LUNETA ELETRÔNICA. Governo Tarso e SM, Ronaldo Mota no MCT, Sandra e a Câmara, Serra e o PSDB, filme de Fellini
* Titular do posto desde 2009, o físico Ronaldo Mota segue à frente da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia.
* Mota é professor titular de Física da UFSM e pesquisador do CNPq. Ah, e é também colaborador eventual deste (nem sempre) humilde sítio.
* Aliás, Mota é o principal nome da boca do monte no governo Dilma, depois do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
* Enquanto isso, segue aumentando a participação da boca do monte no governo gaúcho, liderado pelo petista (e santa-mariense do coração) Tarso Genro.
* No sábado, como antecipei AQUI, se confirmaram mais três nomes em postos importantes da pasta de Agricultura.
* O adjunto da pasta comandada por Luiz Fernando Mainardi será o santa-mariense Cláudio Fioresi. Na presidência da Fepagro estará Danilo Renheimer. E na direção técnica da Emater, Gervásio Paulus.
* Em comum, os três têm a origem na UFSM (Renheimer é professor da instiruição). Ah, e o trio também foi colega de aula, no curso de Agronomia, do deputado federal Paulo Pimenta.
* A presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, encerrou a semana passada em reunião com os dirigentes de vários setores do parlamento (veja a foto acima).
* Participaram integrantes da Diretoria Legislativa, Protocolo, Patrimônio e Contabilidade, além da chefia de gabinete, procuradoria e secretaria geral.
* Diz a presidente, conforme texto produzido pela assessoria de imprensa, que a intenção é, além de fazer com que as atividades tenham continuidade, “aperfeiçoar a máquina administrativa a fim de tornar a Câmara modelo de funcionamento no RS”.
* Enquanto o PSDB de Santa Maria imagina mudar o comando (de resto, sem qualidade política) e seus militantes já disputam espaço, em Brasília…
* Bem, no plano nacional, José Serra parece não ter percebido que pretendem aposentá-lo. Afinal, ainda imagina que o seu seja o melhor nome para presidir o partido, segundo informa a seção “Poder Online”, publicada no portal iG.
* Ah, para parecer modesto, como diz a nota “se não for o dele mesmo, o nome que mais agrada é o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho”. Quem quiser, creia.
* Para fechar, cultura. Na sequência do ciclo “comédias italianas”, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe um verdadeiro clássico, nesta segunda.
* A partir das 7 da noite, na Cesma, será possível assistir ao filme “Os boas-vidas”. Para muitos, trata-se da primeira grande obra da filmografia de Federico Fellini.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Ô Calegari, então na certidão de nascimento e no Rg dele está escrito “Santa Maria”, o que siginfica que ele é Santamariense.
Gostaria de ajudar o Sítio lembrando que Claudio Fioreze é de Silveira Martins, a não ser que estejamos considerando que quando ele nasceu aquele hoje município era distrito de Santa Maria.