CulturaHistóriaPrefeitura

DESAPROPRIAÇÃO. Prédio da SUCV passa à comuna, por R$ 1,9 milhão. Mas cultura só virá mais tarde

A ideia inicial do prefeito, conforme o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, é usar parte do espaço para atividades administrativas da prefeitura. Ele estaria pensando em levar seu gabinete para o local. Também deverão ser realizadas atividades culturais.”

Prédio (sem o térreo) desapropriado. Para a cultura, sim. Mas não é a ideia inicial

O parágrafo acima foi extraído de REPORTAGEM publicada agora há pouco na versão online do Diário de Santa Maria. E, de certa (ou de toda) maneira frustra o que o próprio prefeito Cezar Schirmer disse ontem à noite, e sua assessoria repete (leia abaixo) hoje, acerca da desapropriação do prédio da SUCV, no coração da cidade. Aliás, também não é todo o prédio – o térreo, ocupado por estabelecimentos comerciais, foi excluído.

De todo modo, parece importante que a cidade ganhe mais um espaço cultural – mesmo que ainda tarde. A fiar-se (como faz este repórter, claro) nas palavras do prefeito. A propósito, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Fabrício Minuzzi, com foto de divulgação. A seguir:

Extra: prefeito declara de interesse público o prédio da SUCV e anuncia a desapropriação

O prefeito Cezar Schirmer anunciou durante o ato de reabertura da do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), na noite de quarta-feira (19), a desapropriação do imóvel de propriedade da União Previdenciária – Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV – Edifício João Fontoura Borges), localizado na esquina da Rua Venâncio Aires, esquina com a Avenida Rio Branco, invocando o interesse público que existe sobre o prédio, localizado no Centro da cidade, que teve em 14 de dezembro de 1993 suas fachadas reconhecidas oficialmente como Patrimônio Histórico de Santa Maria.

A Prefeitura já havia manifestado, recentemente, a intenção de desapropriar o local, inicialmente, com o foco voltado para o desenvolvimento de ações de valorização da cultura e do turismo. Na noite de quarta-feira, o interesse acabou se confirmando de forma oficial no discurso de reabertura do MASM, feito pelo prefeito Schirmer.

“Este (prédio da SUCV) será um local voltado para as artes”, declarou o prefeito, que nunca escondeu a intenção de transformar a região do entorno da Praça Saldanha Marinho num grande Centro Cultural, reunindo o Theatro Treze de Maio e a Casa da Cultura, valorizando seus aspectos arquitetônicos.

A desapropriação do imóvel pertencente à SUCV se deu na forma de Decreto Executivo assinado pelo prefeito Schirmer. A edificação em questão perfaz uma área total de 1.718,97 metros quadrados, sem o pavimento térreo, avaliado em R$ 1.909.661,52. As despesas decorrentes do Decreto Executivo, assinado pelo prefeito dia 11 de janeiro de 2011, correrão por conta de dotação orçamentária da Secretaria de Município de Cultura, prevendo, também, investimentos na revitalização de equipamentos culturais e aquisição de imóveis…”

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE DO DECRETO DE DESAPROPRIAÇÃO E UM HISTÓRICO DO PRÉDIO, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

33 Comentários

  1. Cara desculpe.
    Parece que o chapéu serviu pra vc, se soubesse não teria postado esse comentário “Dou não cara, apenas não sou doente, e nem ando a soldo de algum politico aqui no Blog, ou mesmo esperando um CC em 2012. risos”

  2. Já disse que cada um demonstra oque é como pode, Delcatti por que esse ataque pessoal? A modestia permite que diga que a história do nosso Sindicato se confunde com a minha história de Sindicalista. Saiba que, enquanto Deus me permitir estarei combatendo teus cumpanheros safados que aparelham nosso Sindicato. E tem mais enquanto teus cumpanheros que hoje possam de democratas estavam escondido em baixo das escrivanias nos combatiamos a Ditadura na UFSM. Fico por aqui, vc não terá mais as minhas respostas diretas, já deu para perceber que tipo de pessoa vc é.
    ET.
    Essa técnica sórdia da cumpanherada eu conheço bem antes de vc nascer, quando os argumentos se acabam a apeleção vem, na tentativa de desqualificar aqueles que não concordam com voces.

  3. @Leandro Passos Rodrigues
    Parece que o senhor Leandro acompanha apenas os políticos que são do seu time. Quanto aos outros ele manifesta opinião própria sem conhecimento de causa. O senhor Prefeito vai sim aos bairros e vilas da cidade. Para citar algumas: São José, Itararé, Tancredo Neves, Camobi, Caramelo, Vila Rossi…
    Portanto senhor Leandro procure se informar melhor.

  4. Dou não cara, apenas não sou doente, e nem ando a soldo de algum politico aqui no Blog, ou mesmo esperando um CC em 2012. risos

  5. Sou de opinião que o alcaide deva mesmo ir pra SUCV, pois dessa forma ele fica mais distante do que já está dos problemas da prefeitura e da cidade.
    Somente penso que a promotoria deve ficar de olha nesse “negócio”.
    Ha, parece que o Saúl ganhou um concorrente à altura: o Adroaldo.

  6. Bom dia.
    Voltando. gostei da compra de parte do Prédio da SUCV. Lamento não desapropriarem todo. A coisa ficou capenga como dizem ma minha QQQ, Quarai Querência Querida. Discordo totalmente da mudança do Gabinete do Prefeito para esse local, até porque espaço para o Alcaide não falta no Paço Municipal. Vamos utilizar para Cultura, para incentivar o turismo na Boca do Monte.

  7. @Adroaldo As críticas maiores não são sobre a desapropriação e sim sobre a transferência do gabinete do prefeito para o prédio que é uma bobagem desnecessária, já que o lugar do prefeito é lá na prefeitura e não em uma sucursal. E nem lá ele deve ficar somente, tem que periodicamente fazer umas visitas aos bairros. Que eu me lembre ele vai muito pouco ou nunca… Gostam de passear na periferia mesmo só em eleição…

  8. quei sabendo que não existiria nenhum espaço comercial nesse dito blog em fase final de gestação, ou seja, sem patrocinador. O cara deve ter dinheiro e tá a fim de se incomodar. Tem até dois links para recados. Um é o dois anos depois e o outro, oito anos atrás. Baita sacada. O autor, que é conhecido e tem relaçoes de mercado bem expressivas me confidenciou que depois que perdeu a mulher se casou com a politica. VAI DAR LITIGIO.

  9. e acham que eu to mordendo a isca, ts,ts,ts boa noite a todos, no fundo, sou da paz, mas como diria um colunista social de santa catarina, até a ética tem limite, e eu discordo dele, mas a internet aceita tudo, inclusive os meus cometários e um blog que fiquei sabendo e vi o projeto piloto, está prestes a entrar no ar. Pelo formato,seria uma midia alternativa como é esse site e isso TODO MUNDO . Pelo que vi, o bicho vai pegar. dizem que a luneta é telescópio e o não custa lembrar batizaram de memória curta. aguardem. Ah…, também fi

  10. e acham que eu to mordendo a isca, ts,ts,ts boa noite a todos, no fundo, sou da paz, mas como diria um colunista social de santa catarina, até a ética tem limite, e eu discordo dele, mas a internet aceita tudo, inclusive um blog que fiquei sabendo e vi o projeto piloto, está prestes a entrar no ar. Pelo formato,seria um contraponto à linha editorial desse site. Pelo que vi, o bicho vai pegar. dizem que a luneta é telescópio e o não custa lembrar batizaram de memória curta. aguardem. Ah…, também fi

  11. Adroaldo :carina te lembra quando o Cine Independência foi desapropriado pelo governo do alcaide mor? Pena que naquela época não existia a mídia alternativa, isenta de interesses como este sítio. já pensou o que os astrogildos, nicões, e outros nickinhos (ex CCs da comuna anterior) que são meia dúzia de gatos pingados por aqui teriam escrito? Quando desapropriaram o cine independência ninguém mandou bronca por aqui. Pois é… Alô seu Adede se fosse período eleitoral o senhor permitiria o conteúdo hepático exalado por aqui? Como dizia o mano lima: vamo ensaCAR ESSES GATOS ATAR ATÉ MEIA BOCA E JOGAR NO URUGUAI… O conteudo dessa mensagem pelo menos não é ofensivo e não chamou ninguém de mentiroso. Alo seu adede… Como diz o meu filho de 14 anos: internet aceita tudo… será que aceita esse comentário? Haja saco. @Carine Dutra

    Não sei se foi apenas uma jogada livre de nomes ali, mas se não, queria lhe dizer que NUNCA fui CC e nem pretendo ser de ADM alguma…faço meu trabalho honesto e politicamente correto e não preciso de tais tipos de encosto temporário para ser feliz com o que sou e o que tenho hoje.

    “Prefiro afrontar o mundo servindo a minha consciencia, do que afrontar minha consciencia para servir ao mundo”

  12. te lembra da desapropriação do Cine Independência? Olha o valor que pagaram e compara copm a SUV. Nota dez para o ex alcaide mor. Só que ele deu o pum e deixou a descarga para o governo posterior puxar achando que a latrina entupiria. DIABO VERDE NELES, essa é a receita.@Saúl

  13. carina te lembra quando o Cine Independência foi desapropriado pelo governo do alcaide mor? Pena que naquela época não existia a mídia alternativa, isenta de interesses como este sítio. já pensou o que os astrogildos, nicões, e outros nickinhos (ex CCs da comuna anterior) que são meia dúzia de gatos pingados por aqui teriam escrito? Quando desapropriaram o cine independência ninguém mandou bronca por aqui. Pois é… Alô seu Adede se fosse período eleitoral o senhor permitiria o conteúdo hepático exalado por aqui? Como dizia o mano lima: vamo ensaCAR ESSES GATOS ATAR ATÉ MEIA BOCA E JOGAR NO URUGUAI… O conteudo dessa mensagem pelo menos não é ofensivo e não chamou ninguém de mentiroso. Alo seu adede… Como diz o meu filho de 14 anos: internet aceita tudo… será que aceita esse comentário? Haja saco. @Carine Dutra

  14. Boa noite.
    Obaaaaaaaaa!!! Achei a cumpanherada aqui no Blog, pensei que estavam todos em férias, tal qual o Editor. Pena que voces não se manifestaram sobre o Salário Mínimo da Dilma (35 merrecas de reajuste), muito menos sobre o reajuste polpudos para os (Exs) e atual Presidente. Bueno nem tudo está perdido, estão aqui sentando o cacete no Alcaide. Gostei da desapropiação, lamento que não se deu de todo o prédio. Chega ser vergonhoso o valar da desapropiação, tá mais barato que cueca de turco. Incorpora-se ao patrimônio Público um prédio de beleza impar, que tem tudo a ver com a história da Boca do Monte. Em alguma coisa concordo com a cumpanherada, o lugar do Gabinete do Alcaide eh no Rrédio da atual Prefeitura. Também está na hora de parar de pagar aluguel para algumas secretárias por se encontrarem longe do Paço Municipal.

  15. @COPETTI
    O desvio aconteceu no governo anterior, que contemplou seus CCs no Cipriano da Rocha, em detrimento de pessoas que realmente estavam e ainda estão em área de risco.

  16. Interessante a iniciativa de trazer para o patrimônio público mais um prédio – ou parte dele, a explicar qual e como – do núcleo histórico da cidade. Contudo, ainda há que se valorizar adequadamente o patrimônio imobiliário público, tornando-o ou um ativo com reversão financeira para outras políticas públicas, ou ele mesmo ser diretamente disponibilizado para a fruição pública, seja como equipamento cultural ou administrativo. O que importa é que o patrimônio público foi ampliado, devendo apenas, ser objeto de uma gestão inteligente, com repercussão positiva no cotidiano cidadão. Não se pode mais aceitar que seja considerado moeda de agradecimento por apoio político a ocupantes do governo, e, como tal e sem uma cabível e aceitável justificativa de reflexo para o bem público, transferido para o consumo e o mercado privado, a exemplo do ocorrido com outros tantos imóveis municipais. Há que se investir, sim, na preservação da memória e da identidade local, como há que se investir nas demais obrigações do município, por serem estas e aquelas fundamentais para a formação da sociedade.

  17. BOA! Assim no prédio da SUCV ele irá poder acompanhar o fluxo dos ônibus, os engarrafamentos, as crianças mendigando na praça, os containers podres que alugamos…
    Eu apoio, quem sabe isto faça nosso prefeito finalemnete ver os problemas da cidade.. do centro, mas alguns são o começlo.

  18. Como pode… e não atende a previdencia do servidor o Municipio não repassa o pagamento do desconto da folha e esta inadimplente junto ao governo federal…favor tomar decisão ou paga a previdência do servidor ou …vai perder mais recursos…

  19. O Filme 2012… não sai da cabeça do Schirmer…
    Talvez por este motivo, e prevendo o seu fim…vai se mudar para o prédio da SUCV.

  20. @COPETTI Poderia construir as casas para as pessoas em áreas de risco que tem que morar em conteinêres, algo que nesse calor deve ser muito terrível. É como colocar as pessoas em um forno. E depois vem dizer que está tudo bem, só se for na “Ilha da Fantasia” que esta administração vive…

  21. O gabinete do Prefeito Schirmer, no paço Municipal, deve ser muito desconfortável. Há algum tempo ele vem buscando um local novo para instalar-se. Já foi citado por mais de uma vez este prédio da SUCV. Também já foi citado, e contestado, pela promotoria pública, a utilização do prédio “abandonado” na Av. Rio Branco. Será que existe algum problema na construção, um problema estrutural no prédio da Prefeitura Municipal?

  22. O prefeito quer um gabinete MAIS e MELHOR, tá explicado… Todo esse dinheiro pode ser melhor aplicado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo