossa indignação é o mínimo, diante desse absurdo”, diz Ceccim, afirmando que é fundamental que os responsáveis resolvam de vez essa questão. “É um descaso com o cidadão. Essas ambulâncias paradas estão estragando. Em uso, estariam salvando vidas!”, completa o presidente da CACISM.
O Samu tem a incumbência de salvar vidas. Ele atua em casos de emergência, acidentes e até mesmo infartos. O serviço, que é aguardado na cidade desde a administração anterior, deverá ser implantado apenas em janeiro de 2011, conforme informa o secretário de Saúde, José Haidar Farret. “O Samu é regulado por Porto Alegre, e dependemos de um convênio para assumir o atendimento”, argumenta Farret.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que é quem acaba prestando todo o tipo de atendimento emergencial à população, a administração do serviço pelos Bombeiros é inviabilizada por falta de pessoal. “Sugerimos a criação de um grupo de gestão do Samu, que pudesse ser contratado para a administração do serviço”, esclarece o comandante Moisés Fuchs.
Porém, enquanto esse impasse não se resolve, quem é prejudicado é o cidadão santa-mariense.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Meu amigo, parece estar desiludido. Tá abraçando a causa do ex-secretário de turismo, que tem as bases alicerçadas na Arena, te lembra da ditadura? Quero o Parque da Nonoai@Ronaldo Santos
Faz me rir! O Sr Paulo Cechim deveria se preocupar em terminar as coisas que começou, por exemplo aquele parque da CASISM no bairro Nonoai onde caminho, é um matagal só e a Prefeitura não pode se meter pq pertece a CASISM. Cade o resultado da audiencia em Brasilia onde a os problemas dos bombeiros estavam todos solucionados. O que fez o Sr Cechim durante o governo Valcedi?
na foto aparece so eles fazendo demagogias???mas na verdade povo que é açãooooooooooooooooooooooo prefeito.
Será que o prefeito dorme tranquilo sabendo que existem ambulancias paradas e o povo morrendo os bombeiros fazendo milagre??isso é caso de policia o Dr:Adedy deveria se mexer neste caso?
O Paulo Ceccin é que deveria estar no lugar do prefeito, oposição não existe,vereadores do govêrno não existem por favor pessoal, os vereadores estão lá para defender o povo e cobrar da prefeitura o PORQUE que ainda estas 5 ambulâncias continuam paradas lá, ninguém cobra então acho que que o Sr. Ceccin está absolutamente certo e acho mais, deveria todos os empresários,professores,estudantes,povo em geral cobrar do atual prefeito porque as ambulâncias não estão transportando a população, será que falta projetos?, vontade política?,acomodação? vamos pessoal sim cobrar mais e melhor a saúde de nossa cidade.
Este espaço é democrático? Parece que não. Quando alguns criticam a administração e quando aparece alguém pra defendê-la é criticado duramente pelos críticos, ou seja, não podemos ter opinião contrária a dos críticos, pois seremos massacrados neste espaço. Vejam bem, minha posição é pelo livre arbítrio, pode criticar ou defender quem quer que seja, Prefeitura, Prefeito, Câmara, Vereadores, Cacism, Paulo Ceccim, Bombeiros, AES Sul, Corsan, etc. Obrigado pelo espaço, na esperança de colocar um pouco de paz nestes corações meio que amargurados. (NOTA DO SÍTIO – se esse espaço é alguma coisa, acredite, caro leitor, trata-se de o único lugar na mídia santa-mariense em que todas as posições são expostas livremente. E o editor se orgulha disso. Aqui não há pensamento único – a menos que ninguém responda, claro. As únicas regras já são de todos conhecidas e nada têm a ver com conteúdo. E a troca de idéias, mesmo ásperas, faz parte exatamente do espírito democrático.)
Para FAZER mais e MELHOR…( Quem não Lembra ). Este era o ¨ Lema ¨ da campanha do nosso Prefeito, quando ainda era candidato. Eu, e muitos Santamarienses, ainda temos gravado em nossa memória… Talvez o Schirmer, nem se lembra mais…da mesma forma, quando estava em Brasília…Esqueceu de Santa Maria. E agora, faz um Governo Burocrático e Centralizador, é claro : As coisas não andam…e vai ser assim, em todo o seu mandato. A nossa República, é a única Cidade do Rio Grande do Sul, que o Serviço Móvel de Urgência e Emergência ( SAMU ), foi implantado e ainda não está operando… e mais uma vez, quem sai prejudicada, é a nossa população. Tupanciretã é que está de parabéns, o Serviço já está funcionando, e olha que o município, é menor que Santa Maria… É só aqui mesmo, que tudo é mais difícil de se resolver. Ainda bem que… logo, logo teremos um novo Prefeito, que realmente faça, MAIS e MELHOR…Só faltam dois anos e a contagem já começou…
Realmente a saúde está um CAOS!!! Falta agentes de saúde, postos sucateados etc..
Meu caro pablo tu deve ter um bom plano de saude e não precisa de ambulancia para sair em defesa desta administração,e vereadores imcompetentes que talves tu como eu ajudamos a colocar la, na esperança de melhorar mas infelismente caimos no conto do vigario, pergunta para eles se vão aceitar o pequeno aumento que vão ganhar, para enganar nos povo burro.
Agora eu entendo um velhinho que passa aqui pela borracharia, ele sempre diz:
-O importante é ter saúde né seu Baxinho, o resto a gente arruma.
@Pablo
Não jogue cortina de fumaça para encobrir a incompetencia de um prefeito que só sabe fazer salamaleques na imprensa local,O Parque é outro assunto!
O fato de haver problemas em uma coisa não quer dizer que não possa outra ser mostrada!
Tudo bem e se não fosse a CASISM que estivesse cobrando seu Pablo?
Imcompetentes! Não há outro termo.
Sr. Pablo boa tarde!
Como estamos no ano época de reavaliarmos nosso ano e vida, lhe sugiro aproveitar também este momento para fazer uma limpeza na sua alma pois ter inveja em demasia dos outros não faz bem a saúde segundo o próprio ministério da saúde.
Bom natal a você esperando ser com menos rancor e inveja!
Este pablo que se esconde em pseudônomo é no mínimo mal intencionado.
O Paulo Ceccim já disse que não é candidato a nada seu pablo!
Ele pelo menos bota a cara e trata de diversas feridas na cidade sem medo de tratar de frente.
Quanto a sua maldade assunto Funrebom, o fogão a lenha foi denunciado exatamente pelo Paulo Ceccim quando assumiu o Funrebom ( está nos jornais leia ) e apartir dai os recursos foram canalizados exclusivamente para reaparelhamentos e recuperação dos veículos o que graças ao município e população representados no funrebom entra recursos para os bombeiros.
Quanto ao parque te lembro ( está nos jornais ) que a Área é da Cacism e não do município e que os investimentos que a cacism se propôs a fazer ((na sua área)) adquirido com os recursos privados da entidade estão acontecendo dentro das possibilidades da entidade que usa os seus recursos com limitação e não são recursos público.
Que bom se outros setores privados da cidade pudessem fazer o mesmo não acha Pablo?
Quanto ao centro de eventos ( também está nos jornais ) ele é do município e não da cacism portanto ali aconterá qualquer evento promovido pelo município ou qualquer setor de santa maria. Então os recursos são públicos e não do municío mas sim recursos federal.
Portanto sr Pablo ou quem quer que seja leia antes de jogar lama de forma irresponsável e procure construir e apoiar aqueles que querem realmente uma cidade melhor e botam a cara para isso
Esse Ceccim sempre oportunista, candidato a que ele será??? Cadê o Parque Municipal prometido no bairro Nonoai e está abandonado, enquanto isso a prefeitura tem que também estar correndo atrás de verba para a construção do Centro de Eventos!!! Então Ceccim menos, bemmm menos!! Não é ele, hoje o presidente do Funrebom, que administra recursos públicos para equipar as ambulâncias do Coirpo de Bombeiuros de Santa Maria? Cadê a prestação de contas da aplicação destes recursos. POsso estar errado. Mas não foi esse mesmo Funrebom que ao invés de equipar as ambulância dos bombeiros gastou quatro mil reais na compra de um fogão a lenha? Por Favor. É querer tripudiar com a inteligência alheia. Eu quero o Parque da Nonoai…
vi no tal portal de transparência que além dos gastos absurdos com CC, horas-extras injustificáveis (claro que algumas são necessárias, mas outras …) e viagens desnecessárias, temos ainda que pagas pelos servidores cedidos que são da UFSM (caso dos secretários Lemos e Roth) e que representam um valor que poderia ´custear várias outras despesas. Confiram nos empenhos do portal.
Sobre estas unidades acho que o povo terá que acionar o grande opositor João Carlos Maciel parair no Ministério Público exigir uma ação concreta do Prefeito Schirmer, porque os outros vereadores não conseguem tempo prá fazer isso, tendo em vista que as poltronas do plenário e de suas salas são muito confortáveis e só precisarão sair de lá prá fazer campanha em 2012.
que pouca vergonha mesmo,e o nosso dinheiro sustentando toda essa farra,enquanto essa necessidade do samu fica só na espera, os vereadores ficam inventando coisas inúteis na câmara( como já falei ontem), remunerando quem já trabalha muito pouco e ganha muito bem pelo que faz lá dentro da cãmara.Cortem os gastos, como disse o Leandro, cursos, ccs, viagens e tal,tem gente lá dentro que na hora do expediente fica lendo classificados,o vida boa essa,e o povo que espere!!!
Que a prefeitura faça o concurso e não fique empurrando com a barriga. Ah, dizem que falta dinheiro para pagar os salários. Cortem gastos supérfluos com viagens em cursos que nada contribuem na maioria das vezes. Reduzam ainda mais o número de CC’s na prefeitura, na câmara de vereadores. Quem costuma dar uma olhada nos gastos no site da transparência pode avaliar vários cortes que podem ser realizados. Diminuam o número de celulares pagos pela prefeitura e câmara. Muito gasto com publicidade. Se querem tomar cafezinho nos órgãos públicos que cada um faça uma vaquinha, já que isso não é necessidade para se desempenhar o trabalho. Na câmara de vereadores são R$ 8.000 reais em selos que são utilizados para quê? Benefício próprio mandando felicitações de aniversário para eleitores. Outra ideia fazer parcerias com as cidades da região pois a SAMU beneficiaria eles.
A foto que ilustra o texto mostra os políticos que o povo deve questionar. O que você realmente fez nesses últimos seis meses para mudar essa situação? A resposta ajudará a decidir em quem não votar no próximo pleito…
Claudemir se eu fosse oposição e ficaria com vergonha vendo os outros fazerem um trabalho que também ou em especial com fiscalizadores seria deles.
Alias, por favor vale também para a situação!!
Vale para a população como um todo.
Vamos nos mexer pessoal e falar!