AZEDUME. Doutos tomam vinagre no café da manhã. Quem apanha? As previsões econômicas
Já devia estar acostumado. Mas, fazer o que, se me mantenho sempre otimista? O fato é que os doutos do mercado financeiro, que mais especulam (com o dinheiro alheio, claro, e para garantir o próprio) do que investem, ouvidos semanalmente pelo Banco Central, começam o ano tomando vinagre no café da manhã.
O resultado, que consta no boletim “Focus”, divulgado às segundas-feiras pelo BC, são previsões pessimistas para o desempenho da economia brasileira. Quer saber mais? Bueno, depois não diga que não foi avisado. O material é da Agência Brasil, e o texto assinado pelo repórter Daniel Lima. Confira:
“Analistas elevam pela sétima vez previsão de inflação para 2011
Analistas e investidores do mercado financeiro elevam pela sétima vez a estimativa de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com o boletim Focus, editado semanalmente pelo Banco Central, a estimativa de inflação subiu para 5,53% ante a expectativa anterior de 5,42%. Já a taxa de câmbio deve ficar em R$ 1,75 no final do ano. O mercado também estima uma taxa básica de juros de 12,25% ao ano e queda na dívida líquida do setor público para 39,30% em comparação ao Produto Interno Bruto (PIB).
A expectativa para o crescimento da economia permaneceu inalterada em 4,5%. O mesmo aconteceu com a projeção da produção industrial que ficou estável em 5,02%…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.