EconomiaPrefeituraTecnologia

TECNOPARQUE. Prefeitura confere obras. E aproveita para dar uma olhada no DI

Obras no Tecnoparque, no Distrito Industrial: secretários adjuntos foram conferir, para relatar ao prefeito

Acabo de receber material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O assunto: visita feita por integrantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura ao Tecnoparque e ao Distrito Industrial. A propósito, acompanhe o texto assinado por Fabrício Minussi, também autor da foto. A seguir:

 “Distrito Industrial: avançam as obras de construção do Santa Maria Tecnoparque

Funcionários da empresa BK Construções trabalham em ritmo acelerado nas obras do Santa Maria Tecnoparque. O complexo está sendo erguido numa área de cinco hectares, no Distrito Industrial (DI) de Santa Maria. Na tarde da última sexta-feira, uma comitiva formada pelos secretários adjuntos de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, e Infraestrutura e Serviços, Diogo de Gregori e Alexandre Brasil, e pelos superintendentes das referidas pastas, Luiz Alberto Flores e Sérgio Martini, por orientação do prefeito Cezar Schirmer, estiveram no DI para conferir o andamento dos trabalhos da construtora e ficaram satisfeitos.

As fundações da planta estão concluídas, bem como as divisões. Agora o serviço se concentra no erguimento das paredes do complexo que é gerenciado por uma associação sem fins lucrativos formada por sete entidades (UFSM, Ulbra, Unifra, Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul, Ajesm e Prefeitura Municipal de Santa Maria) – Associação Santa Maria Tecnoparque. A primeira fase do complexo é realizada com verbas de emendas federais, por intermédio da UFSM. A segunda fase contará com recursos do BIRD, através da Prefeitura Municipal.  Para a última etapa a associação está pleiteando verbas do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTEC), desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS.

Empresas apontadas como inovadoras de base tecnológica são as visadas para investimentos no parque tecnológico da cidade. A empresa chamada de inovadora de base tecnológica é aquela que utiliza um processo de produção ou gestão, de cunho tecnológico, diferenciado para “produzir” seu produto, não necessariamente que possa ser identificado no produto final, mas sim, destacado em ganho de qualidade ou produtividade. Estas empresas concorrem a incentivos previstos na Lei de Inovação, de autoria da atual administração municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores, como a isenção de IPTU, taxas municipais e ITBI, além de redução da alíquota do ISSQN em 50%. Para isso, a empresa deverá estar associada ao Parque Tecnológico de Santa Maria.

Ainda no mês de outubro, foi lançado edital para a instalação de 20 empresas associadas. A prioridade será para empresas de base tecnológica que já estejam operando no mercado, alguns empreendimentos poderão ser originários da incubadora tecnológica da UFSM. Segundo o presidente da Asssociação Santa Maria Tecnoparque, Elton Spode, o complexo pretende ser um centro irradiador de desenvolvimento econômico e social das empresas de base tecnológica para Santa Maria e Região.

Os principais eixos, também chamados de vocação do empreendimento são a tecnologia da informação; novos materiais (nanotecnologias); área elétrica, eletrônica e químicos; agrotecnologias e tecnologia para a área de defesa (levando em conta o contingente militar da cidade). “O Parque Tecnológico será um conjunto de instituições empresariais estruturadas de maneira planejada, concentrada e cooperativa, para promover a cultura do empreendedorismo e da inovação, a competitividade empresarial, a geração de riquezas por meio da criação e fortalecimento de empresas inovadoras de base tecnológica e da interação com centros de pesquisa e desenvolvimento, instituições científicas e tecnológicas ou incubadoras tecnológicas”, disse o prefeito Cezar Schirmer.

Distrito industrial

Ainda na tarde de sexta-feira a comitiva formada por representantes das secretarias de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, e de Infraestrutura e Serviços, também estiveram conferindo a situação dos lotes ainda não ocupados no DI. A intenção foi de verificar melhorias de infraestrutura e acessos que precisam ser promovidas, como terraplanagem de terrenos e abertura de novas ruas de acessos aos lotes. O resultado da vistoria realizada na sexta-feira será colocado num relatório a ser apresentado aos secretários Cezar Gehm e Tubias Calil, que levarão os dados ao conhecimento do prefeito Schirmer.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo